BASICS - Estudo randomizado para avaliar o efeito de uma solução balanceada em comparação ao cloreto de sódio a 0,9% na sobrevida em 90 dias de pacientes gravemente enfermos
Identificação
- Id
- 25000.009779/2018-97
- Nup
- 25000.009779/2018-97
Instituição
- Instituicao Proponente
- Hospital do Coração
- Sigla
- Hcor
Projeto
- Titulo Do Projeto
- BASICS - Estudo randomizado para avaliar o efeito de uma solução balanceada em comparação ao cloreto de sódio a 0,9% na sobrevida em 90 dias de pacientes gravemente enfermos
- Objetivo Geral Do Projeto
- Determinar se, comparada ao cloreto de sódio 0,9%, uma solução cristaloide balanceada (Plasma-Lyte®) utilizada para expansão plasmática pode diminuir a mortalidade em pacientes gravemente enfermos e com alto risco de lesão renal em 90 dias. Adicionalmente, determinar o efeito de administração rápida (999 mL/h) versus lenta (333 mL/h) de solução cristaloide sobre a mortalidade em 90 dias de pacientes gravemente enfermos.
- Objetivos Especificos Do Projeto
-
O estudo BaSICS também possui objetivos secundários e terciários relevantes:
Objetivos secundários:
Avaliar se as intervenções a serem testadas (comparação de tipo de solução ou velocidade de infusão) são capazes de:
• Reduzir a ocorrência de insuficiência renal requerendo terapia de reposição renal em 90 dias
• Reduzir a ocorrência de lesão renal incidente (KDIGO ≥ 2) nos dias 3 e 7
• Reduzir a ocorrência de disfunções hepática, cardíaca, neurológica, da coagulação e respiratória incidentes (utilizando SOFA) nos dias 3 e 7
• Aumentar dias livres de ventilação mecânica em 28 dias
Objetivos terciários (exploratórios):
Avaliar se as intervenções a serem testadas (comparação de tipo de solução ou velocidade de infusão) são capazes de reduzir:
• Morte por qualquer causa na UTI e hospital
• Tempo de internação na UTI
• Tempo de internação hospitalar - Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto
- A expansão volêmica, seja com soluções cristaloides como cloreto de sódio a 0,9% ou balanceadas como Plasma-Lyte, provavelmente é a ação terapêutica mais comum em pacientes graves. Existe imensa variabilidade entre os países na seleção do fluido e na velocidade de infusão. Não há consenso sobre a melhor prática. Um estudo clínico de larga escala pode auxiliar a responder esta questão, uniformizando a prática clínica.
- Status
- Prestação de Contas Final aprovada
- Trienio
- 2018-2020
- Area De Atuacao Principal Do Projeto
- Pesquisas de interesse público em saúde
- Tema Principal
- Acesso, inovação e produção de medicamentos e tecnologias para a saúde
- Tema Secundario
- Formação em saúde
- Publico Alvo
- Usuários/Pacientes
- Projeto Colaborativo
- Sim
- Projeto Continuidade
- Continuidade
- Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
- 36
Datas
- Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
- 2018-01-01T00:00:00Z
- Data Do Fim Do Projeto
- 2020-12-31T00:00:00Z
Valores Financeiros
- Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
- 8500000,0
- Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
- 6552774,4
- Valor Aprovado
- 6552774,4
Local de Execução
- Abrangencia Territorial Do Projeto
- Nacional
Execução da Pesquisa
- Tipo De Estudo Da Pesquisa
- Ensaio clínico randomizado fatorial
- Metodologia
-
O BaSICS é um ensaio clínico multicêntrico randomizado. Serão incluídos pacientes internados em UTI e que tenham indicação de receber fluidos intravenosos para expansão ou manutenção do volume intravascular.
A lista de randomização será gerada eletronicamente utilizando software apropriado. A randomização será realizada em blocos (blocos de 12 pacientes) estratificada por centro e será fatorial para as duas intervenções realizadas.
