DigiSUS: Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação de e-Saúde para o Brasil.
Identificação
- Id
- 25000.010879/2021-61
- Nup
- 25000.010879/2021-61
Instituição
- Instituicao Proponente
- Hospital Alemão Oswaldo Cruz
- Sigla
- HAOC
Projeto
- Titulo Do Projeto
- DigiSUS: Plano de Ação, Monitoramento e Avaliação de e-Saúde para o Brasil.
- Objetivo Geral Do Projeto
- Elaboração da metodologia de Governança, do Monitoramento e Avaliação e da Inovação para a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil; Estabelecimento e consolidação dos processos e instâncias de gestão do plano de ação, avaliação e monitoramento da Estratégia de Saúde Digital; e realização de atividades específicas para subsídios para execução dos processos de governança, recursos organizacionais essenciais e para a inovação da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil.
- Objetivos Especificos Do Projeto
- 1. Apoiar a implantação e expansão do Programa Conecte SUS por meio de ações para a expansão do programa; 2. Apoiar ações de Governança e Liderança da ESD28, por meio do desenvolvimento de metodologias e ações para a atualização da ESD28; 3. Apoiar a evolução do Índice de Maturidade Digital dos Estabelecimentos de Saúde (IMDES); 4. Apoiar a concepção, implementação e gestão do Ecossistema de Inovação da ESD28.
- Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto
-
Em um mundo cada vez mais digital, que oferece oportunidades sem precedentes para melhorar a maneira como serviços de saúde podem ser oferecidos aos cidadãos e sociedade por meio de ideias inovadoras, investir em tecnologias digitais modernas é fundamental para todo o sistema de saúde, para apoiar os profissionais e gestores de saúde em suas decisões e fornecer cuidados contemporâneos e integrais para toda a população. Igualmente importante é capacitar pessoas que recebem cuidados de saúde, para acessar e gerenciar sistemas e aplicações apropriadas com facilidade de suas próprias informações de saúde, o que potencialmente promoverá autonomia, autocuidado além da continuidade do cuidado.
As soluções de Saúde Digital contribuem para aumentar o acesso aos serviços de saúde, oferecer capacitação para os profissionais de saúde, engajar cidadãos, fornecer melhores diagnósticos e informações de saúde para o indivíduo e apoiar o processo de decisão clínica dos gestores de serviço de saúde.
Segundo relatórios da ... - Status
- Prestação de Contas Final aprovada
- Trienio
- 2021-2023
- Area De Atuacao Principal Do Projeto
- Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde
- Tema Principal
- Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
- Tema Secundario
- Gestão do SUS
- Publico Alvo
- Profissionais assistenciais médicos, Profissionais administrativos, Gestores
- Projeto Colaborativo
- Não
- Projeto Continuidade
- Continuidade
- Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
- 32
Datas
- Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
- 2021-04-16T00:00:00Z
- Data Do Fim Do Projeto
- 2023-12-31T00:00:00Z
Valores Financeiros
- Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
- 8803229,0
- Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
- 8803229,0
Local de Execução
- Abrangencia Territorial Do Projeto
- Nacional
Capacitação
- Palestra Tema Titulo
-
- Oficina de Revisão de Competências em Informática em Saúde no CBIS 2022;
- Apoio para Diagnóstico das ações de Capacitação em Informação e Informática em Saúde e Saúde Digital;
- Oficina de alinhamento conceitual e metodológico para planejamento e mentoria em Inovação em Saúde Digital ;
- Apoio a gestão das cooperações nacionais e análise de oportunidades e novas cooperações;
- Apoio a gestão das cooperações internacionais e análise de oportunidades e novas cooperações;
- Oficina de alinhamento conceitual da metodologia para desenvolvimento de projetos com equipe interna da CGIIS (por exemplo: Design Thinking); - Palestra Modalidade
- Híbrida
Prestação de Contas
- Ano De Execucao
- 2023
- Evolucao Das Metas E Indicadores
-
As ações realizadas pelo projeto resultaram em contribuições relevantes para a estruturação da Saúde Digital enquanto política pública no Brasil no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), com impacto positivo tanto no sistema público quanto na saúde suplementar, contribuindo para o fortalecimento do cuidado integral da população brasileira.
