PROADI-SUS

DICA Br - Efeito do Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor na redução de eventos e fatores de risco na prevenção secundária para doença cardiovascular: Um ensaio clínico randomizado Análise de Genômica Nutricional e Parâmetros Cardiometabólicos no Projeto DICABr

NUP: 25000.009770/2018-86 ID: 25000.009770/2018-86

Identificação

Id
25000.009770/2018-86
Nup
25000.009770/2018-86

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital do Coração
Sigla
Hcor

Projeto

Titulo Do Projeto
DICA Br - Efeito do Programa Alimentar Brasileiro Cardioprotetor na redução de eventos e fatores de risco na prevenção secundária para doença cardiovascular: Um ensaio clínico randomizado Análise de Genômica Nutricional e Parâmetros Cardiometabólicos no Projeto DICABr
Objetivo Geral Do Projeto
Avaliar o efeito da DICABr suplementada ou não com 30g/dia de nozes mistas sobre parâmetros cardiometabólicos em pacientes com CI.
Objetivos Especificos Do Projeto

Avaliar o efeito da DICABr suplementada ou não com nozes mistas sobre:
Perfil lipídico: colesterol total, LDL-c, HDL-c, VLDL-c, colesterol não-HDL, Índices de Castelli I e II, triglicerídeos séricos e razão triglicerídeos/HDL-c;
Marcadores inflamatórios: interleucinas 2, 4, 6 e 10, fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), proteína C-reativa ultrassensível (PCR-us) e interferon-gama (INF-γ);
Marcadores de estresse oxidativo: LDL-c oxidado (oxLDL), capacidade antioxidante total (CAT), catalase, superóxido dismutase (SOD), xantina oxidase, glutationa peroxidase (GPx1), prostaglandina F2α (PGF2α) e 8-isoprostano-F21 (8-iso-F21);
Adipocinas: leptina, adiponectina, progranulina e resistina;
Índices antropométricos: massa corporal, Índice de massa corporal (IMC), circunferências da cintura e do quadril.

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

A melhor compreensão sobre a relação entre características genéticas e as doenças cardiovasculares (DCV) e sobre a forma como fatores ambientais (dieta, fumo, atividade física) interagem com o genoma possibilitará, no futuro, a identificação do risco cardiovascular de um indivíduo de forma mais acurada, e definir o melhor tratamento e prevenção de forma individualizada.
A maioria das doenças geneticamente determinadas pode ser classificada em três grandes grupos. O primeiro é o das anomalias cromossômicas, como a Síndrome de Down; o segundo, o dos transtornos monogênicos autossômicos ou ligados ao cromossomo X, como a neurofibromatose e a fibrose cística; e o terceiro, o grupo das doenças de herança multifatorial ou complexa, como é o caso de algumas cardiopatias congênitas, da grande parte dos casos de obesidade, da hipertensão arterial sistêmica (HAS) e do câncer. Em alguns desses casos, existe um aumento no risco de recorrência da doença, sendo essencial que se realize o aconselhamento genético não diretivo das famílias afetadas, como por exemplo, aquelas com síndromes hereditárias de predisposição ao câncer (também conhecidas como cânceres familiares ou hereditários). Nessas famílias, o risco de aparecimento de alguns tipos de câncer está significativamente aumentado em relação à população geral, devido à presença ou funcionamento inadequado de oncogenes, genes supressores de tumor e genes de reparo. Já a cardiopatia isquêmica (CI), em termos genéticos, é uma doença heterogênea e altamente complexa. Os diversos genes até hoje identificados já foram validados em muitos estudos epidemiológicos, que apontam que a “herdabilidade” para aterosclerose, por exemplo, ultrapassa 50%. Em todas essas situações, uma intervenção precoce pode diminuir a morbimortalidade, e o adequado aconselhamento das famílias e populações em risco também se faz necessário.
Genômica Nutricional (GN) é um termo amplo, que abrange a Nutrigenética, a Nutrigenômica e a Epigenômica Nutricional, as quais se referem à maneira como os nutrientes e os genes interagem e como estes se expressam para revelar os resultados fenotípicos, incluindo o risco de doenças. A Nutrigenética estuda a influência da variabilidade genética entre os indivíduos, a qual é responsável pelas diferenças no estado de saúde e no risco de doenças, considerando os diferentes padrões de ingestão alimentar. A Nutrigenômica estuda a forma como as interações entre componentes da alimentação e genoma afetam o padrão de expressão gênica. Já a Epigenômica Nutricional se refere à influência da alimentação sobre mudanças na expressão gênica, mas sem que ocorram alterações na sequência do DNA.
A GN pode estar envolvida em estratégias de saúde pública para reduzir a incidência de doenças sobre as quais a dieta desempenha papel importante. Se os estudos em nutrição pudessem identificar de forma precoce e mais precisa os pacientes que respondem bem à dieta com base no genótipo, e diferenciá-los dos não respondedores com base em perfis nutrigenômicos ou metabólicos, a sensibilidade para detectar diferenças entre os grupos populacionais poderia ser ampliada e as recomendações dietéticas resultantes poderiam ser adequadamente direcionadas. A compreensão dos pesquisadores sobre o tema pode ser usada para estabelecer programas clínicos mais eficazes, e os investimentos feitos hoje em programas de treinamento e em métodos de pesquisa poderiam garantir uma nova base para a nutrição clínica no futuro.
Quanto mais individualizada for a promessa do tratamento ou prevenção baseado no genoma, maior é a necessidade de ações coletivas na forma de estudos de base populacional, com o objetivo de se obter informações confiáveis que permitirão o discernimento das diferenças entre indivíduos, em nível genético, que afetarão sua suscetibilidade à DCV. Por isso, saúde individual e saúde pública estão integralmente conectadas. Ao contrário de outros países, onde a realização de grandes estudos populacionais em que a aplicação de tecnologias de análise molecular para identificação e frequência de polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) na população já é uma realidade, o desenvolvimento desses estudos no país ainda não está consolidado.

