PROADI-SUS

Bioengenharia para o Tratamento de Malformações Craniofaciais Congênitas

NUP: 25000.009809/2018-65 ID: 25000.009809/2018-65

Identificação

Id
25000.009809/2018-65
Nup
25000.009809/2018-65

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital Sírio Libanês
Sigla
HSL

Projeto

Titulo Do Projeto
Bioengenharia para o Tratamento de Malformações Craniofaciais Congênitas
Objetivo Geral Do Projeto

Realizar um ensaio clínico prospectivo, randomizado e controlado comparando dois tipos de intervenção para a reconstrução de partes moles faciais em 30 pacientes pediátricos portadores de microssomia craniofacial: enxerto autógeno de gordura estruturado e enxerto autógeno de gordura estruturado e suplementado com células tronco obtidas do tecido adiposo.
Promover a capacitação de profissionais para a utilização da estratégia de bioengenharia de tecido para reabilitação do osso alveolar dos portadores de fissuras lábio palatinas e realizar um estudo de custo benefício da utilização da estratégia de bioengenharia de tecido ósseo utilizando os dados obtidos no triênio anterior.

Objetivos Especificos Do Projeto

- Avaliar os índices de permanência por região facial após seis meses da realização da cirurgia comparando os métodos de enxerto autógeno de gordura estruturado e enxerto autógeno de gordura estruturado e suplementado com células estromais derivadas do tecido adiposo para a reconstrução de partes moles faciais em pacientes pediátricos portadores de microssomia craniofacial em 30 crianças.

- Avaliar a eficácia do protocolo para isolamento celular e suplementação dos lipoinxertos com células estromais derivadas do tecido adiposo, e comparar parâmetros transoperatórios e complicações pós-operatórias para os métodos de enxerto autógeno de gordura estruturado e enxerto autógeno de gordura estruturado e suplementado com células estromais derivadas do tecido adiposo para a reconstrução de partes moles faciais em pacientes pediátricos portadores de microssomia craniofacial.

- Serão selecionados 20 pacientes portadores de fissuras lábio palatinas unilateral, de Centros de Reabilitação para portadores de fissuras lábio palatinas localizados em diferentes regiões do país a saber: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, departamento de Cirurgia Plástica; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Cirurgia Plástica e Universidade Estadual do Rio de Janeiro, CETAC; Universidade de São Paulo, campos de Bauru, Centrinho; Centro de atendimento a pacientes Fissurados de Joinville e Hospital Infantil Albert Sabin de Fortaleza. Serão atendidos 4 pacientes de cada região do país totalizando 20 pacientes e os grupos educacionais serão compostos por cirurgiões plásticos, cirurgiões dentistas e ortodontistas destes Centros de referência em Fissuras lábio palatinas, os quais serão treinados para execução destes tratamentos ambulatoriais e cirúrgicos.

- Será realizado o estudo de custo benefício dos procedimentos cirúrgicos realizados com o objetivo de se implementar esta nova estratégia de bioengenharia de tecido ósseo no SUS, para que esta fonte não invasiva de células tronco mesenquimais (polpa de dentes decíduos) possa ser utilizada no tratamento destes pacientes pediátricos portadores de fissuras lábio palatinas, reduzindo a dor e morbidade da região doadora e promovendo a adequada reinserção destes indivíduos na comunidade.

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

Este projeto está relacionado ao Tema prioritário III (Pesquisas de Interesse Público em Saúde), no sub-tema I (Inovação científica e tecnológica).

O objetivo prioritário deste projeto que dá continuidade ao projeto realizado no triênio 2015-2017, é estabelecer novas metodologias cirúrgicas utilizando estratégias de bioengenharia de tecidos e células tronco para reabilitação funcional e estética de pacientes portadores de malformações craniofaciais e implementar a utilização destas estratégias no SUS. Estas novas abordagens poderão implicar na redução de custos do tratamento e menor morbidade para os pacientes.

As fissuras lábio palatinas (FLP) e as microssomias faciais (MF) são as malformações craniofaciais mais comuns presentes ao nascimento, com incidência de aproximadamente 0,5 a 2/1000 nascidos vivos para as FLP e de 1/5600 nascidos vivos para as MF. O tratamento destas malformações é longo desde o nascimento até a vida adulta, sendo necessárias várias intervenções cirúrgicas para reabilitação destes pacientes, além disto, são necessários outros tratamentos multidisciplinares como odontologia, fonoaudiologia e psicologia.

Neste contexto, nossa proposta de continuidade apresenta 3 sub-projetos baseados na bioengenharia de tecidos como forma de tratamento destas malformações craniofaciais:

a) Tratamento dos tecidos moles de portadores de Microssomia hemifacial utilizando estratégias de bioengenharia de tecidos;

b) Capacitação de profissionais de Centros especializados no tratamento de fissuras lábio palatinas para utilização da cirurgia de enxerto ósseo alveolar por bioengenharia de tecidos desenvolvida no triênio anterior (2015-2017), utilizando células tronco mesenquimais da polpa de dentes decíduos associadas a biomateriais.

c) Realização de estudo de custo benefício dos procedimentos cirúrgicos realizados.