A partir da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil 2020-2028 (ESD28), em cuja construção o projeto teve papel fundamental no triênio anterior (2018-2020), o projeto contribuiu para a sua materialização, por meio do apoio ao fortalecimento e à expansão das plataformas Conecte SUS, e para a sua evolução, por meio do fornecimento de subsídios para o desenvolvimento de programas nacionais, como é o caso, por exemplo, do apoio à construção de um instrumento de avaliação do nível de maturidade em Saúde Digital de estados e municípios, cujo resultado orientará a elaboração de planos de transformação digital, vinculados a um programa nacional.
A inclusão das demandas e necessidades de gestores, profissionais de saúde e usuários(as) do SUS no processo de desenvolvimento de instrumentos de Saúde Digital, como o Conecte SUS, também foi uma contribuição do projeto, por meio da realização de oficinas de inovação e do apoio a ações de escuta e levantamento de demandas. Esse processo de escuta, além de tornar as ferramentas tecnológicas do Ministério da Saúde mais aderentes às necessidades de todos(as) aqueles(as) que constroem, fazem parte e utilizam o SUS, também contribui para aumentar o engajamento no uso das plataformas digitais.
Concluímos este terceiro ano do triênio com ações e resultados que convergem para os benefícios esperados. Dentre as entregas realizadas estão: oficinas de inovação voltadas para o desenvolvimento do Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital e para a Equidade Étnico-Racial na Saúde Digital; o “Parecer de Avaliação da Implementação da ESD28”; o “Parecer Técnico sobre a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS)”; o 4º e 5º Relatório de Monitoramento e Avaliação da ESD28; as Visitas Técnicas de Expansão do Conecte SUS nos estados do Piauí e de Minas Gerais; dentre outras. Todas essas ações garantem que a Saúde Digital esteja na pauta de gestores públicos e profissionais de saúde.
Outros Campos
- Extracao Do Sei
- FINALIZADA
- Extracao De Dados
- FINALIZADA
- Responsavel Pelo Preenchimento
- Daianny/Kenia
- Link Do Arquivo Do Projeto
- https://drive.google.com/drive/folders/1FpCqBn8rl5MV015WO5Lo29d0nap0AVcI
- Valor Executadoevalor Utilizado
- 8512599.33
- Palestra Faixa Etaria Dos Participantes
- 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
- Palestra Sexo Dos Participantes
- Feminino, Masculino
- Palestra Raca Cor Dos Participantes
- Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
- Palestra Tipo De Profissionais Capacitados
- Gestores SUS
- Execucao Equipamento Software Descricao
- Implantação do Conecte SUS nas regiões
- Execucao Equipamento Software Detalhamento
-
A atividade envolveu o mapeamento da jornada de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), abrangendo todo o ecossistema de bases de dados do Ministério da Saúde, além de considerar a troca de informações entre os diversos sistemas e estabelecimentos de saúde.
Na primeira etapa, procedeu-se à análise do fluxo dos registros de saúde até o Conecte SUS. Inicialmente, foram analisados os Modelos de Informação, seguidos pelo Modelo Computacional. Após a implementação desses modelos na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o mesmo torna-se acessível aos integradores, que passam a enviar os dados para a RNDS. Estes, por sua vez, são disseminados nas plataformas do Conecte SUS.
A segunda etapa consistiu na análise da estrutura da arquitetura de dados do DATASUS, com a identificação das bases individuais e assistenciais que compõem os diferentes sistemas.
Concluída essa fase, foi elaborado um infográfico que destaca as fontes de registros dos dados, os tipos de estabelecimentos onde ocorre a captura e coleta desses dados, e, por fim, os canais de disseminação. Além disso, o trabalho entregue envolveu uma análise minuciosa do Conecte SUS Profissional e do aplicativo Conecte SUS Cidadão no sentido de identificar de qual fonte vem cada dado apresentado nessas plataformas, considerando os modelos de informação/computacional desenvolvidos, bem como as bases de dados individuais. - Execucao Equipamento Software Valor Executado
- 8512599.33
- Percentualede Execucao Financeira
- 0.9599
- Tipo S De Produto S Proposto S
- Serviço
- Regiao S Atendida S Pelo Projeto
- Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
- Estado S Atendido S Pelo Projeto
- Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI)
- Colecao Fonte
- proadi