Status
Prestação de Contas Final aprovada
Trienio
2018-2020
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Pesquisas de interesse público em saúde
Tema Principal
Acesso, inovação e produção de medicamentos e tecnologias para a saúde
Tema Secundario
Formação em saúde
Publico Alvo
Usuários/Pacientes
Projeto Colaborativo
Sim
Projeto Continuidade
Continuidade
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
36

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2018-01-01T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2020-12-31T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
3000000,0
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
2799999,9
Valor Aprovado
2799999,9

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Regional

Execução da Pesquisa

Tipo De Estudo Da Pesquisa
Ensaio clínico
Metodologia
Ensaio clínico randomizado multicêntrico em paralelo (randomização estratificada por centro de pesquisa) com taxa de alocação de 1:1. O protocolo será registrado no website ClinicalTrials.gov. Elegibilidade: Os participantes serão pacientes diagnosticados com IAMCSST recente (60 a 180 dias).
Producao Cientifica

Mês Ano 2020/1 Ano 2020/2
• CONBRAN 2020: "Consumo Alimentar, Perfil Cardiometabólico e Acessibilidade Aos Alimentos Referida Por Pacientes Com Infarto Agudo Do Miocárdio" (Pôster) [1, 274].
• Universidade São Judas: Relatório de Iniciação Científica - "Avaliação De Perfil De Ingestão Alimentar De Adultos Em Prevenção Secundária Para Eventos Cardiovasculares No Brasil Segundo Recomendações Cardioprotetoras (Dicabr) E Nível De Processamento De Alimentos: Subanálise Dica-Nuts" [1, 272].
• XXIV Salão de Iniciação Científica do Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia: "Efeito da Dieta Cardioprotetora Brasileira e Nozes sobre parâmetros cardiometabólicos no pós-infarto agudo do miocárdio: um ensaio clínico randomizado (Estudo DICA-Nuts)" [1, 275].
• VI Jornada Acadêmica Do Hupaa (Centro Colaborador Alagoas): "Perfil Socioeconômico, Clínico E Nutricional De Pacientes Recém Infartados Inseridos No Estudo Multicentrico Dicanuts Do Centro Colaborador Alagoas" [1, 373].
• VI Jornada Acadêmica Do Hupaa (Centro Alagoas): "Triagem De Infartados Oriundos De Um Serviço De Referência Do Sus: Relato De Experiência Do Centro Alagoas No Estudo Dica-Nuts" [1, 374].
• Seminário de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da Universidade Federal de Goiás (XXVIII Seminário IC, X Seminário IDTI): "Associação entre LDL-colesterol, triglicerideos, controle glicêmico e dieta cardioprotetora em pacientes com infarto agudo do miocárdio recente" [1, 375].
Apresentações em eventos em 2018-2019:
• X Jornada de Nutrição do XX Congresso Norteriograndense de Cardiologia: "Dieta Cardioprotetora Brasileira" [1, 376].
• II SIMIS (Simpósio Interdisciplinar e Multiprofissional em Saúde): "Dieta cardioprotetora brasileira: como aplicar princípios da dieta mediterrânea aos hábitos brasileiros para a prevenção de doenças cardiovasculares" [1, 377].
• XXIII Salão de Iniciação Científica do Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia: "Efeito da Dieta Cardioprotetora Brasileira e nozes sobre parâmetros cardiometabólicos no pós-infarto agudo do miocárdio: um ensaio clínico randomizado (estudo DICA-NUTS)" [1, 378, 379].
• XII Jornada de Nutrição do Instituto de Cardiologia do RS: "Dieta Cardioprotetora: Aspectos teóricos e práticos" [1, 380].
