PROADI-SUS

Desenvolvimento Gerencial - Desenvolvimento gerencial integrado da linha de atenção às urgências no ambiente intrahospitalar

NUP: 25000.009153/2018-81 ID: 25000.009153/2018-81

Identificação

Id
25000.009153/2018-81
Nup
25000.009153/2018-81

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital do Coração
Sigla
Hcor

Projeto

Titulo Do Projeto
Desenvolvimento Gerencial - Desenvolvimento gerencial integrado da linha de atenção às urgências no ambiente intrahospitalar
Objetivo Geral Do Projeto
Apoiar e acompanhar a implementação de intervenções voltadas para gestão da assistência, contribuindo para qualificação da linha de atenção aos pacientes agudos e agudizados no ambiente intra-hospitalar no contexto da Rede de Atenção às Urgências.
Objetivos Especificos Do Projeto
Objetivo 1: Formar multiplicadores nas equipes hospitalares para incidirem positivamente na gestão hospitalar e atuarem de forma sinérgica no diagnóstico e intervenção sobre a realidade do seu território. Objetivo 2: Acompanhar a elaboração e a implementação do projeto aplicativo, sua viabilidade, monitoramento e avaliação de resultados.
Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

Ao analisarmos os dados epidemiológicos do Brasil é possível verificar a necessidade de enfrentar as situações de urgência de modo qualificado, articulando e integrando os equipamentos de saúde em diversos níveis. Em resposta a essa necessidade, em 2011, foi implantada a Política Nacional de Atenção às Urgências (BRASIL, 2011), que coloca em pauta permanentemente a ampla discussão sobre a atenção às urgências no país. O componente hospitalar ocupa indiscutível importância neste contexto, por ser uma das principais portas de acesso ao Sistema Único de Saúde – SUS, e enfrenta problemas como a superlotação dos serviços de urgência e a (in)suficiência e a frágil qualidade das linhas de atenção na rede de saúde.
A superlotação nos Serviços de Urgência é um fenômeno mundial e caracteriza-se por: todos os leitos do serviço ocupados, pacientes acamados nos corredores, tempo de espera para atendimento acima de uma hora, alta tensão na equipe assistencial e grande pressão para novos atendimentos. Indica, em última instância, baixo desempenho do sistema de saúde como um todo e do hospital em particular e induz à baixa qualidade assistencial (BITTENCOURT, HORTALE, 2009). Em um cenário onde os recursos são limitados, os gestores de hospitais devem atuar de forma sistêmica e ágil, com vista à organização do fluxo em tempos oportunos para a redução da gravidade, a proteção da vida e a redução do custo final da atenção (DE NEGRI FILHO, 2013).
Outro problema crucial é a baixa profissionalização da organização da atenção às urgências, e no ambiente hospitalar em geral. Nesse sentido, é de grande relevância a reflexão e debate acerca de novos paradigmas na gestão assistencial, pois os melhores serviços hospitalares resultam do produto das ações e interações de todas as pessoas envolvidas em cada processo organizacional. A profissionalização, a partir de diferentes práticas de administração, tem sido amplamente discutida à luz de conceitos como gestão baseada em evidência, gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional, que, com relação à gestão nos hospitais, remetem à gestão clínica como meio de qualificação assistencial, de incremento da segurança aos pacientes e de comprometimento com resultados assistenciais aos usuários do SUS. A definição de gestão clínica da Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010, do Ministério da Saúde (BRASIL, 2010), evidencia o enfoque na qualidade ao estabelecer que a gestão clínica é a aplicação de tecnologias de monitoramento dos serviços de saúde com a finalidade de assegurar padrões e clínicos ótimos e melhorar a qualidade da atenção à saúde.
