Apoio à formulação e implementação de políticas de saúde informadas por evidências (ESPIE)
Identificação
- Id
- 25000.014547/2021-56
- Nup
- 25000.014547/2021-56
Instituição
- Instituicao Proponente
- Hospital Sírio Libanês
- Sigla
- HSL
Projeto
- Titulo Do Projeto
- Apoio à formulação e implementação de políticas de saúde informadas por evidências (ESPIE)
- Objetivo Geral Do Projeto
- Apoiar a formulação e implementação de políticas de saúde por meio do uso sistemático e transparente do conhecimento científico no processo decisório.
- Objetivos Especificos Do Projeto
-
(1) Estabelecer estratégias para a institucionalização do uso de evidências científicas no processo decisório, de forma sistemática, transparente e contextualizada, no âmbito da gestão em saúde;
(2) Desenvolver iniciativas educacionais no âmbito da saúde para a incorporação de competências de gestores, técnicos, pesquisadores e membros da sociedade civil em PIE, vinculadas aos cenários de práticas;
(3) Estabelecer princípios para a estruturação, implementação, monitoramento e manutenção de Núcleos de Evidência (NEv);
(4) Avaliar e disseminar os resultados dos processos/produtos desenvolvidos no âmbito do projeto. - Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto
-
Os governos em todo o mundo são responsáveis por manter a saúde e fornecer às pessoas acesso equitativo a cuidados de saúde de alta qualidade. Para enfrentar esses desafios, os formuladores de políticas e gestores de serviços de saúde, em particular os países de baixa e média renda, precisam tomar decisões críticas sobre como melhorar e fortalecer seus sistemas de saúde, bem como implementar mudanças. Essas decisões precisam ser informadas por evidências para levar a melhores resultados de saúde. As evidências desempenham um papel importante no fortalecimento dos sistemas de saúde, melhorando a saúde da população e acelerando o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Elas podem informar as decisões críticas do sistema de saúde, incluindo quem fornece os serviços de saúde, onde e como esses serviços são financiados e organizados.
Reconhecendo a necessidade de intensificar os esforços nacionais para reduzir a lacuna entre pesquisa e política, o projeto ESPIE pode ser considerado, nessa ... - Status
- Prestação de Contas Final aprovada
- Trienio
- 2021-2023
- Area De Atuacao Principal Do Projeto
- Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde
- Tema Principal
- Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
- Tema Secundario
- Gestão do SUS
- Publico Alvo
- Gestores, Pesquisadores
- Projeto Colaborativo
- Não
- Projeto Continuidade
- Continuidade
- Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
- 32
Datas
- Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
- 2021-04-16T00:00:00Z
- Data Do Fim Do Projeto
- 2023-12-31T00:00:00Z
Valores Financeiros
- Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
- 5630172,2
- Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
- 5276133,8
- Valor Aprovado
- 5630172,2
Local de Execução
- Abrangencia Territorial Do Projeto
- Nacional
Execução da Pesquisa
- Tipo De Estudo Da Pesquisa
- Análise de dados
- Metodologia
- Estabelecer estratégias para a institucionalização do uso de evidências científicas no processo decisório, de forma sistemática, transparente e contextualizada, no âmbito da gestão em saúde.
- Producao Cientifica
-
ARTIGO: Competency profiles for evidence-informed policymaking (EIPM): a rapid review. (Anexo 24 - Artigo_1)
Revista: Health Research Policy and Systems volume 21, Article number: 16 (2023)
Data da publicação: 08 de fevereiro de 2023
Link: https://health-policy-systems.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12961-023-00964-0
ARTIGO 2: Strategies for communicating scientific evidence on healthcare to managers and the population: a
scoping review. (Anexo 25 - Artigo_2)
Revista: Health Research Policy and Systems volume 21, Article number: 71 (2023)
Data da publicação: 10 de julho de 2023
Link: https://health-policy-systems.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12961-023-01017-2
ARTIGO 3: An evidence-informed policymaking (EIPM) competency profile for the Brazilian Health System developed through consensus: process and outcomes. (Anexo 26 - Artigo_3)
Revista: Health Research Policy and Systems volume 21, Article number: 105 (2023)
Data da publicação: 12 de outubro de 2023
Link: https://health-policy-systems.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12961-023-01052-z
Artigo 4: Building capacities for Evidence-Informed Policymaking (EIPM) in Brazil: an analysis of a graduate profile (Anexo 27 - Artigo_4)
Data de Submissão: 31 de outubro de 2023
Link: https://www.researchsquare.com/article/rs-3157662/v1 - Coordenador Da Pesquisa
- Rodrigo Wilson de Souza
Capacitação
- Palestra Tema Titulo
- Seminário na modalidade remota, com gestores do SUS, vinculado à disseminação e discussão dos produtos/resultados do projeto ESPIE; Seminário para discussão e disseminação do Guia para NEv; Estratégias para comunicar evidências em saúde para gestores e para a população; Guia de apoio aos Núcleos de Evidência (NEv)
- Palestra Modalidade
- Virtual
Prestação de Contas
- Ano De Execucao
- 2023
- Evolucao Das Metas E Indicadores
-
Conforme consta no Plano de Trabalho, o projeto se vincula a dois objetivos do Plano Nacional de Saúde: Objetivo 4. Fomentar a produção do conhecimento científico, promovendo o acesso da população às tecnologias em saúde de forma equitativa, igualitária, progressiva e sustentável e Objetivo 7. Aperfeiçoar a gestão do SUS visando a garantia do acesso a bens e serviços de saúde equitativos e de qualidade. As entregas/produtos do projeto estão atendendo aos requisitos de contribuir com os dois objetivos do PNS e, consequentemente, de aplicabilidade e benefícios para o SUS.