• Universidade Federal do Paraná - Curitiba/PR: "Pesquisa Clínica em Nutrição: Experiência - DICA BR" [1, 28].
Publicações adicionais relacionadas ao projeto DICABR (além do estudo Dica-Nuts):
• Cunha NM, Frehner C, Zanini AC, Zaina FE, de Matos CH, Bertacco RTA, Schirmann GDS, Poloni S, Adorne EF, Kumbier MCC, Weber B, Rocco CS. "Contribution of ultra-processed foods consumption in sodium ingestion of atheroscleroticdisease patients, residents in the southern region of Brazil." Clin Nutr ESPEN. 2019 Aug: 32:140-144. doi: 10.1016/j.cinesp.2019.03.014. Epub 2019 May 7.
• da Silva A, Caldas APS, Hermsdorff HHM, Bersch-Ferreira AC, Torreglosa CR, Weber B, Bressan J. "Triglyceride glucose index is associated with symptomatic coronary artery disease in patients in secondary care." Cardiovasc Diabetol. 2019 Jul 11;18(1):89. doi: 10.1186/s12933-019-0893-2.
• Weber B, Bersch-Ferreira AC, Torreglosa CR, Marcadenti A, Lara ES, da Silva JT, Costa RP, Santos RHN, Berwanger O, et al. "Implementation of a Brazilian Cardioprotective Nutritional (BALANCE) Program for Improvement on quality of diet and secondary prevention of cardiovascular events: A randomized, multicenter trial." Am Heart J. 2019 Sep 215:187-197. doi: 10.1016/j.ahj.2019.06.010. Epub 2019 Jun 21. PMID: 31349110.
• Pro-inflammatory diet is associated with a high number of cardiovascular events and ultra-processed foods consumption in patients in secondary care, da Silva A, Felício MB, Caldas APS, Miranda Hermsdorff HH, Bersch-Ferreira AC, Torreglosa CR, Shivappa N, Hébert JR, Weber B, Bressan J.Public Health Nutr. 2020 Nov 5:1-10. doi: 10.1017/S136898002000378X. Online ahead of print. PMID: 33148359.
• [Quality of diet and daily spending on food by adults with cardiovascular disease in Brazil]. Torreglosa CR, Sarti FM, Bersch-Ferreira AC, Weber B, Santos RHN, Chiavegatto Filho ADP. Cad Saude Publica. 2020 Oct 2:36 (10):e00225019. doi: 10.1590/0102-311X00225019. eCollection 2020. PMID: 33027431.
• Consumption of sugar-sweetened beverages in patients with established atherosclerosis disease. Ribas BLP, Longo A, Dobke FV, Weber B, Bertoldi EG, Borges LR, Abib RT. Cien Saude Colet. 2020 Mar;25(4):1499-1506. doi: 10.1590/1413-81232020254.12912018. Epub 2018 Aug 4. PMID: 32267450.
Subestudos aprovados em andamento:
• Efeitos da Dieta Cardioprotetora Brasileira (DICABr) suplementada ou não com nozes mistas na expressão de microRNA circulantes em pacientes no pós-infarto agudo do miocárdio (projeto de pós-doutorado de Aline Marcadenti [HCor]; financiamento suplementar - FAPERGS).
• Comparação de perfis de ingestão alimentar segundo recomendações cardioprotetoras, nível de processamento de alimentos e características sociodemográficas no estudo DICA-NUTS (projeto de Iniciação científica de Andressa Gusmão de Lima [HCor]; financiamento PROADI).
• Efeitos da Dieta Cardioprotetora Brasileira (DICABr) suplementada ou não com amendoins sobre parâmetros cardiometabólicos em pacientes no pós-infarto agudo do miocárdio (projeto de mestrado de Lucas Ribeiro [HCor]; financiamento PROADI entrega para o Ministério da Saúde).
• Efeitos da Dieta Cardioprotetora Brasileira (DICABr) suplementada ou não com nozes mistas sobre marcadores de estresse oxidativo em pacientes no pós-infarto agudo do miocárdio (projeto de doutorado de Julia Lorenzon [IC/FUC]; financiamento PROADI - entrega para o Ministério da Saúde).
• Efeitos da Dieta Card