Diante desse conjuntura, o presente Projeto Desenvolvimento gerencial integrado da linha de atenção às urgências no ambiente intra-hospitalar, desenhado como uma intervenção, pode favorecer a introdução de mudanças no enfrentamento dos problemas acima destacados, alicerçadas em conhecimentos da prática assistencial e científicos. Portanto, apresenta relevância por lidar diretamente com o desafio de um acesso qualificado ao SUS, mediante a melhoria gerencial na operação dos serviços e no cuidado integrado aos pacientes, incidindo diretamente na configuração das redes de atenção às urgências em um dos seus eixos: a atenção hospitalar. Há o reconhecimento da necessidade de desenvolver um espaço orgânico para a gestão dos hospitais em suas respectivas redes de atenção, capaz de combinar os vários setores envolvidos na atenção aos pacientes agudos e agudizados. Tal abordagem deve ser capaz de valorizar a necessidade do planejamento e da programação articulada, ampliando a atenção centrada nos pacientes, mediante a gestão clínica e a gestão da prática clínica no dia a dia. Além das contribuições para a atenção hospitalar de urgência, o Projeto poderá contribuir para a efetivação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e da Política Nacional de Atenção às Urgências.
Trata-se de um projeto multicêntrico, já desenvolvido, sendo que, durante os triênios 2012-2014 e 2015-2017, o Projeto executou atividades nos seguintes estados: Bahia, Ceará e São Paulo (2014); Alagoas, Pará e São Paulo (2015); e Piauí, Sergipe, Pernambuco e Maranhão (2016-2017); envolvendo um total de 12 hospitais e cerca de 1.030 profissionais, e incluídos na formação de 111 multiplicadores em gestão. Em 2014, ainda foram produzidos e disponibilizados 20 cursos (16 horas) com o objetivo de sensibilizar acerca da introdução do processo de gestão do cuidado aos pacientes nas urgências, no contexto hospitalar, com alcance de 265 profissionais. Grupos nos estados do Sul, Alagoas, Sergipe, Pará e Ceará se mantêm mobilizados, abrangendo um total de 265 profissionais.
Este Projeto tem expressado grande potencial em relação à construção de um pensamento crítico acerca das questões centrais da organização do serviço hospitalar de urgência, possibilitando que os participantes, a partir de diagnósticos dos serviços de seus hospitais, planejem e executem ações que incidam no processo de trabalho e na reestruturação do hospital, qualificando este componente da rede. Além disso, o Projeto mostra-se viável tanto do ponto de vista técnico como do metodológico, nos incentivando a buscar sua continuidade e refinamento.
Como resultados gerais do Projeto, espera-se contribuir para a promoção de um ambiente seguro e melhoria da qualidade da assistência prestada, assumindo a educação permanente como eixo estruturante. A partir da discussão acerca da realidade intra-hospitalar, mais precisamente a gestão do fluxo das urgências, articulando a conteúdos teóricos e técnicos, os participantes, com apoio de especialistas, terão a oportunidade de colocar em prática conhecimentos capazes de fomentar ações voltadas à estruturação e qualificação do componente hospitalar e também à manutenção da integralidade da rede de urgência. Ao serem incentivados a estabelecer uma comunicação efetiva com os trabalhadores do serviço e outros gerentes, espera-se que haja o compartilhamento do aprendizado e o estímulo a mecanismos de liderança e de colegiados de gestão intra-hospitalar.

Status
Prestação de Contas Final aprovada
Trienio
2018-2020
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Capacitação de recursos humanos, Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde
Tema Principal
Acesso, inovação e produção de medicamentos e tecnologias para a saúde
Tema Secundario
Formação em saúde, Gestão do SUS
Publico Alvo
Gestores, Profissionais administrativos
Projeto Colaborativo
Sim
Projeto Continuidade
Continuidade
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
32

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2018-05-01T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2020-12-31T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
3700000,0
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
3700000,0
Valor Aprovado
3700000,0

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Execução da Pesquisa

Tipo De Estudo Da Pesquisa
Diagnóstico situacional
Metodologia

Público - alvo Profissionais de hospitais: diretores do hospital; coordenadores/gerentes e profissionais da assistência do serviço hospitalar de urgência (Pronto Socorro), dos serviços de apoio diagnóstico, de alas ou enfermarias, do centro cirúrgico e da unidade de terapia intensiva; coordenador do núcleo de regulação interna e da educação permanente/continuada.

