PROADI-SUS

TeleUTI - Gestão Clínica Assistencial em Terapia Intensiva

NUP: 25000.010863/2024-00 ID: 25000.010863/2024-00

Identificação

Id
25000.010863/2024-00
Nup
25000.010863/2024-00

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital do Coração
Sigla
Hcor

Projeto

Titulo Do Projeto
TeleUTI - Gestão Clínica Assistencial em Terapia Intensiva
Objetivo Geral Do Projeto
Prover, por intermédio da expertise dos especialistas em medicina intensiva das entidades de saúde de reconhecida excelência (ESRE), apoio às equipes médicas e multiprofissionais no cuidado dos pacientes das UTIs participantes, por meio de telemedicina.
Objetivos Especificos Do Projeto
Acompanhar e apoiar a sustentabilidade das visitas multiprofissionais implantadas nas Unidades de Terapia Intensiva. Incentivar o desenvolvimento e a qualificação das equipes das Unidades de Terapia Intensiva.
Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

O projeto em questão visa, por meio da telemedicina, desenvolver um modelo de educação permanente associado à assistência remota ao paciente crítico, gerando segurança, qualificação e sistematização do cuidado. Além disso, o projeto pretende otimizar o gerenciamento de leitos, por meio da abordagem multiprofissional e acompanhamento horizontal do paciente, buscando a melhora de desfechos clínicos, como: tempo de internação, uso de ventilação mecânica e mortalidade. Adicionalmente, existe o uso racional do recurso público e a redução de desperdícios financeiros no SUS, que ao fim, aumentam o acesso dos pacientes aos leitos públicos e aumentam a segurança do paciente.
Para o usuário do SUS, o projeto pretende impactar na qualidade de atendimento das UTIs participantes, o que poderá refletir em uma alta precoce da unidade de terapia intensiva.
Outro benefício desse projeto é a participação das seguintes ESREs (HAOC, BP, Hcor, HIAE e HSL), o que possibilita maior capilaridade com maior impacto e divulgação dos resultados por meio da virtualização do projeto.

Status
Prestação de Contas Final aprovada
Trienio
2024-2026
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde
Tema Principal
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema Secundario
Formação em saúde, Saúde digital
Publico Alvo
Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos
Projeto Colaborativo
Sim
Projeto Continuidade
Continuidade
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
3

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2024-01-01T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2026-12-31T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
315920,54
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
304164,94
Valor Aprovado
315920,54

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Prestação de Contas

Ano De Execucao
2024
Evolucao Das Metas E Indicadores

O Projeto TeleUTI Brasil é uma iniciativa estratégica, com o objetivo de implementar um modelo assistencial de telemedicina em Unidades de Terapia Intensiva Adulto (UTIAs) em escala nacional. Este projeto visa integrar equipes multiprofissionais de entidades de saúde de reconhecida excelência (ESRE) com profissionais de instituições que apresentam carência de especialistas. A meta é a sistematização do atendimento, aprimoramento da qualidade do cuidado e minimização de riscos aos pacientes críticos assistidos pelo projeto.
Os benefícios esperados deste projeto foram:
Aperfeiçoamento do Atendimento: A telemedicina permite o acesso remoto a especialistas de renome, independentemente da localização geográfica, resultando em um atendimento mais eficaz e eficiente, e consequentemente, na melhoria dos resultados dos pacientes.
Minimização de Riscos: A orientação em tempo real por especialistas pode reduzir erros médicos e melhorar a segurança do paciente.
Fortalecimento do SUS: A melhoria na qualidade do atendimento e a redução de riscos contribuem para o fortalecimento do SUS. Além disso, ao abordar a carência de especialistas, o projeto ajuda a garantir que todos os brasileiros tenham acesso a cuidados de saúde de alta qualidade.
Impacto a Longo Prazo: O projeto tem o potencial de promover uma transformação significativa no atendimento em UTIs em todo o país a médio e longo prazo. Ao demonstrar a eficácia da telemedicina, é possível incentivar sua adoção em larga escala, o que por sua vez pode resultar em melhorias duradouras no sistema de saúde brasileiro.
Portanto, o Projeto TeleUTI Brasil é uma iniciativa que traz benefícios significativos para o SUS e para a saúde dos brasileiros. Ele representa um passo importante na direção de um sistema de saúde mais forte e mais resiliente.

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Kenia
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/drive/folders/1HhzI7VeQfqgcN0OY47Eknks5EmRjM1q_
Valor Executadoevalor Utilizado
304164.94
Servicos Medico Assistenciais Tipo De Atendimento
Prestação de serviço médico-assistencial, voltado à assistência remota por telemedicina em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)
Servicos Medico Assistenciais Especialidades
Enfermeiro, médicos e fisioterapeutas
Execucao Equipamento Software Valor Executado
304164.94
Percentualede Execucao Financeira
1.0
Tipo S De Produto S Proposto S
Serviço
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Pará (PA), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE), Tocantins (TO)
Servicos Medico Assistenciais No De Pacientes Atendidos So Numeros
164.0
Servicos Medico Assistenciais Coordenador A
Dr. Frederico Aranha de Brito
Colecao Fonte
proadi