Prestação de Contas

Ano De Execucao
2020
Evolucao Das Metas E Indicadores

Coordenação do projeto (entrega comum aos Subestudos 1 e 2)
1. Gestão do projeto | C | C
2. Reuniões semestrais com técnicos do MS | A | C
3. Reuniões anuais com Comitê Diretivo | C | A
ENTREGA 1 - Aprovação de centros: DICA-Genômica | |
1.1 Gerenciamentos de submissão de emendas do protocolo | C | C
1.2 Submissões e Notificações aplicáveis ao CEP | C | C
1.3 Submissões relatório parcial e final ao CEP | C | C
ENTREGA 4 - Gerenciamento e análise dados: DICA-Genômica | |
4.4 Análise bioquímica | A | A
4.5 Análise genética | A | A
ENTREGA 6 - Aprovação de centros: DICA-NUTS | |
6.1 Gerenciamentos de submissão de emendas do protocolo | C | C
6.2 Submissões e Notificações aplicáveis ao CEP | C | C
6.3 Submissões relatório parcial e final ao CEP | C | C
ENTREGA 7 - Gerenciamento de centros (recrutamento de pacientes DICA-NUTS) | |
7.4 Monitoria dos centros | A | A
7.5 Estímulo aos centros | C | C
ENTREGA 8 - Gerenciamento de centros (seguimento de pacientes DICA-NUTS) | |
8.1 Pagamento aos investigadores | C | A
8.2 Monitoria | C | C
8.3 Estímulo aos centros (seguimento) | C | C
8.4 Acompanhamento das realizações das visitas de seguimento | C | C
8.5 Fornecimento de alimentos/suplementos | C | C
8.6 Manipulação de material biológico | A | A
ENTREGA 9 - Gerenciamento e análise dados: DICA-NUTS | |
9.2 Manutenção Sistema (randomização, CRF eletrônico, Nutrivantage®) | C | C
9.3 Envio de relatórios de queries e formulários não finalizados | C | C
9.4 Análise bioquímica | C | C
ENTREGA 10 - Submissão dos resultados: DICA-NUTS | |
10.3 Elaboração de draft de manuscrito | A | A

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Suleima
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/file/d/1dzgepKTfxwJmoUJVIZ7wd5Nmf_WU0RIa/view?usp=sharing
Valor Executadoevalor Utilizado
2728665.58
Faixa Etaria Dos Participantes
30 a 59 anos, 60 anos ou mais
Sexoedos Participantes
Feminino, Masculino
Raca Coredos Participantes
Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
Execucao Equipamento Software Valor Executado
2728665.58
Percentualede Execucao Financeira
0.97
Tipo S De Produto S Proposto S
Pesquisa
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE)
Colecao Fonte
proadi