A seleção desses profissionais será realizada junto à Secretaria de Saúde do Estado e/ou Municípios e o HCor, tomando como critérios: (1) perfil da ocupação de cargos estratégicos dos serviços dos hospitais; (2) comprometimento do profissional em articular na sua área de responsabilidade gerencial ou assistencial às atividades desenvolvidas no projeto; e (3) disponibilidade de carga horária para participar integral e ativamente do projeto com autorização do gestor do hospital. Ademais, os participantes devem ter a autonomia para envolver profissionais do hospital em atividades do diagnóstico situacional, do planejamento, da implementação do Projeto Aplicativo, além do monitoramento e avaliação das intervenções. (Termo de Compromisso do Superior e do profissional selecionado).

Producao Cientifica
Diagnóstico Situacional

Capacitação

Palestra Tema Titulo
Formação de Multiplicadores
Palestra Modalidade
Capacitação

Prestação de Contas

Ano De Execucao
2020
Evolucao Das Metas E Indicadores

PROJETO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – DG
Metas: 4 estados / 40 tutores / 40 hospitais / 400 profissionais
ENTREGA 1 - Formação de multiplicadores
1.1 Pactuação do projeto nas praças indicadas pelo Ministério de Saúde
• 2018 Atividades previstas: 3 Praças pactuadas: Goiás, Paraíba e Bahia
• 2018 Atividades executadas: 3 Praças pactuadas: Goiás, Paraíba e Bahia
• 2019 Atividades previstas: 2 Praças pactuadas: Mato Grosso e Rio Grande do Norte
• 2019 Atividades executadas: 2 Praças pactuadas: Mato Grosso e Rio Grande do Norte
• 2020 Atividades previstas: 1 Praça pactuada: Distrito Federal
• 2020 Atividades executadas: 1 Praça pactuada: Distrito Federal
1.2 Seleção dos hospitais e respectivos participantes tomando os parâmetros da pactuação entre o Ministério da Saúde, o HCor e as Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde
• 2018 Atividades previstas: Hospitais e participantes selecionados de: Goiás e Paraíba
• 2018 Atividades executadas: Hospitais e participantes selecionados de: Goiás e Paraíba
• 2019 Atividades previstas: Hospitais selecionados da Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Norte
• 2019 Atividades executadas: Hospitais selecionados da Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Norte
• 2020 Atividades previstas: Hospitais selecionados do Distrito Federal
• 2020 Atividades executadas: Hospitais selecionados do Distrito Federal
1.3 Atualização do Caderno da Formação
• 2018 Atividades previstas: Caderno da Formação atualizado
• 2018 Atividades executadas: Caderno da Formação atualizado
• 2019 Atividades previstas: Concluído
• 2019 Atividades executadas: Concluído
• 2020 Atividades previstas: Concluído
• 2020 Atividades executadas: Concluído
1.4 Atualização do conteúdo
• 2018 Atividades previstas: Conteúdo atualizado
• 2018 Atividades executadas: Conteúdo atualizado
• 2019 Atividades previstas: Conteúdo atualizado
• 2019 Atividades executadas: Conteúdo atualizado
• 2020 Atividades previstas: Conteúdo atualizado
• 2020 Atividades executadas: Conteúdo atualizado
1.5 Planejamento das atividades e produção dos materiais didáticos e de apoio operacional
• 2018 Atividades previstas: Atividades planejadas e materiais produzidos
• 2018 Atividades executadas: Atividades planejadas e materiais produzidos
• 2019 Atividades previstas: Atividades planejadas e materiais produzidos
• 2019 Atividades executadas: Atividades planejadas e materiais produzidos
• 2020 Atividades previstas: Atividades planejadas e materiais produzidos
• 2020 Atividades executadas: Atividades planejadas e materiais produzidos
