PROADI-SUS

Manuais de Orientação Alimentar para o cuidado da pessoa com fatores de riscos cardiovasculares no contexto da Atenção Básica

NUP: 25000.009114/2018-83 ID: 25000.009114/2018-83

Identificação

Id
25000.009114/2018-83
Nup
25000.009114/2018-83

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital do Coração
Sigla
Hcor

Projeto

Titulo Do Projeto
Manuais de Orientação Alimentar para o cuidado da pessoa com fatores de riscos cardiovasculares no contexto da Atenção Básica
Objetivo Geral Do Projeto
Promover a utilização da estratégia de orientação alimentar Dica Br nos diferentes níveis de Atenção à Saúde.
Objetivos Especificos Do Projeto
Conformar a Rede de Atenção Nutricional composta por nutricionistas da atenção especializada; Avaliar a implementação do material “Alimentação Cardioprotetora: manual de orientações para profissionais de saúde da Atenção Básica”; Apoiar os profissionais de saúde da Atenção Básica e especializada na atenção nutricional de usuários com fatores de risco cardiovascular, no contexto da telessaúde.
Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

O projeto “Manuais de Orientação Alimentar para o cuidado da pessoa com fatores de risco cardiovasculares no contexto da Atenção Básica” foi desenvolvido no triênio 2015-2017 (SIPAR 25000.186352/2015-69), com o objetivo de oferecer subsídios para os profissionais de saúde na orientação alimentar e dietética de indivíduos com fatores de risco cardiovasculares. Uma vez que um dos produtos do projeto, o material “Alimentação Cardioprotetora: manual de orientações para profissionais de saúde da Atenção Básica”, está em vias de publicação, é de extrema importância avaliar sua implementação nos serviços de saúde, na prática profissional e no acompanhamento dos indivíduos.
Atualmente, não há uma rede de atenção nutricional estruturada para auxiliar serviços de atenção especializada na orientação alimentar de indivíduos com doenças cardiovasculares (DCV) e/ou seus fatores de risco. Considerando que o Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor (Dica Br) é uma orientação alimentar direcionada para esse público, baseada nas recomendações nutricionais das Diretrizes Brasileiras de Cardiologia e dos fatores de risco cardiovascular, a conformação de uma Rede de Atenção Nutricional nesse contexto parece ser uma estratégia importante de enfrentamento do atual cenário de doenças crônicas no Brasil.

Status
Prestação de Contas Final aprovada
Trienio
2018-2020
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Estudos de avaliação e incorporação de tecnologia, Pesquisas de interesse público em saúde
Tema Principal
Acesso, inovação e produção de medicamentos e tecnologias para a saúde
Tema Secundario
Formação em saúde
Publico Alvo
Profissionais assistenciais médicos, Usuários/Pacientes, Pesquisadores
Projeto Colaborativo
Sim
Projeto Continuidade
Continuidade
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
33

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2018-04-01T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2020-12-31T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
3000000,0
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
3000000,0
Valor Aprovado
3000000,0

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Execução da Pesquisa

Tipo De Estudo Da Pesquisa
Relatórios
Metodologia

5.1.1 Objetivo específico 1: Conformar uma Rede de Atenção Nutricional composta por serviços de saúde da atenção especializada.
Não há disponível ainda uma rede de atenção nutricional especializada em doenças cardiovasculares e seus fatores de risco, direcionada para os nutricionistas de serviços da atenção especializada.
Para sua conformação, serão mapeados e convidados a participar os serviços de saúde de atenção especializada que prestem serviços para usuários com doenças cardiovasculares e seus fatores de risco e que tenham ao menos um profissional nutricionista no acompanhamento destes usuários. Uma plataforma online será desenvolvida a fim de manter a comunicação e troca de experiências entre os participantes e serão disponibilizados conteúdos para colaborar na orientação alimentar de indivíduos com DCV e seus fatores de risco, contando com a orientação alimentar Dica Br. Também serão realizados encontros presenciais estaduais para melhor estruturação da proposta da rede e construção conjunta.
Dessa forma, propostas de pesquisas colaborativas e suporte aos serviços poderão emergir como resultados.
5.1.2 Objetivo específico 2: Avaliar a implementação do material “Alimentação Cardioprotetora: manual de orientações para profissionais de saúde da Atenção Básica”.
Trata-se de um estudo de implementação a ser realizado nos serviços de Atenção Básica, com o objetivo de avaliar a implementação do material “Alimentação Cardioprotetora: manual de orientações para profissionais de saúde da Atenção Básica”.
Como participantes, serão aceitos quaisquer serviços da Atenção Básica. Antes de iniciar a intervenção, os profissionais de saúde dos serviços serão qualificados para a aplicação do conteúdo do manual e receberão o material para a realização da orientação alimentar de acordo com a Dica Br e descrita no material.
Para a avaliação da implementação, serão realizados questionários com as equipes das unidades participantes e com os usuários, a fim de identificar o uso do material na orientação alimentar de indivíduos com ao menos um fator de risco cardiovascular relacionado à alimentação, como hipertensão, sobrepeso, obesidade, diabetes mellitus tipo 2 e dislipidemia. Também serão avaliados parâmetros clínicos nos usuários como desfechos secundários do uso do material, como por exemplo, a avaliação nutricional e os exames laboratoriais.
5.1.3 Objetivo específico 3: Apoiar os profissionais de saúde da Atenção Básica e especializada na atenção nutricional de usuários com fatores de risco cardiovascular, no contexto da telessaúde.
A telessaúde/telemedicina consiste em uma diversidade de serviços prestados por meio de ferramentas e tecnologias a um público, abrangendo desde usuários até gestores e profissionais do SUS, visando aprimorar a resolutividade e tornar o acompanhamento aos usuários mais robusto.
As doenças crônicas, em especial DCV e seus fatores de risco, representam boa parte da demanda da Atenção Básica. A alimentação adequada e saudável tem importante papel no acompanhamento e tratamento desses indivíduos, e sua orientação, por vezes, é um desafio para os profissionais de saúde. Dessa forma, esse objetivo versa sobre a estruturação do serviço de teleconsultoria de um nutricionista para nutricionistas da atenção especializada e para profissionais da Atenção Básica, no acompanhamento nutricional de usuários com DCV e seus fatores de risco, de forma a colaborar na resolutividade do acompanhamento.

