Ensaio clínico randomizado para avaliação de um algoritmo de controle de pressão arterial intensivo em pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico (Estudo OPTIMAL Acidente Vascular Cerebral (AVC)/ OPTIMAL Stroke)
Identificação
- Id
- 25000.002604/2021-54
- Nup
- 25000.002604/2021-54
Instituição
- Instituicao Proponente
- Einstein Hospital Israelita
- Sigla
- EHI
Projeto
- Titulo Do Projeto
- Ensaio clínico randomizado para avaliação de um algoritmo de controle de pressão arterial intensivo em pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico (Estudo OPTIMAL Acidente Vascular Cerebral (AVC)/ OPTIMAL Stroke)
- Objetivo Geral Do Projeto
- Avaliar o potencial efeito do controle intensivo da hipertensão arterial (com medidas não farmacológicas e com medicações dentro das classes de anti-hipertensivos disponíveis na rede pública) em pacientes com história de AVC isquêmico para redução de eventos cardiovasculares e de mortalidade.
- Objetivos Especificos Do Projeto
- Dar continuidade ao Protocolo de Pesquisa robusto que possibilite responder à questão de pesquisa proposta. Construir uma Rede de Pesquisa Capacitada para a Condução de Ensaios Clínicos de grande porte no Brasil, especificamente na área de neurologia/ doenças cerebrovasculares e cognição. Finalizar a inclusão da amostra de pacientes no presente triênio. Continuar o seguimento dos pacientes incluídos no último triênio e no presente triênio.
- Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto
-
Na América do Sul, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem sido pouco estudado. Uma revisão sistemática sobre incidência, prevalência e subtipos de AVC, mostra que a prevalência global varia entre 1.74 a 6.61 por 1000, e a incidência anual varia entre 0.35 a 1.83 por 1000. No Peru, a prevalência bruta é de 6.2 por mil. Dados do DATASUS mostram que em 1990 a
mortalidade devido a doenças cerebrovasculares foi de 54.3 mortes/ 100 000 habitantes e em 2011 a mortalidade estimada foi de 52.4 mortes/ 100 000 habitantes. Dessa forma, observamos que não houve modificação significativa nos últimos anos.
A elevada incidência e impacto socioeconômico do AVC nos países da América do Sul são particularmente importantes. De fato, observamos uma variação global substancial no impacto do AVC quando comparado ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM); a mortalidade e o impacto dessas doenças não caminham uniformemente. Em uma base mundial, o IAM costuma
exceder o AVC quanto às taxas de mortalidade e incapacidade. Entretanto, em... - Status
- Em execução
- Trienio
- 2021-2023
- Area De Atuacao Principal Do Projeto
- Pesquisas de interesse público em saúde
- Tema Principal
- Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
- Tema Secundario
- Gestão do SUS
- Publico Alvo
- Usuários/Pacientes, Pesquisadores
- Projeto Colaborativo
- Não
- Projeto Continuidade
- Continuidade
- Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
- 32
Datas
- Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
- 2021-04-16T00:00:00Z
- Data Do Fim Do Projeto
- 2023-12-31T00:00:00Z
Valores Financeiros
- Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
- 23809958,88
- Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
- 26538392,0
Local de Execução
- Abrangencia Territorial Do Projeto
- Regional
Outros Campos
- Extracao Do Sei
- FINALIZADA
- Extracao De Dados
- REVISAR
- Responsavel Pelo Preenchimento
- Kenia
- Tipo S De Produto S Proposto S
- Serviço
- Regiao S Atendida S Pelo Projeto
- Sudeste, Sul, Centro-Oeste, Nordeste
- Estado S Atendido S Pelo Projeto
- Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE)
- Colecao Fonte
- proadi