Partes interessadas

- Hospital Sírio-Libanês
- Hospital Municipal Infantil Menino Jesus.
- Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo
- Centros de tratamento de portadores de malformações craniofaciais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, departamento de Cirurgia Plástica;
- Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Cirurgia Plástica e Universidade Estadual do Rio de Janeiro, CETAC;
- Universidade de São Paulo, campos de Bauru, Centrinho;
- Centro de atendimento a pacientes Fissurados de Joinville e Hospital Infantil Albert Sabin de Fortaleza)
- Sistema Único de Saúde

Contribuições esperadas para o SUS

Microssomia Hemifacial:

Os benefícios esperados para o desenvolvimento institucional do SUS estão diretamente relacionados ao desenvolvimento de novas metodologias para reabilitação cirúrgica destes pacientes envolvendo estratégias de bioengenharia de tecidos, utilizando células tronco mesenquimais, o que acarretará em uma melhora dos resultados cirúrgicos, por melhorar a vascularização dos tecidos enxertados fazendo com que o paciente não tenha necessidade de ser submetido ao enxerto de gordura em outros momentos pois o enxerto fica retido. Assim sendo, o paciente não necessitará mais esperar o término da maturidade esquelética (com 17 anos) para realizar o tratamento de partes moles da face, melhorando, portanto, o estigma da deformidade em idades mais precoces já com 10-11 anos de idade. A otimização dos resultados de enxerto de gordura, diminui número de procedimentos cirúrgicos necessários, diminuindo consequentemente morbidade e custos totais de tratamento.

Fissuras lábio Palatinas:

Os benefícios esperados para o desenvolvimento institucional do SUS estão diretamente relacionados à implementação no SUS de novas metodologias para reabilitação cirúrgica destes pacientes envolvendo estratégias de bioengenharia de tecido ósseo utilizando células tronco obtidas de uma fonte não invasiva (dentes decíduos), bem como visa realizar a transferência de tecnologia através de capacitação de profissionais de equipes multidisciplinares de outras regiões do país para aplicação desta estratégia de bioengenharia de tecidos, o que levará a uma melhora dos resultados cirúrgicos por reduzir ou eliminar morbidades, além de reduzir custos hospitalares e custos com as equipes multidisciplinares para reabilitação dos pacientes.

Status
Prestação de Contas Final aprovada
Trienio
2018-2020
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Estudos de avaliação e incorporação de tecnologia, Capacitação de recursos humanos, Pesquisas de interesse público em saúde, Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde
Tema Principal
Acesso, inovação e produção de medicamentos e tecnologias para a saúde
Tema Secundario
Formação em saúde
Publico Alvo
Profissionais assistenciais médicos
Projeto Colaborativo
Sim
Projeto Continuidade
Continuidade
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
36

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
5462237,0
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
5462237,0
Valor Aprovado
5462237,0

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Execução da Pesquisa

Tipo De Estudo Da Pesquisa
Bioengenharia para o tratamento de malformações craniofaciais congênitas
Metodologia

Microssomia Hemifacial

Considerações éticas

Este estudo será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e ao Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus. Todos os pacientes serão informados a respeito dos procedimentos relativos à pesquisa e assinarão termo de consentimento livre e esclarecido.

Local da pesquisa

Esta pesquisa será realizada no Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e junto ao Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.

Desenho do estudo

Ensaio clínico prospectivo, randomizado e controlado comparando dois tipos de intervenção para a reconstrução de partes moles faciais em 30 pacientes pediátricos portadores de microssomia craniofacial (MC): enxerto autógeno de gordura estruturado (EE) e enxerto autógeno de gordura estruturado e suplementado com ADSC (EC).Amostra

O recrutamento de pacientes será realizado no Ambulatório de Cirurgia Plástica do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus. Para participar do estudo, os participantes terão de preencher os seguintes critérios de inclusão:

Diagnóstico de MC unilateral;

Idade entre 10 e 17 anos;

Fenótipo M0, M1 ou M2a, e S1 ou S2 de acordo com a classificação OMENS-Plus;

Ausência de tratamento cirúrgico prévio em partes moles.

Para o cálculo de tamanho de amostra foi considerado um poder de 80%, alfa de 0,05, razão de expostos: não expostos à intervenção de 2:1, e os resultados obtidos por nosso grupo em um ensaio clínico randomizado prospectivo previamente realizado²⁹, no qual 100 % dos pacientes submetidos à intervenção proposta e 43 % dos pacientes no grupo controle apresentaram resultados excelentes ou bons, comparados com resultados insatisfatórios. Foi utilizado método de Fleiss (Fleiss, Statistical Methods for Rates and Proportions, Estados Unidos), através do software “OpenEpi”. O cálculo resultou numa amostra estimada em 20 pacientes no total, sendo 13 pacientes no grupo de intervenção e 7 pacientes no grupo controle. Considerando-se ainda uma taxa esperada de desligamento ou não adesão de 50%, serão recrutados 30 pacientes para o estudo, para os quais a alocação para os grupos será determinada através de uma sequência aleatória gerada por computador.