1.6 Planejamento e estruturação do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem
• 2018 Atividades previstas: Iniciada a estruturação do AVEA
• 2018 Atividades executadas: Iniciada a estruturação do AVEA
• 2019 Atividades previstas: AVEA estruturado
• 2019 Atividades executadas: AVEA estruturado
• 2020 Atividades previstas: AVEA estruturado
• 2020 Atividades executadas: AVEA estruturado
PROJETO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – DG
Metas: 4 estados / 40 tutores / 40 hospitais / 400 profissionais
ENTREGA 1 - Formação de multiplicadores
1.7 Desenvolvimento das atividades de formação (AVEA)
2018 – Atividades previstas:
• Realizada a 1ª e 2ª Oficinas de formação de tutores em Goiás
• Realizada a 1ª Oficina de formação de tutores na Paraíba
• 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Oficinas de formação dos gestores em Goiás
• 1ª e 2ª Oficinas de formação dos gestores na Paraíba
2018 – Atividades executadas:
• Realizada a 1ª e 2ª Oficinas de formação de tutores em Goiás
• Realizada a 1ª Oficina de formação de tutores na Paraíba
• 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Oficinas de formação dos gestores em Goiás
• 1ª e 2ª Oficinas de formação dos gestores na Paraíba
2019 – Atividades previstas:
• Realizada a 3ª Oficina de formação de tutores em Goiás
• Realizada a 2ª e 3ª Oficinas de formação de tutores na Paraíba
• 5ª e 6ª Oficinas de formação dos gestores em Goiás
• 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Oficinas de formação dos gestores na Paraíba
• Realização da 1ª Oficina de formação de tutores Bahia e Rio Grande do Norte
2019 – Atividades executadas:
• Realizada a 3ª Oficina de formação de tutores em Goiás
• Realizada a 2ª e 3ª Oficinas de formação de tutores na Paraíba
• 5ª e 6ª Oficinas de formação dos gestores em Goiás
• 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Oficinas de formação dos gestores na Paraíba
• Realização da 1ª Oficina de formação de tutores Bahia e Rio Grande do Norte
2020 – Atividades previstas:
• Realização da 2ª e 3ª Oficinas de formação de tutores no Rio Grande do Norte
• 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª Oficinas de formação dos gestores no Rio Grande do Norte
2020 – Atividades executadas:
• Realização da 2ª Oficina de formação de tutores no Rio Grande do Norte
• 2ª e 3ª Oficinas de formação dos gestores no Rio Grande do Norte
• 4ª, 5ª e 6ª Oficinas de formação dos gestores no Rio Grande do Norte no formato Ensino a Distância (EAD)
PROJETO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – DG
Metas: 4 estados / 40 tutores / 40 hospitais / 400 profissionais
ENTREGA 1 - Formação de multiplicadores
1.7 Desenvolvimento das atividades de formação
2019 – Atividades previstas:
• Realização da 1ª, 2ª e 3ª Oficinas de formação de tutores Mato Grosso
• 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª Oficinas de formação dos gestores no Mato Grosso
• 1ª Oficina de formação dos gestores no Rio Grande do Norte
2019 – Atividades executadas:
• Realização da 1ª, 2ª e 3ª Oficinas de formação de tutores Mato Grosso
• 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª Oficinas de formação dos gestores no Mato Grosso
• 1ª Oficina de formação dos gestores no Rio Grande do Norte
2020 – Atividades previstas:
• —
2020 – Atividades executadas:
• —
1.8 Avaliação dos participantes
2018 – Atividades previstas: Avaliação aplicada
2018 – Atividades executadas: Avaliação aplicada
2019 – Atividades previstas: Avaliação aplicada
2019 – Atividades executadas: Avaliação aplicada
2020 – Atividades previstas: Avaliação aplicada
2020 – Atividades executadas: Avaliação aplicada
