PROADI-SUS

PROJETO IC - Coração Bem Cuidado - Ensaio clínico fase II randomizado, multicêntrico, nacional, que visa avaliar a efetividade da promoção de autocuidado utilizando estratégia multifacetada baseada no envio de mensagens SMS para pacientes com insuficiência cardíaca

NUP: 25000.000318/2021-54 ID: 25000.000318/2021-54

Identificação

Id
25000.000318/2021-54
Nup
25000.000318/2021-54

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital do Coração
Sigla
Hcor

Projeto

Titulo Do Projeto
PROJETO IC - Coração Bem Cuidado - Ensaio clínico fase II randomizado, multicêntrico, nacional, que visa avaliar a efetividade da promoção de autocuidado utilizando estratégia multifacetada baseada no envio de mensagens SMS para pacientes com insuficiência cardíaca
Objetivo Geral Do Projeto
Desenvolver e avaliar a factibilidade de uma estratégia de monitorização, educação e autocuidado para otimizar o manejo do paciente com insuficiência cardíaca (IC) pós-alta hospitalar.
Objetivos Especificos Do Projeto

Avaliar, em pacientes com insuficiência cardíaca, o efeito de um programa de promoção de autocuidado utilizando estratégia multifacetada em comparação ao atendimento usual nos seguintes desfechos:
• Aceitabilidade ao aplicativo;
• Satisfação do paciente e/ou familiar com o cuidado;
• Qualidade de vida relacionada à saúde em 180 dias;
• Avaliação de escala de autocuidado, conhecimento em IC e adesão ao tratamento de IC;
• Eventos adversos graves;
• Desfechos clínicos em 180 dias (mortalidade global e cardiovascular, reinternação global e por IC).
• Avaliação de mortalidade em 12 meses;
• Variação de EVA (Escala Visual Analógica) de dispnéia
• Realizar estudo de eficácia, testando estratégias inovadoras de monitoramento, educação e autocuidado de pacientes com IC descompensada, tendo como desfecho primário a redução dos níveis séricos de NT-proBNP em 180 dias.

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

Além do benefício evidente para o desenvolvimento da ciência, são esperadas as seguintes contribuições ao Sistema Único de Saúde:
Promover a produção e a disseminação do conhecimento científico e tecnológico, análises de situação de saúde, inovação em saúde e a expansão da produção nacional de tecnologias estratégicas para o SUS - Este projeto é inovador por propor uma nova forma de acompanhamento de pacientes com insuficiência cardíaca, com alto risco de re-hospitalização. Além disso, serão realizadas capacitações no atendimento ao paciente com esta doença para todos os profissionais de saúde envolvidos.
A insuficiência cardíaca (IC) se mostra como síndrome altamente prevalente no cenário mundial e brasileiro. Dados do Sistema Único de Saúde do Brasil revelam a IC como uma das principais causas de internação clínica e com uma prevalência em torno de 3 milhões de brasileiros. Por outro lado, dados do Registro Brasileiro de IC revelam uma alta mortalidade hospitalar (12,6%) além de muito baixa adesão ao ...

Status
Em execução
Trienio
2021-2023
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Estudos de avaliação e incorporação de tecnologia
Tema Principal
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema Secundario
Cuidados paliativos, Gestão do SUS
Publico Alvo
Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos, Usuários/Pacientes, Gestores, Pesquisadores
Projeto Colaborativo
Sim
Projeto Continuidade
Continuidade
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
22

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2021-03-26T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2023-02-13T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
1950000,0
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
2170507,71

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
REVISAR
Responsavel Pelo Preenchimento
Kenia
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI)
Colecao Fonte
proadi