PROADI-SUS

Fortalecimento das Áreas de Regulação e Apoio à Contratualização nas Secretarias Estaduais de Saúde

NUP: 25000.014017/2024-51 ID: 25000.014017/2024-51

Identificação

Id
25000.014017/2024-51
Nup
25000.014017/2024-51

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital Sírio Libanês
Sigla
HSL

Projeto

Titulo Do Projeto
Fortalecimento das Áreas de Regulação e Apoio à Contratualização nas Secretarias Estaduais de Saúde
Objetivo Geral Do Projeto

Prestar apoio técnico e metodológico para contribuir com o fortalecimento da área de regulação, aprimorando o processo de contratualização dos hospitais, nas Secretarias Estaduais de Saúde (SES) que aderirem ao projeto, abrangendo o limite máximo de 2 (duas) unidades hospitalares próprias, por unidade federativa, que servirão de laboratório para a implementação de melhorias na construção, no monitoramento e na avaliação dos contratos, visando maior eficiência e efetividade contratual destes nas Redes de Atenção à Saúde.

Objetivos Especificos Do Projeto
Disseminar conhecimento voltado a monitoramento e avaliação de instrumentos de contratualização junto às SES e aos HL. Organizar transferência de conhecimento elaborado durante a execução do projeto ao Ministério da Saúde.
Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

O projeto tem como premissa a possibilidade de atender às diversas modalidades de gerência, onde cada uma delas possui particularidades, sendo sensíveis às heterogeneidades instrumentais. Entende-se que, quando os instrumentos de contratualização não se encontram adequados, são suscetíveis a fragilidades no acesso, custeio, qualidade e monitoramento dos serviços prestados à população local. Dessa forma, a elaboração de instrumentos de contratualização é fundamental para a definição e acompanhamento das ações que visam promover a prestação de serviços de qualidade à população, respeitando-se a realidade das Unidades Federativas (UF) e dos estabelecimentos de saúde contratualizados em suas diferentes modalidades.
Analisando o cenário exposto, o projeto tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e para aprimoramento da Atenção à Saúde, por meio do desenvolvimento de ações, conforme as diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde (MS), baseado no apoio ao desenvolvimento e à implementação das Políticas de Atenção à Saúde para o Fortalecimento do SUS – sendo que a construção das Redes de Atenção à Saúde (RAS) pressupõe parcerias e contratualizações com base em necessidades de saúde, construídas a partir do perfil de morbimortalidade da população de referência.
Para Mendes (2014), um dos desafios é o ajuste da oferta e demanda, por uma ação que se inicia pela racionalização da demanda, seguida pela racionalização da oferta, só havendo incremento da oferta caso seja julgado necessário, a partir do que chama de “inteligência regulatória” que seja norteadora, identificando as demandas que devam ou não ser atendidas do modo como são solicitadas.
Desta forma, o projeto o “Fortalecimento das Áreas de Regulação e Apoio à Contratualização nas Secretarias Estaduais de Saúde”, com sua metodologia e ferramentas desenvolvidas, constitui importante instrumento de apoio a esta reorganização, cujo escopo dialoga diretamente com a recém-publicada Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde (PNAES), enquanto auxilia a efetivação dos Planos Estaduais de Saúde – necessários à construção das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e do SUS.

Status
Em execução
Trienio
2024-2026
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde
Tema Principal
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema Secundario
Gestão do SUS
Publico Alvo
Profissionais administrativos, Gestores
Projeto Colaborativo
Não
Projeto Continuidade
Continuidade
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
3

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2024-01-01T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2026-12-31T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
3390906,81

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Capacitação

Palestra Tema Titulo
REALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA Consiste em programar e realizar Sessão de Aprendizagem Virtual (SAV) para aprimoramento de recursos humanos da SES e dos HL voltadas às temáticas de monitoramento e avaliação de instrumentos de contratualização. REALIZAR TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE E ENCERRAMENTO DO PROJETO Estruturar relatório final da execução do projeto, considerando o percurso metodológico, as ferramentas desenvolvidas e os resultados aferidos durante o projeto.
Palestra Modalidade
Virtual e síncrona

Prestação de Contas

Ano De Execucao
2024

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Kenia
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/drive/folders/1B6BrxHfjncTxDIkQsRttuQe917wrh89i
Palestra Faixa Etaria Dos Participantes
18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
Palestra Sexo Dos Participantes
Masculino, Feminino
Palestra Raca Cor Dos Participantes
Indígena, Amarela, Parda, Preta, Branca
Palestra Tipo De Profissionais Capacitados
profissionais das Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e dos Hospitais-Laboratório (HL)
Tipo S De Produto S Proposto S
Capacitação (cursos)
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Pará (PA), Minas Gerais (MG), Mato Grosso do Sul (MS), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE), Tocantins (TO)
Colecao Fonte
proadi