PROADI-SUS

Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS - DGPSUS

NUP: 25000.014434/2021-51 ID: 25000.014434/2021-51

Identificação

Id
25000.014434/2021-51
Nup
25000.014434/2021-51

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital Sírio Libanês
Sigla
HSL

Projeto

Titulo Do Projeto
Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS - DGPSUS
Objetivo Geral Do Projeto

Contribuir para melhoria da atenção à saúde no SUS, visando à reorientação articulada dos modelos de atenção e de formação, no sentido da ampliação da qualidade, do acesso e da integralidade do cuidado em redes de atenção à saúde. A contribuição central se dá por meio da intervenção na realidade, onde estão inseridos os participantes, e da capacitação em gestão de programas de residência em saúde e para o exercício da preceptoria no SUS, em contextos reais do mundo do trabalho.

O projeto compreende três cursos:
Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS - GPRS
Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS - PSUS
Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS - QSUS

Objetivos Especificos Do Projeto

Apoiar a construção de Projetos de Intervenção, pelos participantes das iniciativas educacionais, por meio da oferta de ferramentas pedagógicas/estratégicas, acompanhando o seu desenvolvimento, buscando a mudança da realidade dos programas de residência em saúde e do exercício da preceptoria;

Capacitar profissionais de saúde para a construção e gestão de programas de residência em saúde, considerando os princípios do SUS, as diretrizes para a elaboração de currículos integrados e orientados por competência e as políticas públicas de formação pós-graduada de profissionais de saúde;

Capacitar profissionais de saúde na abordagem construtivista da educação, com ênfase na facilitação de processos educacionais na saúde que utilizam metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando à educação permanente dos preceptores e a qualificação da preceptoria;

Estimular a valorização do exercício da preceptoria e da construção da identidade do preceptor como um facilitador de aprendizagem comprometido com a...

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

A Residência como modalidade de pós-graduação na formação de recursos humanos teve início no século XIX nos Estados Unidos da América, após resoluções da Associação Médica Americana - AMA, entidade com grande influência nas políticas de saúde da época (ELIAS, 1987). Ela nasce como uma proposta de aprimoramento profissional voltado para médicos recém-formados, iniciando uma nova concepção de formação médica que privilegia o ensino da prática clínica hospitalar e o adestramento profissional em serviço (FEUERWERKER, 1998).

Sabe-se que desde o início do século XIX, tanto nos EUA como na Europa, já existiam programas em que médicos-cirurgiões recém-formados residiam dentro do ambiente hospitalar para treinamento cirúrgico. Porém, formalmente, foi no ano de 1848 que o Conselho de Hospitais e Ensino Médico da AMA determinou que o ensino médico deveria ser baseado na prática clínica com a utilização da rede hospitalar como cenário de prática de ensino.

Em 1879, no Departamento de Cirurgia do Hospital John ...

Status
Prestação de Contas Final aprovada
Trienio
2021-2023
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Capacitação de recursos humanos
Tema Principal
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema Secundario
Residências/Preceptoria
Publico Alvo
Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos, Gestores
Projeto Colaborativo
Não
Projeto Continuidade
Continuidade
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
31

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2021-05-19T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2023-12-31T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
31175853,0
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
36937498,0
Valor Aprovado
31175853,0

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Capacitação

Palestra Tema Titulo
Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS – GPRS; Especialização em Educação na Saúde para Preceptores no SUS – PSUS; e Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS – QSUS.
Palestra Modalidade
Híbrida

Prestação de Contas

Ano De Execucao
2023
Evolucao Das Metas E Indicadores

A título de resultados de que as intervenções podem produzir, em pesquisa de avaliação realizada em cinco municípios (Atividade 10.1, desta Prestação de Conta), observou-se que (a) coletivos foram formados a partir da implementação dos PI, envolvendo outros profissionais que não participaram diretamente da implementação das ações; (b) os resultados dos PI possibilitaram o estabelecimento de uma continuidade das ações vivenciadas pelos profissionais nelas envolvidos; (c) estratégias para viabilizar a continuidade da mudança ultrapassaram o âmbito dos programas de residência, sendo ampliadas para outras ações de educação na saúde e (d) a ampliação das ações para além do escopo dos PI foi capaz de traduzir um reconhecimento de que é possível produzir mudanças no setor público, mais especificamente no campo educacional do Sistema Único de Saúde.
Junto a esses resultados, pode-se considerar potenciais impactos na assistência à saúde pública. Em reforço a isso, como se encontra detalhado na Atividade 9.2 desta Prestação de Contas, destacam-se os seguintes exemplos de Projetos de Intervenção:
(1) Em Brasília (DF), na Intervenção número 169, voltada para a gestão do cuidado numa enfermaria do Hospital Regional da Asa Norte, no período de janeiro de 2022 a agosto de 2023, foram alcançados os seguintes resultados: (a) redução da taxa de mortalidade de 24 óbitos em 2022 para 08 óbitos até 08/2023; (b) redução das paradas cardiorrespiratórias (PCR) de 21 (em 2022) para três PCR (em 08/2023) e (c) redução das transferências para Box e UTI de 49 (em 2022) para 24 transferências (até
08/2023). Os resultados mostraram que houve melhorias contínuas com a redução da mediana, sustentadas ao longo dos meses.
(2) Em Maceió (AL), na Intervenção número 190, voltada para a capacitação de profissionais do Hospital Geral do Estado de Alagoas, tendo como meta o aumento de adesão à higienização das mãos e zerar o uso de adornos, foram envolvidos 331 servidores assistenciais e de apoio. Por meio da estratégia PDSA (da sigla inglesa: planejar, fazer, estudar e agir), no intervalo junho de 2022 a junho de 2023, foram obtidos os seguintes resultados: (a) aumento de 23% na adesão à Higienização das Mãos e (b) alcance de 91% de conformidade a adesão ao adorno zero.

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Matheus/Kênia
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/drive/folders/1_qKEYXVT7PRBBi_QYs6Gai556AJOs1Cz
Valor Executadoevalor Utilizado
36100079.0
Palestra Faixa Etaria Dos Participantes
18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
Palestra Sexo Dos Participantes
Masculino, Feminino
Palestra Raca Cor Dos Participantes
Indígena, Amarela, Parda, Preta, Branca
Palestra Tipo De Profissionais Capacitados
Gestores de residência e de preceptores de graduação e pós-graduação
Execucao Equipamento Software Valor Executado
36100079.0
Percentualede Execucao Financeira
0.94
Tipo S De Produto S Proposto S
Capacitação (cursos)
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI)
Palestra Numero De Pessoas Capacitadas So E Permitido Numero
1213.0
Colecao Fonte
proadi