A entrega 1 (Relatório do perfil de egressos das três edições anteriores do projeto ESPIE), contém informações importantes sobre a percepção de centenas de egressos sobre cenários mais favoráveis para reforçar o uso de PIE na gestão do SUS, que podem ser utilizadas, por exemplo, para apoio à implementação de Núcleos de Evidência e outras estratégias de institucionalização de PIE. (Anexo 16 - Rel_Perfil_Egresso).
A entrega 2 (Seminário na modalidade remota, com gestores do SUS, vinculado à disseminação e discussão dos produtos/resultados do projeto ESPIE), foi um evento marcante no sentido de reforçar a aplicabilidade de produtos/ferramentas desenvolvidos pelo projeto, tais como a Revisão de escopo “Estratégias para comunicar evidências em saúde para gestores e para a população", o Perfil de competência do profissional em PIE no Brasil e o Guia de apoio aos Núcleos de Evidência (NEv). (Anexo 17 - Prog_Seminário e Anexo 18 - Avaliação_transmissões).
A entrega 3 (Revisão de escopo “Estratégias para comunicar evidências em saúde para gestores e para a população"), favorece a implementação de estratégias de comunicação mais efetivas e tanto tem uma aplicabilidade imediata, pois contribui para que a linguagem comunicativa seja ajustada para atingir mais adequadamente o público-alvo, assim como pode contribuir para correções estruturais nas ações de comunicação em saúde. (Anexo 19- Rel_Rev_Esc o Anexo 20 - PB_Comunicação_Evidências).
A entrega 4 (Perfil de competência do profissional em PIE no Brasil), tem diversos potenciais de benefício ao SUS, com destaque para o mapeamento de capacidades individuais e de coletivos (equipes) para atuação em PIE. Isso se aplica, por exemplo, em identificação de lacunas para institucionalização de PIE em organizações do SUS, em formulação de processos de capacitação em PIE, entre outras. O Perfil de competência do profissional em PIE no Brasil já foi utilizado como referência para ações de capacitação pela Coalizão Brasileira pelas Evidências, por exemplo, nas duas edições do “Curso Introdutório: Tradução do Conhecimento e Políticas Informadas por Evidências”, disponível em www.veredas.org/cursopie. (Anexo 21 - Rel_Perfil_Comp)
A entrega 5 (Guia de apoio aos Núcleos de Evidência - NEv), tem uma aplicabilidade imediata para apoiar a estruturação e aperfeiçoamento de Núcleos de Evidência em organizações do SUS, nas esferas nacional, regional e local. Além de pedagógica, no sentido de disseminação de conceitos, é estratégica ao propor diretrizes que podem ser adaptadas aos diferentes contextos dessas organizações. (Anexo 22 - Guia_NEV)
A entrega 6 (Apresentação dos resultados), que foi desenvolvida em várias atividades, trouxe benefícios ao SUS por meio de diferentes estratégias que disseminaram resultados e conhecimentos vinculados aos produtos do projeto. Informações e evidências sobre essa entrega, onde se poderá inferir acerca da aplicabilidade e benefícios para o SUS, serão apresentadas no item 10 (Análise Descritiva).
Outros Campos
- Extracao Do Sei
- FINALIZADA
- Extracao De Dados
- FINALIZADA
- Responsavel Pelo Preenchimento
- Matheus/Kênia
- Link Do Arquivo Do Projeto
- https://drive.google.com/drive/folders/1Y4oJBzwFrEM5jkl69v-dLpAU_dhs9KKz
- Valor Executadoevalor Utilizado
- 4886441.0
- Palestra Faixa Etaria Dos Participantes
- 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
- Palestra Sexo Dos Participantes
- Masculino, Feminino
- Palestra Raca Cor Dos Participantes
- Indígena, Amarela, Parda, Preta, Branca
- Palestra Tipo De Profissionais Capacitados
- Gestores do SUS
- Execucao Equipamento Software Valor Executado
- 4886441.0
- Percentualede Execucao Financeira
- 0.89
- Tipo S De Produto S Proposto S
- Capacitação (cursos)
- Regiao S Atendida S Pelo Projeto
- Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
- Estado S Atendido S Pelo Projeto
- Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI)
- Colecao Fonte
- proadi