PROADI-SUS

PROJETO IC - Coração bem cuidado. Ensaio clínico fase II randomizado, multicêntrico, nacional, que visa avaliar a efetividade da promoção de autocuidado utilizando estratégia multifacetada baseada no envio de mensagens SMS para pacientes com insuficiência cardíaca.

NUP: 25000.013250/2021-73 ID: 25000.013250/2021-73

Identificação

Id
25000.013250/2021-73
Nup
25000.013250/2021-73

Instituição

Instituicao Proponente
Associação Hospitalar Moinhos de Vento
Sigla
AHMV

Projeto

Titulo Do Projeto
PROJETO IC - Coração bem cuidado. Ensaio clínico fase II randomizado, multicêntrico, nacional, que visa avaliar a efetividade da promoção de autocuidado utilizando estratégia multifacetada baseada no envio de mensagens SMS para pacientes com insuficiência cardíaca.
Objetivo Geral Do Projeto
Desenvolver e avaliar a factibilidade de uma estratégia de monitorização, educação e autocuidado para otimizar o manejo do paciente com insuficiência cardíaca (IC) pós-alta hospitalar.
Objetivos Especificos Do Projeto

1) Desenvolver um programa de autocuidado e educação para pacientes com alta recente de internação por IC descompensada.
2) Realizar estudo de eficácia, testando estratégias inovadoras de monitoramento, educação e autocuidado de pacientes com IC descompensada, tendo como desfecho primário a redução dos níveis séricos de NT-proBNP em 180 dias.
3) Avaliar a factibilidade e grau de satisfação do uso de uma ferramenta de monitoramento, educação e interação paciente e cuidador/profissional da saúde, considerando as diferenças socioculturais, e nível de escolaridade dos pacientes estratificados por idade.
4) Avaliar a qualidade de vida relacionada à saúde em 180 dias, escala de autocuidado, conhecimento em IC e adesão ao tratamento de IC, eventos adversos graves, desfechos clínicos em 180 dias (mortalidade global e cardiovascular, reinternação global e por IC), mortalidade em 12 meses, e variação de EVA (Escala Visual Analógica) de dispneia.
5) Avaliar o custo de implantação de estratégias inovadoras de moni...

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

A insuficiência cardíaca (IC) é caracterizada como a incapacidade de manter as necessidades metabólicas dos tecidos, quando o coração não consegue manter o débito cardíaco adequado, ou consegue fazê-lo à custa de aumento das pressões de enchimento do ventrículo esquerdo. As causas da IC incluem as cardiopatias de origem isquêmica, hipertensiva, valvular e congênita, as cardiomiopatias (dilatada, hipertrófica e restritiva), as arritmias (taquicardiomiopatias), o uso de álcool e drogas, e as doenças do pericárdio. A causa mais comum de IC no mundo é a doença isquêmica, associada à necrose miocárdica, causando perda de tecido contrátil e disfunção ventricular sistólica esquerda. O registro Breathe ("Brazilian Registry of AcuTe Heart FailurE"), estudo recente de iniciativa do Departamento de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia, permitiu a avaliação detalhada de características de pacientes que internam com diagnóstico primário de IC agudamente
descompensada em hospitais de todas as r...

Status
Em execução
Trienio
2021-2023
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Pesquisas de interesse público em saúde
Tema Principal
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema Secundario
Cuidados paliativos
Publico Alvo
Profissionais assistenciais médicos, Usuários/Pacientes, Pesquisadores
Projeto Colaborativo
Não
Projeto Continuidade
Continuidade
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
32

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2021-04-22T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2023-12-31T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
2091035,77
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
2887896,46

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
REVISAR
Responsavel Pelo Preenchimento
Hosana/Kênia
Tipo S De Produto S Proposto S
Serviço
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI)
Colecao Fonte
proadi