Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS
Identificação
- Id
- 25000.012046/2021-35
- Nup
- 25000.012046/2021-35
Instituição
- Instituicao Proponente
- Hospital Alemão Oswaldo Cruz
- Sigla
- HAOC
Projeto
- Titulo Do Projeto
- Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS
- Objetivo Geral Do Projeto
- Fortalecer a gestão estratégica estadual do SUS.
- Objetivos Especificos Do Projeto
- 1) Ofertar suporte técnico e metodológico para o Monitoramento e para a Avaliação dos Planos Estaduais de Saúde (PES); 2) Apoiar técnica e metodologicamente o aperfeiçoamento de processos gerenciais das equipes das SES em relação ao PES, a partir das demandas identificadas nas atividades de Educação Permanente do projeto; 3) Ofertar suporte técnico e metodológico para o planejamento estratégico do quadriênio 2024-2027
- Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto
-
A complexa realidade que se apresenta ao Sistema Único de Saúde (SUS) no tocante às ações de gestão e a atenção à saúde, que se intensifica diante o cenário epidemiológico posto a partir da Pandemia da COVID19, traz como fundamental o apoio à gestão das secretarias estaduais de saúde e a busca constante pelo aprimoramento do sistema de saúde brasileiro e das políticas públicas que o compõem, em especial a utilização do planejamento estratégico como ferramenta indispensável da gestão estadual da saúde. "O planejamento e a ação são inseparáveis. O plano é o cálculo que precede e preside a ação" (Matus, 1993).
O Plano de Saúde é o instrumento central de planejamento para definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito da saúde de cada esfera da gestão do SUS para o período de quatro anos. Explicita os compromissos do governo para o setor saúde e reflete, a partir da análise situacional, as necessidades de saúde da população e as peculiaridades próprias de cada esfera. Configura-se como base para ... - Status
- Prestação de Contas Final aprovada
- Trienio
- 2021-2023
- Area De Atuacao Principal Do Projeto
- Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde
- Tema Principal
- Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
- Tema Secundario
- Gestão do SUS
- Publico Alvo
- Profissionais administrativos, Gestores
- Projeto Colaborativo
- Não
- Projeto Continuidade
- Continuidade
- Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
- 32
Datas
- Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
- 2021-04-16T00:00:00Z
- Data Do Fim Do Projeto
- 2023-12-31T00:00:00Z
Valores Financeiros
- Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
- 13996201,0
- Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
- 13672332,16
- Valor Aprovado
- 13996201,0
Local de Execução
- Abrangencia Territorial Do Projeto
- Estadual
Capacitação
- Palestra Tema Titulo
- - As ferramentas do Planejamento Estratégico Situacional; - A importância e as interpelações da Análise Situacional na definição das prioridades em saúde; - Monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Saúde com foco em indicadores;
- Palestra Modalidade
- Híbrida
Prestação de Contas
- Ano De Execucao
- 2023
- Evolucao Das Metas E Indicadores
-
Compete às três esferas de governo - municipal, estadual e federal - em conjunto, estabelecer mecanismos de monitoramento e avaliação dos serviços de saúde, compreender e monitorar o estado de saúde e qualidade de vida da população, e assegurar a implementação efetiva do arcabouço legal, administrativo e sanitário para alcançar as metas de saúde e gerenciar os recursos financeiros e orçamentários de forma eficiente. Essa garantia, estruturada por meio de políticas públicas, se otimiza por meio de um amplo e consistente processo de planejamento, monitoramento e avaliação. No entanto, os desafios práticos para alcançar esse processo ideal são diversos. Entre eles, destacam-se a falta de coerência na elaboração dos instrumentos de planejamento de saúde e gestão estaduais (como o PES, PPA, LOA, LDO e plano de governo), a dificuldade de apropriação do Plano Estadual de Saúde (PES) pela equipe da SES (devido à construção centralizada e à separação entre orçamento e estratégia), a obrigatoriedade na elaboração dos instrumentos de gestão e de prestação de contas (como RDQA e RAG), a fragilidade nos processos de monitoramento e avaliação do Plano Estadual de Saúde, e a dificuldade no desenvolvimento de práticas gerenciais pelas equipes das SES.