Producao Cientifica

Relatório da Revisão Rápida sobre o diagnóstico e o manejo clínico da criança com Alergia à Proteína do Leite de Vaca;
Relatório da Síntese de Evidências para Políticas sobre estratégias para a redução do consumo de açúcar;
Mapa de evidências sobre manejo, prevenção e tratamento do excesso de peso de crianças e adolescentes;
Resumo brief “Excesso de Peso Infantil: um mapa de evidências sobre estratégias de prevenção, controle e tratamento”;
Relatório da revisão de literatura realizada para o mapeamento das barreiras envolvidas na implementação de diretrizes clínicas na Atenção à Saúde;

Capacitação

Palestra Tema Titulo
Oficinas virtuais da Alimentação Cardioprotetora e Rede de Nutricionistas do SUS Oficinas da Alimentação Cardioprotetora Atenção Primária à Saúde (APS) Curso da Alimentação Cardioprotetora disponível em plataforma EAD
Palestra Modalidade
Oficina; Curso

Prestação de Contas

Ano De Execucao
2020
Evolucao Das Metas E Indicadores

ENTREGA 5.2.1 - Conformação da rede em 15 núcleos.
5.2.1.1 – Mapear serviços de saúde;
Ano 1/1: X
Execução: Finalizado
5.2.1.2 – Desenvolver a plataforma online da rede;
Ano 1/2: X
Ano 2/1: M1
Execução: Finalizado
5.2.1.3 – Identificar os serviços de saúde que possuem nutricionistas;
Ano 1/1: X
Ano 1/2: X
Execução: Finalizado
5.2.1.4 – Elaborar encontros dos participantes da rede em 15 estados.
Ano 1/2: X
Ano 2/1: X
Ano 2/2: X
Ano 3/1: X
Ano 3/2: X
Execução: Finalizado
ENTREGA 5.2.2.1 - Relatório da revisão realizada para o mapeamento das barreiras envolvidas na implementação de Programas de Alimentação e Nutrição.
5.2.2.1.1 Definição da estratégia de busca;
Ano 1/1: X
Execução: Finalizado
5.2.2.1.2 Triagem, leitura dos artigos encontrados e inclusão das referências;
Ano 1/1: X
Ano 1/2: X
Execução: Finalizado
5.2.2.1.3 Identificação das barreiras de implementação;
Ano 1/2: X
Execução: Finalizado
5.2.2.1.4 Busca na literatura por possíveis soluções às barreiras;
Ano 1/2: X
Ano 2/1: X
Execução: Finalizado
5.2.2.1.5 Síntese da literatura com barreiras e estratégias de enfrentamento;
Ano 2/1: X
Execução: Finalizado
5.2.2.1.6 Encontro com os gestores e atores envolvidos na tomada de decisão para escolha das barreiras a serem enfrentadas;
Ano 2/2: X
M2
Execução: Finalizado
5.2.2.1.7 Elaboração do relatório.
Ano 2/2: X
Execução: Finalizado
ENTREGA 5.2.2.2 - Acompanhamento de 1.000 usuários da Atenção Básica com algum fator de risco cardiovascular associado à alimentação.
5.2.2.2.1 Pactuação dos municípios participantes do estudo;
Ano 1/1: X
Execução: Finalizado
5.2.2.2.2 Elaboração do protocolo de pesquisa;
Ano 1/1: X
Ano 1/2: X
M3.1
Execução: Finalizado
5.2.2.2.3 Desenvolvimento do Case Report Form (CRF);
Ano 1/2: X
Execução: Finalizado
5.2.2.2.4 Elaboração da qualificação dos profissionais;
Ano 1/2: X
Execução: Finalizado