Producao Cientifica
Ensaio clínico randomizado sobre o uso de enxerto autógeno de gordura suplementado com células estromais derivadas do tecido adiposo para a reconstrução de partes moles faciais em pacientes pediátricos portadores de microssomia craniofacial (Daniela Yukie Sakai Tanikawa) Uso de células tronco mesenquimais para bioengenharia de tecido ósseo alveolar em pacientes portadores de fissura lábio (Daniela Franco Bueno)
Coordenador Da Pesquisa
Bernardo Garicochea

Prestação de Contas

Ano De Execucao
2019, 2020
Evolucao Das Metas E Indicadores

Cronograma das Entregas, Atividades e Marcos

Entrega 1: Microssomia Hemifacial

Atividade 1.1: Convocação dos pacientes de microssomia hemifacial - Executado 1° Semestre 2019

Atividade 1.2: Seleção dos pacientes de microssomia hemifacial - Executado 1° Semestre 2019

Atividade 1.3: Realização dos exames pré-operatórios e fotografia 3D pré-operatórios - Executado 1° Semestre 2019

Atividade 1.4: Realização das cirurgias de microssomia hemifacial - Executado 2° Semestre 2019

Atividade 1.5: Desenho e estruturação do estudo de custo-efetividade - Executado 1° Semestre 2020

Atividade 1.6: Caracterizar os resultados e análise de sensibilidades - Executado 1° Semestre 2020

Atividade 1.7: Discussão - Executado 2° Semestre 2020

Atividade 1.8: Descrição de resultados, das limitações e fragilidades do estudo - Executado 2° Semestre 2020

Atividade 1.9: Resultado orçamentário e implicações da intervenção - Executado 2° Semestre 2020

Atividade 1.10: Webinar – Inovações do tratamento clínico à bioengenharia de tecidos nas malformações congênitas - Executado 2° Semestre 2020

Entrega 2: Fissuras lábio palatinas

Atividade 2.1: Convocação dos pacientes portadores de fissuras lábio palatinas - Executado 2° Semestre 2019

Atividade 2.2: Seleção dos pacientes elegíveis de fissura lábio palatinas - Executado 2° Semestre 2019

Atividade 2.3: Exodontia dos dentes decíduos dos pacientes selecionados para obtenção das células troncos mesenquimais - Executado 2° Semestre 2019

Atividade 2.4: Transporte dos dentes decíduos para obtenção das células tronco mesenquimais no Laboratório de Processamento Celular do Hospital Sírio-Libanês - Executado 2° Semestre 2019

Atividade 2.5: Processamento da polpa dos dentes decíduos para obtenção das células tronco mesenquimais no Laboratório de Processamento Celular do Hospital Sírio-Libanês - Executado 2° Semestre 2019

Atividade 2.6: Associação das células tronco mesenquimais ao biomaterial no Laboratório de Processamento Celular do Hospital Sírio-Libanês - Executado 2° Semestre 2019

Atividade 2.7: Transporte do kit de Bioengenharia de tecido ósseo (células tronco associadas ao biomaterial) - Executado 1° Semestre 2020

Atividade 2.8: Realização de documentação ortodôntica e exames pré-operatórios (CT) - Executado 1° Semestre 2019

Atividade 2.9: Realização das cirurgias de fissuras lábio palatinas e capacitação dos profissionais dos Centros selecionados para utilização da bioengenharia de tecido ósseo nos portadores de fissura lábio palatinas - Executado 1° Semestre 2020

Atividade 2.10: Realização de exames de acompanhamento de neoformação óssea (06 meses pós-operatório e 12 meses pós-operatório) - Executado 2° Semestre 2020

Atividade 2.11: Tabulação dos dados para avaliação da eficiência da neoformação óssea - Executado 1° Semestre 2020

Atividade 2.12: Desenho e estruturação do estudo de custo-efetividade - Executado 2° Semestre 2019

Atividade 2.13: Caracterizar os resultados e análise de sensibilidades - Executado 2° Semestre 2019

Atividade 2.14: Discussão - Executado 2° Semestre 2020

Atividade 2.15: Descrição de resultados, das limitações e fragilidades do estudo - Executado 2° Semestre 2020

Atividade 2.16: Resultado orçamentário e implicações da intervenção - Executado 2° Semestre 2020

Atividade 2.17: Webinar – Inovações do tratamento clínico à bioengenharia de tecidos nas malformações congênitas - Executado 2° Semestre 2020

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Matheus
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/file/d/1Xa9b5TGRhMxj9p0lj-n8uzIMc3iF5IYR/view?usp=drive_link
Valor Executadoevalor Utilizado
4302022.15
Faixa Etaria Dos Participantes
0 a 5 anos, 6 a 11 anos, 12 a 17 anos, 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
Sexoedos Participantes
Feminino, Masculino
Raca Coredos Participantes
Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
Execucao Equipamento Software Valor Executado
4302022.15
Percentualede Execucao Financeira
0.7876
Tipo S De Produto S Proposto S
Capacitação (cursos)
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE), Tocantins (TO)
Colecao Fonte
proadi