Nesse contexto, era esperado que o projeto fortalecesse a gestão estratégica estadual do SUS, fornecendo suporte técnico e tecnológico para o planejamento, monitoramento e avaliação dos Planos Estaduais de Saúde das 27 Unidades
Federativas, auxiliando na implementação de ferramentas de gestão direcionadas aos objetivos estratégicos, suas metas e indicadores, e promovendo o desenvolvimento de competências para aprimorar os processos gerenciais das equipes das SES.
Ao longo do projeto desenvolveram-se competências para o fortalecimento do trabalho e da gestão a partir de um eixo de capacitação que, por meio de reflexão da prática e da educação permanente, promoveram o debate crítico e reflexivo em torno da prática articulada e intersetorial das diferentes ferramentas e mecanismos de gestão, significando um investimento oportuno e uma solução viável para o alcance de resultados satisfatórios no SUS. As oficinas de trabalho, conduzidas por uma equipe de facilitação experiente, desempenharam um papel fundamental no desenvolvimento de produtos que embasaram tanto o monitoramento e a avaliação do Plano Estadual de Saúde (PES) nos anos de 2021 e 2022, quanto seu planejamento 2024-2027, durante o último ano do triênio, em 2023.
A participação destas equipes nas Unidades Curriculares (UCs) da PDA em 2023 foi crucial para o aprimoramento das práticas gerenciais. As UCs abordaram temas essenciais, como "Planejamento Estratégico Situacional em Saúde" e "Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Saúde com Foco em Indicadores", destacando-se como elementoschave para o aprimoramento da gestão do PES. Embora a PDA tenha sido direcionada para as equipes técnicas das SES que compunham o grupo de trabalho do projeto, ela não excluiu outras representações técnicas que estivessem fora do GT. Isso ocorreu porque a falta de integração entre os setores internos da SES e com outras secretarias foi identificada como um dos principais desafios na gestão do PES, questão que o projeto se propôs a abordar.
Segundo os resultados das pesquisas de autoavaliação elaborada pela equipe de gestão do projeto e respondida pelos participantes das SES na PDA, em todas as unidades curriculares (UC I, I, III, IV e V), a estratégia teve resultados positivos no aprimoramento de processos gerenciais e, portanto, aplicabilidade e conexão com os desafios lidados no ambiente de gestão do PES e consequentemente do SUS. No Item 10, os conteúdos, dinâmicas e resultados obtidos pelas UC IV e V, no ano de 2023, foram detalhados e podem ser analisados.
Também foram colhidos depoimentos de gestores e interlocutores sobre as mudanças percebidas na SES após apoio do projeto e estas dialogam com resultados expostos acima. Estes depoimentos constam na publicação mencionada acima
e no canal de vídeos no seguinte link: https://www.youtube.com/@fortalecimentodagestaoesta7822. De maneira geral as estratégias apoiadas pelo projeto promoveram mudanças significativas na SES, abrangendo desde a revisão de processos internos (como a implementação de reuniões regulares para avaliação e monitoramento, a melhoria da comunicação interna e a organização da agenda de projetos) até a integração da equipe (com a consolidação de uma identidade e o empoderamento dos membros do GT do PES, a organização da equipe e a integração com outras áreas), a comunicação com outras áreas da SES, a criação e revisão de instrumentos de planejamento, o monitoramento e gestão do SUS, e o aprimoramento das práticas de trabalho das equipes. Em suma, o projeto contribuiu para o fortalecimento ou estabelecimento de uma cultura organizacional coesa na condução das políticas públicas de saúde pela SES. De forma conclusiva o projeto demonstrou sua aplicabilidade e benefícios dos seus resultados para o SUS.
Outros Campos
- Extracao Do Sei
- FINALIZADA
- Extracao De Dados
- FINALIZADA
- Responsavel Pelo Preenchimento
- Daianny/Kenia
- Link Do Arquivo Do Projeto
- https://drive.google.com/drive/folders/1Btf9hg_-mamXXWoQrpalK-hYwnF8hUm2
- Valor Executadoevalor Utilizado
- 13313508.09
- Palestra Tipo De Profissionais Capacitados
- Gestores do SUS
- Execucao Equipamento Software Valor Executado
- 13313508.09
- Percentualede Execucao Financeira
- 0.97
- Tipo S De Produto S Proposto S
- Capacitação (cursos)
- Regiao S Atendida S Pelo Projeto
- Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
- Estado S Atendido S Pelo Projeto
- Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI)
- Palestra Numero De Pessoas Capacitadas So E Permitido Numero
- 325.0
- Colecao Fonte
- proadi