Estudo randomizado de larga escala avaliando o controle intensivo da pressão arterial para a redução de eventos cardiovasculares maiores em pacientes com diabetes mellitus (Estudo OPTIMAL DIABETES)
Identificação
- Id
- 25000.002996/2021-51
- Nup
- 25000.002996/2021-51
Instituição
- Instituicao Proponente
- Einstein Hospital Israelita
- Sigla
- EHI
Projeto
- Titulo Do Projeto
- Estudo randomizado de larga escala avaliando o controle intensivo da pressão arterial para a redução de eventos cardiovasculares maiores em pacientes com diabetes mellitus (Estudo OPTIMAL DIABETES)
- Objetivo Geral Do Projeto
- Avaliar o potencial efeito do controle intensivo da hipertensão arterial (com medidas não farmacológicas e com medicações dentro das classes de anti-hipertensivos disponíveis na rede pública) em pacientes com diabetes mellitus para redução de eventos cardiovasculares e de mortalidade.
- Objetivos Especificos Do Projeto
- Dar continuidade um Protocolo de Pesquisa robusto que possibilite responder à questão de pesquisa proposta. Construir uma Rede de Pesquisa Capacitada para a Condução de Ensaios Clínicos de grande porte no Brasil. Finalizar a inclusão da amostra de pacientes no presente triênio. Continuar o seguimento dos pacientes incluídos no último triênio e no presente triênio.
- Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto
-
Hipertensão arterial é definida como a elevação permanente da pressão arterial (PA) acima de valores considerados normais. O termo pré-hipertensão é utilizado para definir níveis de PA que variam entre 120 - 139 ou 80- 89 mmHg. O risco que a elevação da PA representa para o sistema cardiovascular e outros órgãos é bem conhecido. O estresse hemodinâmico decorrente de níveis de PA sustentadamente elevados origina cardiopatia, nefropatia e retinopatia hipertensivas, além de se constituir em um dos principais fatores de risco para as doenças aterotrombóticas. Dado o exposto, a principal consequência da elevação sustentada da PA é o aumento do risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, sendo responsável por 40% das mortes por acidente vascular cerebral (AVC) e 25% dos óbitos por doença arterial coronariana.
Muitos dos pacientes com hipertensão possuem também diabetes mellitus (DM). Atualmente, estima-se que a população mundial com DM é da ordem de 382 milhões de pessoas e que deverá atingir 47...
- Status
- Em execução
- Trienio
- 2021-2023
- Area De Atuacao Principal Do Projeto
- Pesquisas de interesse público em saúde
- Tema Principal
- Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
- Tema Secundario
- Gestão do SUS
- Publico Alvo
- Profissionais assistenciais médicos, Usuários/Pacientes, Pesquisadores
- Projeto Colaborativo
- Não
- Projeto Continuidade
- Continuidade
- Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
- 32
Datas
- Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
- 2021-04-16T00:00:00Z
- Data Do Fim Do Projeto
- 2023-12-31T00:00:00Z
Valores Financeiros
- Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
- 30152978,57
- Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
- 39391762,0
Outros Campos
- Extracao Do Sei
- FINALIZADA
- Extracao De Dados
- REVISAR
- Responsavel Pelo Preenchimento
- Kenia
- Tipo S De Produto S Proposto S
- Serviço
- Colecao Fonte
- proadi