ENTREGA 2 - Projeto Aplicativo dos hospitais participantes
2.1 Elaboração do diagnóstico situacional do fluxo do paciente no ambiente intra-hospitalar, por cada hospital participante
2018 – Atividades previstas:
• Diagnóstico situacional dos hospitais participantes preenchido em Goiás e Paraíba na ferramenta
2018 – Atividades executadas:
• Diagnóstico situacional dos hospitais participantes preenchido em Goiás e Paraíba na ferramenta
2019 – Atividades previstas:
• Diagnóstico situacional dos hospitais participantes preenchido em Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Norte na ferramenta
2019 – Atividades executadas:
• Diagnóstico situacional dos hospitais participantes preenchido em Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Norte na ferramenta
2020 – Atividades previstas:
• Diagnóstico situacional dos hospitais participantes preenchido no Rio Grande do Norte na ferramenta
2020 – Atividades executadas:
• Diagnóstico situacional dos hospitais participantes preenchido no Rio Grande do Norte na ferramenta
• PROJETO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – DG
Metas: 4 estados / 40 tutores / 40 hospitais / 400 profissionais
• ENTREGA 2 - Projeto Aplicativo dos hospitais participantes
• 2.2 Elaboração de Plano Aplicativo a partir da análise e priorização dos problemas identificados no diagnóstico situacional, com o apoio de especialistas e consultores, em encontros presenciais e virtuais
• 2018 – Atividades previstas:
• Elaboração do Plano Aplicativo em Goiás e Paraíba
• 2018 – Atividades executadas:
• Elaboração do Plano Aplicativo em Goiás e Paraíba
• 2019 – Atividades previstas:
• Elaboração do Plano Aplicativo em Goiás, Paraíba, Mato Grosso e Rio Grande do Norte
• 2019 – Atividades executadas:
• Elaboração do Plano Aplicativo em Goiás, Paraíba, Mato Grosso e Rio Grande do Norte
• 2020 – Atividades previstas:
• Elaboração do Plano Aplicativo no Rio Grande do Norte
• 2020 – Atividades executadas:
• Elaboração do Plano Aplicativo no Rio Grande do Norte
• 2.3 Elaboração de um Painel de indicadores de monitoramento e avaliação dos resultados do plano aplicativo
• 2018 – Atividades previstas:
• Elaboração do painel de indicadores em Goiás e Paraíba
• 2018 – Atividades executadas:
• Elaboração do painel de indicadores em Goiás e Paraíba
• 2019 – Atividades previstas:
• Elaboração do painel de indicadores em Goiás, Paraíba, Mato Grosso e Rio Grande do Norte
• 2019 – Atividades executadas:
• Elaboração do painel de indicadores em Goiás, Paraíba, Mato Grosso e Rio Grande do Norte
• 2020 – Atividades previstas:
• Elaboração do Plano Aplicativo no Rio Grande do Norte
• 2020 – Atividades executadas:
• Elaboração do Plano Aplicativo no Rio Grande do Norte
• 2.4 Acompanhamento e apoio técnico ao processo de implementação das intervenções
• 2018 – Atividades previstas:
• —
• 2018 – Atividades executadas:
• —
• 2019 – Atividades previstas:
• 1ª e 2ª Oficina de monitoramento do projeto em Goiás e Paraíba
• 1 oficina de indicadores do projeto
• 2019 – Atividades executadas:
• 1ª e 2ª Oficina de monitoramento do projeto em Goiás e Paraíba
• 1 oficina de indicadores do projeto
• 2020 – Atividades previstas:
• 1 oficina de indicadores do projeto no Rio Grande do Norte
• 1ª e 2ª Oficina de monitoramento do projeto no Rio Grande do Norte
• 2020 – Atividades executadas:
• 1ª e 2ª oficina de indicadores do projeto no Rio Grande do Norte (formato EAD)
• 1ª e 2ª Oficina de monitoramento do projeto no Rio Grande do Norte
• PROJETO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – DG
Metas: 4 estados / 40 tutores / 40 hospitais / 400 profissionais
