PROADI-SUS

Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares

NUP: 25000.013925/2024-27 ID: 25000.013925/2024-27

Identificação

Id
25000.013925/2024-27
Nup
25000.013925/2024-27

Instituição

Instituicao Proponente
Beneficência Portuguesa
Sigla
BP

Projeto

Titulo Do Projeto
Apoio à Implementação das Boas Práticas na Atenção à Cardiologia e Urgências Cardiovasculares
Objetivo Geral Do Projeto
Qualificar em serviço os profissionais de saúde nas unidades beneficiadas, fortalecendo as boas práticas no manejo clínico de pacientes na linha de atenção à cardiologia e urgências cardiovasculares por meio do monitoramento do uso de repositório de trocas de informações eletrocardiográficas, desenvolvimento profissional e implementação de diretrizes assistenciais em Síndrome Coronariana Aguda.
Objetivos Especificos Do Projeto

1. Disponibilizar e sistematizar o uso de repositório de trocas de informações eletrocardiográficas (telediagnóstico) como um método de apoio clínico e diagnóstico nas cinco regiões do país, de até 150 unidades de pronto atendimento (UPAs) simultaneamente em no mínimo em 3 meses; 2. Promover o acesso aos especialistas em cardiologia por meio das teleconsultorias cardiológicas nos casos de Infarto Agudo do Miocárdio e Arritmias graves para todas as UPAs participantes do projeto; 3. Treinar as equipes multiprofissionais das UPAs contempladas quanto ao manejo integrado nos cuidados aos pacientes em urgências cardiovasculares por meio das Sessões de Aprendizagem Virtuais (SAV); 4. Reduzir o tempo porta-ECG, no mínimo, em 20%, nos casos de infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST (IAMCSST), considerado os dados coletados nos primeiros 2 meses de projeto do triênio anterior (fase pré-intervenção) em até 15 UPAs participantes do projeto como eixo; 5. Reduzir o tempo porta-agulha, no mínimo, em 20%, nos casos de infarto agudo do miocárdio com elevação do segmento ST (IAMCSST), considerado os dados coletados nos primeiros 2 meses de projeto do triênio anterior (fase pré-intervenção) em até 15 UPAs participantes do projeto como eixo; 6. Aumentar e/ou manter o mínimo de 85% a adesão à terapia medicamentosa indicada na SCA, considerando os dados coletados nos primeiros 2 meses de projeto do triênio anterior (fase pré-intervenção), em até 15 UPAs participantes do projeto como eixo; 7. Aumentar e/ou manter o mínimo de 85% a adesão às estratégias de reperfusão medicamentosa disponíveis considerando os dados coletados nos primeiros 2 meses de projeto do triênio anterior (fase pré-intervenção), em até 15 UPAs participantes do projeto como eixo.

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

As possibilidades do uso de estratégias conectadas para cuidados integrados são benéficas para os usuários do SUS na escala geográfica brasileira, uma vez que a oferta do diagnóstico e consultoria cardiológica por profissionais qualificados podem impactar na oferta de serviços em saúde e nos desfechos da população usuária devido à extensão de serviços especializados ofertados, além da qualificação dos profissionais de saúde durante assistência prestada. Desta forma, projetos que promovam estratégias para que profissionais de saúde desenvolvam continuamente competências e habilidades na coordenação do manejo de seus pacientes e apoiem o reconhecimento das soluções digitais como ferramentas para a prática clínica podem impactar positivamente no desenvolvimento e fortalecimento do SUS.

Status
Em execução
Trienio
2024-2026
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde
Tema Principal
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema Secundario
Formação em saúde
Publico Alvo
Profissionais assistenciais não-médicos, Profissionais assistenciais médicos
Projeto Colaborativo
Sim
Projeto Continuidade
Continuidade
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
3

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2024-01-01T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
7345296,38

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Capacitação

Palestra Tema Titulo
Sessões de Aprendizagem Virtual (SAV) – Boas Práticas em Cardiologia
Palestra Modalidade
Virtual (Sessões de Aprendizagem Virtual – SAV)

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Daianny
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/file/d/1E-eB6RZ-TmVfnPnYkG2xSvTso2ZiU5_q/view?usp=drive_link
Palestra Faixa Etaria Dos Participantes
18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
Palestra Tipo De Profissionais Capacitados
Equipes multiprofissionais das UPAs (enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem e gestores locais)
Tipo S De Produto S Proposto S
Capacitação (cursos)
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE), Tocantins (TO)
Colecao Fonte
proadi