5.2.2.2.5 Recrutamento dos serviços de saúde;
Ano 2/1: X
Execução: Finalizado
5.2.2.2.6 Submissão do protocolo aos Comitês de Ética em Pesquisa;
Ano 2/1: X
M3.2
Execução: Finalizado
5.2.2.2.7 Recrutamento dos usuários participantes;
Ano 2/2: X
M3.3
Execução: Finalizado
5.2.2.2.8 Coleta dos dados;
Ano 2/2: X
Ano 3/1: X
Execução: Finalizado
5.2.2.2.9 Acompanhamento da qualidade dos dados;
Ano 2/2: X
Ano 3/1: X
Execução: Finalizado
5.2.2.2.10 Análise final;
Ano 3/2: X
Execução: Finalizado
5.2.2.2.11 Encontro dos pesquisadores;
Ano 3/2: M3.4
Execução: Finalizado
5.2.2.2.12 Submissão à revista e/ou ao evento científico;
Ano 3/2: M3.5
Execução: Finalizado
ENTREGA 5.2.2.3 – Qualificação dos profissionais para a implementação do material “Alimentação Cardioprotetora: manual de orientações para profissionais de saúde da Atenção Básica”.
5.2.2.3.1 Pactuação com o Ministério da plataforma de aprendizagem virtual;
Ano 1/1: X
Ano 1/2: X
Execução: Finalizado
5.2.2.3.2 Elaboração do conteúdo do curso;
Ano 1/1: X
Ano 1/2: X
M4.1
Execução: Finalizado
5.2.2.3.3 Convite aos profissionais das Unidades de Saúde participantes do estudo de avaliação da implementação;
Ano 2/1: X
Execução: Finalizado
5.2.2.3.4 Aplicação da qualificação dos profissionais;
Ano 2/2: X
Ano 3/1: X
M4.2
Execução: Atrasado
5.2.2.3.5 Acompanhamento dos profissionais;
Ano 2/2: X
Ano 3/1: X
Execução: X
5.2.2.3.6 Avaliação final;
Ano 3/1: X
Ano 3/2: X
Execução: X
ENTREGA 5.2.3.1 – Estruturar e implementar serviço de teleconsultoria no acompanhamento de usuários com DCV e seus fatores de risco para profissionais da Atenção Básica.
5.2.3.1.1 Estruturar o fluxo de acesso;
Ano 1/1: X
Ano 1/2: X
Ano 2/1: X
Execução: Finalizado
5.2.3.1.2 Dispor de uma consultoria;
Ano 1/1: X
Ano 1/2: X
Ano 2/1: X
Execução: Finalizado
5.2.3.1.3 Definir e desenvolver o(s) meio(s) de comunicação;
Ano 1/2: X
Ano 2/1: X
Execução: Finalizado
5.2.3.1.4 Articular com o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes;
Ano 1/2: X
Ano 2/1: X
Execução: Finalizado
5.2.3.1.5 Divulgar o serviço de teleconsultoria;
Ano 2/1: X
Ano 2/2: X
M5.1
Execução: X
5.2.3.1.6 Compartilhar materiais;
Ano 2/2: X
Ano 3/1: X
Execução: X
5.2.3.1.7 Disponibilizar o serviço para nutricionistas da atenção especializada;
Ano 2/2: X
Ano 3/1: X
M5.2
Execução: X
5.2.3.1.8 Disponibilizar o serviço para profissionais da Atenção Básica;
Ano 3/1: X
Ano 3/2: X
M5.3
Execução: X

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Suleima
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/file/d/1wkHrx12jaBjf7B0CPHoTXiykcCyNiPiY/view?usp=drive_link
Valor Executadoevalor Utilizado
3190429.9
Palestra Faixa Etaria Dos Participantes
18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
Palestra Sexo Dos Participantes
Feminino, Masculino
Palestra Raca Cor Dos Participantes
Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
Palestra Tipo De Profissionais Capacitados
Nutricionistas
Execucao Equipamento Software Valor Executado
3190429.9
Percentualede Execucao Financeira
1.0635
Tipo S De Produto S Proposto S
Pesquisa
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE), Tocantins (TO)
Palestra Numero De Pessoas Capacitadas So E Permitido Numero
623.0
Colecao Fonte
proadi