PROADI-SUS

Apoio à criopreservação e armazenamento de sangue de cordão umbilical e placentário para uso em transplantes – HSL

NUP: 25000.013878/2024-11 ID: 25000.013878/2024-11

Identificação

Id
25000.013878/2024-11
Nup
25000.013878/2024-11

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital Sírio Libanês
Sigla
HSL

Projeto

Titulo Do Projeto
Apoio à criopreservação e armazenamento de sangue de cordão umbilical e placentário para uso em transplantes – HSL
Objetivo Geral Do Projeto
O Projeto Banco de Cordão tem como objetivo, realizar a manutenção das unidades de SCUP que se encontram criopreservadas no Hospital Sírio-Libanês.
Objetivos Especificos Do Projeto
Manter a integridade e disponibilização das unidades de sangue cordão umbilical e placentário já criopreservadas em tanque de nitrogênio líquido.
Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

O benefício deste projeto ao Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser mensurado por meio da observação de melhora na sobrevida e qualidade de vida dos pacientes que dispuserem ou tiverem acesso a tratamentos realizados com as amostras de SCUP ora crio preservadas. O uso dessas unidades de SCUP está indicado para o tratamento e o controle de doenças crônicas graves e atualmente sem cura, tais como, a fibrose cística e a doença de Parkinson, bem como no transplante de medula, entre outras condições. Desta maneira, a proposta de manutenção das bolsas de SCUP pode, além do seu uso assistencial, contribuir para a produção do conhecimento científico, promovendo o acesso da população às tecnologias em saúde de forma equitativa, igualitária, progressiva e sustentável, dentro das instituições públicas transplantadoras de medula óssea da Rede BrasilCord. Com estes benefícios aos pacientes, este projeto contribui no desenvolvimento Institucional do SUS.

Status
Prestação de Contas Final aprovada
Trienio
2024-2026
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde
Tema Principal
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema Secundario
Cuidados paliativos, Formação em saúde, Transplantes
Publico Alvo
Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos, Pesquisadores
Projeto Colaborativo
Não
Projeto Continuidade
Continuidade
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
3

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2024-01-01T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2026-12-31T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
261741,12
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
71131,59
Valor Aprovado
71131,59

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Capacitação

Palestra Tema Titulo
Manter a integridade e disponibilização das unidades de sangue cordão umbilical e placentário criopreservadas Manter a integridade das bolsas de SCUP Preservação e controle de unidades criopreservadas de SCUP Disponibilizar as bolsas para a REREME
Palestra Modalidade
Presencial

Prestação de Contas

Ano De Execucao
2024
Evolucao Das Metas E Indicadores

O projeto Apoio à criopreservação e armazenamento de sangue de cordão umbilical e placentário para uso em transplantes tem como principal objetivo a manutenção do acervo das amostras de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (SCUP). O BSCUP foi inaugurado em março de 2010 com a finalidade da produção de produtos celulares constituídos por células progenitoras hematopoiéticas (CPH) derivadas de sangue de cordão umbilical e placentário (SCUP), provenientes de doação em hospital da rede pública municipal, para utilização na realização de transplantes de medula óssea halogênicos não aparentados, sendo parte da Rede BrasilCord que reúne os Bancos Públicos de SCUP brasileiros.
Uma vez que a etapa de coleta foi finalizada em janeiro de 2018, a manutenção das referidas bolsas vem sendo realizada no BSCUP do HSL que segue todos os requisitos mínimos e orientações especificados na legislação brasileira vigente, a RDC nº 56, de 16 de dezembro de 2010, a qual dispõe sobre o regulamento técnico para funcionamento dos laboratórios de processamento de células progenitoras hematopoéticas (CPH) provenientes de medula óssea, sangue periférico e sangue de cordão umbilical e placentário. O BSCUP segue também os Standards e Guidelines da FACT – Foundation for the Accreditation of Cellular Therapy e da Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB), objetivando a qualidade e a obtenção de certificações
internacionais. O processo de congelamento e armazenamento, em temperaturas baixas e ultrabaixas de produtos de terapia celular, tem como objetivo preservar as células de modo que, ao seu descongelamento, preservem um grau significante de viabilidade e função.
O principal benefício deste projeto para o Sistema Único de Saúde (SUS) consistiu na preservação do acervo de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (SCUP), assegurando a qualidade das amostras durante todo o período de execução do projeto. O acervo permaneceu disponível para utilização em pacientes da rede pública nacional, diagnosticados com doenças do sistema sanguíneo e imunes, incluindo aqueles com indicação para transplante de medula óssea que não possuem doadores compatíveis.

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Kenia
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/drive/folders/1mN6O4Oi6fwiAiVKo6CndDeDQCM4lyC47
Valor Executadoevalor Utilizado
71131.59
Execucao Equipamento Software Valor Executado
71131.59
Percentualede Execucao Financeira
1.0
Tipo S De Produto S Proposto S
Serviço
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Pará (PA), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE), Tocantins (TO)
Colecao Fonte
proadi