O sigilo da lista de randomização será mantido por meio do sistema de randomização automatizado, central, via internet, disponível 24 horas por dia, desenvolvido por equipe de programadores e pesquisadores do Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração (IP-HCor).
O grupo no qual o paciente será alocado somente será divulgado após cadastro das informações no sistema eletrônico, o que impede que o investigador e a equipe assistente prevejam em qual dos grupos de tratamento o paciente será alocado. Para incluir o paciente no estudo, basta que o investigador acesse o website do IEP-HCor (https://servicos.hcor.com.br/iep/estudoclinico) e preencha uma ficha clínica simples.
Para serem randomizados para o estudo, os pacientes deverão preencher os três critérios de inclusão seguintes concomitantemente:
1. Necessidade de expansão volêmica conforme definido pelo médico assistente, não havendo indicações ou contraindicações específicas para qualquer um dos fluidos, ou para velocidade rápida ou lenta.
2. Pacientes sem previsão de alta no seguinte à admissão.
3. Ao menos um dos seguintes fatores de risco para lesão renal aguda:
a. Idade >65 anos
b. Hipotensão (PAM<65mmHg ou PAS<90mmHg) ou uso de vasopressores
c. Sepse, definida pelos critérios do SEPSIS 3 (50)
d. Uso de ventilação invasiva por qualquer período ou não-invasiva (incluindo cânula nasal de alto fluxo) contínua por mais de 12 horas.
e. Oligúria (<0.5mL/kg/hora por ≥ 3 horas)
f. Creatinina ≥ 1.2mg/dL (mulheres) ou ≥ 1.4mg/dL (homens)
g. Cirrose ou insuficiência hepática
Todos os pacientes elegíveis que necessitarem de terapia de reposição volêmica receberão o fluido de estudo, Plasma-Lyte® ou solução salina a 0,9% em velocidades de infusão de 999 mL/h ou 333 mL/h conforme randomização, em quantidade e frequência de administração determinadas pelo médico assistente. No caso da infusão de soro de manutenção, a droga em estudo deverá ser utilizada na velocidade tipicamente aplicada para esse fim (40-120 mL/h, conforme o serviço). Quando possível, medicações e soluções cujo princípio ativo seja igualmente compatível com salina 0,9% ou Plasmalyte® (por exemplo, drogas sedativas, vasopressores e antibióticos) serão infundidas de acordo com o grupo de estudo.
O tipo de terapia (tipo de fluido e velocidade) para a qual o paciente for alocado será utilizado em todos os episódios de ressuscitação volêmica durante sua permanência na UTI. Tanto quanto possível, a terapia de reposição volêmica com solução cristaloide durante as investigações e procedimentos realizados fora da UTI será com o fluido designado do estudo. Adicionalmente, no que tange o uso dos fluidos do estudo, uma lista com as medicações compatíveis com ambas as soluções será fornecida aos centros para que sua diluição seja realizada de acordo com o grupo de randomização. Em situações de risco iminente como hipotensão grave ou sangramento ativo, o paciente poderá receber fluido em vazão rápida (999 mL/h) à despeito do grupo de velocidade para o qual está randomizado.
Todas as análises seguirão o princípio da intenção de tratar. Avaliaremos o efeito do Plasma-Lyte® em comparação ao cloreto de sódio 0,9% e o efeito das velocidades de infusão sobre o desfecho primário médio de hazard ratio com intervalo de confiança de 95% e comparação de curvas de Kaplan-Meier (utilizando o teste log rank). Para os desfechos secundários binários realizaremos a comparação por meio de riscos relativos, intervalos de 95% de confiança e teste qui-quadrado. Para os desfechos contínuos com distribuição normal, apresentaremos a diferença média, intervalo 95% de confiança e valor de P calculado por teste t. Para desfechos contínuos com distribuição assimétrica, realizaremos teste de Wilcoxon.
Analisaremos o efeito dos fluidos em estudo sobre o desfecho primário de acordo com os seguintes subgrupos:
• Pacientes com sepse (50).