• ENTREGA 2 - Projeto Aplicativo dos hospitais participantes
• 2.5 Apoio à avaliação dos resultados da implementação das intervenções
• 2018 – Atividades previstas:
• —
• 2018 – Atividades executadas:
• —
• 2019 – Atividades previstas:
• Avaliação intermediária do projeto em Goiás, Paraíba e Mato Grosso
• Visitas técnicas de acompanhamento em Goiás, Paraíba e Mato Grosso
• Monitoramento dos relatórios mensais na plataforma virtual GESLEADE em Goiás e Paraíba
• 2019 – Atividades executadas:
• Avaliação intermediária do projeto em Goiás e Paraíba
• Visitas técnicas de acompanhamento em Goiás e Paraíba
• Monitoramento dos relatórios mensais na plataforma virtual GESLEADE em Goiás e Paraíba
• 2020 – Atividades previstas:
• Avaliação intermediária do projeto no Rio Grande do Norte
• Visitas técnicas de acompanhamento no Rio Grande do Norte
• Monitoramento dos relatórios mensais na plataforma virtual GESLEADE em Goiás, Paraíba e Rio Grande do Norte
• 2020 – Atividades executadas:
• Monitoramento do projeto no Rio Grande do Norte (formato EAD)
• Visitas técnicas virtuais de acompanhamento no Rio Grande do Norte (formato EAD)
• Monitoramento dos relatórios mensais na plataforma virtual GESLEADE em Goiás, Paraíba e Rio Grande do Norte
• 2.6 Avaliação do Projeto e resultados
• 2018 – Atividades previstas:
• —
• 2018 – Atividades executadas:
• —
• 2019 – Atividades previstas:
• Avaliação do Projeto e resultados (Seminário Final) em Goiás e Paraíba
• 2019 – Atividades executadas:
• Avaliação do Projeto e resultados (Seminário Final) em Goiás e Paraíba
• 2020 – Atividades previstas:
• Avaliação do Projeto e resultados (Seminário Final) no Rio Grande do Norte
• 2020 – Atividades executadas:
• Avaliação do Projeto e resultados (Seminário Final) no Rio Grande do Norte (formato EAD)
• PROJETO DESENVOLVIMENTO GERENCIAL – DG
Metas: 4 estados / 40 tutores / 40 hospitais / 400 profissionais
• ENTREGA 3 - Sessão de Aprendizagem Virtual (SAV) – Contingência COVID-19
• 2018 – Atividades previstas: —
2018 – Atividades executadas: —
2019 – Atividades previstas: —
2019 – Atividades executadas: —
2020 – Atividades previstas: SAVs realizadas
2020 – Atividades executadas: 137 SAVs realizadas
• ENTREGA 4 - Implementação das boas práticas no manejo do paciente com COVID-19
• 2018 – Atividades previstas: —
2018 – Atividades executadas: —
2019 – Atividades previstas: —
2019 – Atividades executadas: —
2020 – Atividades previstas: Implementação das boas práticas realizada no Estado de Minas Gerais
2020 – Atividades executadas: Implementação das boas práticas realizada no Estado de Minas Gerais: 4324 profissionais qualificados em 49 municípios

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Suleima
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/file/d/1gBpFt8WMLslW-NPh9lMVC8EkZ-yiB4o2/view?usp=sharing
Valor Executadoevalor Utilizado
2960153.38
Faixa Etaria Dos Participantes
18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
Sexoedos Participantes
Feminino, Masculino
Raca Coredos Participantes
Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
Palestra Faixa Etaria Dos Participantes
18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
Palestra Sexo Dos Participantes
Feminino, Masculino
Palestra Raca Cor Dos Participantes
Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
Execucao Equipamento Software Valor Executado
2960153.38
Percentualede Execucao Financeira
0.8
Tipo S De Produto S Proposto S
Consultoria (técnicas e operação de gestão), Capacitação (cursos)
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE), Tocantins (TO)
Colecao Fonte
proadi