• Pacientes com lesão renal aguda de base (Estágio KDIGO 1)
• Pacientes cirúrgicos
• Pacientes com trauma crânio-encefálico
• APACHE II > 25 ou < 25 pontos
• Pacientes que receberam > 1000 mL de cloreto de sódio nas 24 horas anteriores à randomização versus ≤ 1000 mL
• Também avaliaremos o efeito de Plasma-Lyte® versus cloreto de sódio em pacientes que tenham recebido > 6.000ml de fluidos durante os 3 primeiros dias. Esta análise será considerada meramente exploratória, uma vez que estes subgrupos não podem ser definidos inicialmente (no momento da randomização). - Producao Cientifica
-
Damiani, Lucas Petri, Cavalcanti, Alexandre Biasi, Biondi, Rodrigo Santos, Freitas, Flávio Geraldo Rezende de, Figueiredo, Rodrigo Cruvinel, Lovato, Wilson José, Amêndola, Cristina Prata, Serpa Neto, Ary, Paranhos, Jorge Luiz da Rocha, Veiga, Viviane Cordeiro, Guedes, Marco Antonio Vieira, Lúcio, Eraldo de Azevedo, Oliveira Júnior, Lúcio Couto, Lisboa, Thiago Costa, Lacerda, Fabio Holanda, Miranda, Tamiris Abait, Maia, Israel Silva, Grion, Cintia Magalhães Carvalho, Machado, Flavia Ribeiro, & Zampieri, Fernando Godinho. (2020). Statistical analysis plan for the Balanced Solution versus Saline in Intensive Care Study (BaSICS). Revista Brasileira de Terapia Intensiva, 32(4), 493-505. Epub November 27, 2020. https://doi.org/10.5935/0103-507x.20200081
Prestação de Contas
- Ano De Execucao
- 2020
- Evolucao Das Metas E Indicadores
-
SEMESTRE 2020/1 2020/2
Entrega n 1 - Aprovação de Centros
Atividade 1.1 - Gerenciamento de submissão do protocolo F F
Atividade 1.2 - Gerenciamento de emenda do protocolo e envio de relatórios F F
Entrega n 2 - Gerenciamento de centros (recrutamento de pacientes)
Atividade 2.1 - Desenvolver e adquirir materiais F F
Atividade 2.2 - Treinamento dos centros F F
Atividade 2.3 - Estimular os centros F F
Entrega n3 - Gerenciamento de centros (seguimento de pacientes)
Atividade 3.1 - Pagamento aos investigadores F F
Atividade 3.2 - Monitoria F F
Atividade 3.3 - Estímulo aos centros (seguimento) F F
Atividade 3.4 - Acompanhamento das realizações das visitas de seguimento F F
Atividade 3.5 - Logística de medicamentos F F
Entrega n 4 - Gerenciamento de centros (seguimento de pacientes)
Atividade 4.1 - Manutenção Sistema (randomização e CRF eletrônico) F F
Atividade 4.2 - Envio de relatórios de queries e formulários não preenchidos F F
Atividade 4.3 - DMC F F
Atividade 4.4 - Análise dos resultados F A
Entrega n 5 - Submissão dos resultados
Atividade 5.1 - Submissão dos resultados A A
Outros Campos
- Extracao Do Sei
- FINALIZADA
- Extracao De Dados
- FINALIZADA
- Responsavel Pelo Preenchimento
- Suleima
- Link Do Arquivo Do Projeto
- https://drive.google.com/file/d/1KF2Vi-SZxEqgDwKEfd1FPCRHtFqDflD5/view?usp=sharing
- Valor Executadoevalor Utilizado
- 6449323.23
- Faixa Etaria Dos Participantes
- 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
- Sexoedos Participantes
- Feminino, Masculino
- Raca Coredos Participantes
- Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
- Execucao Equipamento Software Valor Executado
- 6449323.23
- Percentualede Execucao Financeira
- 0.9842
- Tipo S De Produto S Proposto S
- Pesquisa
- Regiao S Atendida S Pelo Projeto
- Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
- Estado S Atendido S Pelo Projeto
- Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE), Tocantins (TO)
- Colecao Fonte
- proadi