PROADI-SUS

E-SUS Gestor GEO

NUP: 25000.050825/2017-52 ID: 25000.050825/2017-52

Identificação

Id
25000.050825/2017-52
Nup
25000.050825/2017-52

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Sigla
HAOC

Projeto

Titulo Do Projeto
E-SUS Gestor GEO
Objetivo Geral Do Projeto

O processo de planejamento, de acordo com a legislação vigente, deve ser ascendente e ter por base as necessidades de saúde. Essas necessidades devem ser identificadas por meio de critérios epidemiológicos, socioeconômicos e demográficos, de forma a orientar os gestores na definição das prioridades do seu território de competência.

O Decreto n° 7.508/11, que regulamenta aspectos da Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispondo sobre a organização e o planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS), dentre outros pontos, instituiu que o Mapa da Saúde será utilizado na identificação das necessidades de saúde e orientará o planejamento integrado dos entes federativos, contribuindo para o estabelecimento de metas de saúde.

O referido Decreto afirma ainda que o Mapa da Saúde é a descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema, que objetiva auxiliar no processo de Planejamento da Saúde Integrado. A ferramenta Mapa da Saúde possibilita a construção do Mapa disposto no Decreto, com vistas a subsidiar a análise da situação de saúde que contribui para a tomada de decisão dos gestores quanto à definição de diretrizes, metas e adequação das ações e dos serviços de saúde e a serem implementados nos territórios.

Dessa forma, o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria-Executiva (SE/MS), disponibiliza o Mapa da Saúde, ferramenta eletrônica de acesso on-line, desenvolvida em parceria com o Hospital.

Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), para cooperação a estados e municípios, visando a auxiliar o processo de planejamento regional integrado, na perspectiva de apoio à elaboração do Mapa dos territórios de saúde do país.

O projeto de construção da ferramenta, que estava sob a gestão do Departamento de Articulação Interfederativa (DAI/SE/MS), está inserido no âmbito dos Projetos de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Dessa forma, coube ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) o desenvolvimento das funcionalidades da ferramenta que, após finalizada, foi absorvida pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS), também gestor da parte informacional no projeto.

Em 25 de agosto de 2016, é publicada a Resolução CIT n° 5 que, considerando a necessidade de garantir a troca da informação assistencial entre os diversos pontos de atenção à saúde, por meio de modelos clínicos capazes de garantir a continuidade do cuidado durante toda a vida do cidadão, apoiar os profissionais de saúde para uma assistência mais resolutiva e segura, disponibilizar ao paciente informações sobre seu estado de saúde enquanto protagonista do seu cuidado, e garantir informações de qualidade para a tomada de decisão em saúde, institui o Comitê Gestor da Estratégia e-Saúde, instância máxima de gestão da e-Saúde no Brasil, vinculado ao Ministro de Estado da Saúde. Tal resolução determina que os painéis de gestão e disseminação de informações ficam a cargo do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS/SE/MS).

Neste sentido, o Memorando n° 06/2017-DAI/SE, de 27 de janeiro de 2017, informa à Coordenação de Projetos de Cooperação Nacional (CPCN/CGPC/DESID/SE/MS) que, de acordo com entendimentos entre a direção do DEMAS/SE/MS e do DAI/SE/MS, dentro do contexto do desenvolvimento da estratégia do e-Saúde, diante da plataforma do e-SUS Gestor, a gestão da ferramenta passa a ser do DEMAS/SE/MS.

Considerando a importância do Mapa da Saúde no planejamento dos entes federados e a necessidade de integração às tecnologias utilizadas pelo DEMAS/SE/MS, foi realizada uma reunião com a participação da superintendência do HAOC, na qual ficou acertada a adequação no projeto.

Assim, face à necessidade de integração exposta, propõe-se um projeto que visa a integração das tecnologias de geoprocessamento utilizadas pelo DEMAS/SE/MS, possibilitando um cenário de integração entre os diversos bancos de dados existentes, aplicativos e interfaces com os usuários finais, denominado e-SUS Gestor GEO.

Para além da realização de ferramentas avaliativas pertinentes, um dos desafios atuais para os gestores é a efetiva utilização destas, tanto para melhoria dos serviços e práticas de saúde, como para gestão de políticas e programas. O que se espera é que estas tecnologias sejam úteis para orientar decisões, informar e qualificar a prática dos profissionais envolvidos na intervenção e, consequentemente, as ações de transparência perante a sociedade civil e, em especial, aos usuários do SUS. Além disso, o projeto realizará oficinas de capacitação para manejo de ferramentas eletrônicas como a Sala de Apoio à Gestão Estratégica em Saúde (SAGE), o Mapa da Saúde, dentre outras pertinentes, com vistas a subsidiar a análise de situação de saúde, considerando a importância em disseminar o conhecimento e universalizar seus usos. As oficinas serão desenvolvidas a partir dos pressupostos de que a avaliação em saúde é um processo crítico-reflexivo, contínuo e sistemático, considerando-o como objeto de negociação entre atores sociais.

Objetivos Especificos Do Projeto

a) Integrar as tecnologias de geoprocessamento utilizadas pelo DEMAS/SE/MS.

Indicador 1: Percentual de manutenção e sustentação dos processos da ferramenta Mapa da Saúde. Meta: 100% das funcionalidades do Mapa da Saúde sustentada durante o projeto até 30/11/2017

Indicador 2: Serviço de Geocodificação de Endereços implementado Meta: Serviço 100% implementado até 30/11/2017.

Indicador 3: 10 mapas interativos com o novo layout implementados Meta: 100% dos layouts implementados até 31/08/2017.

Indicador 4: cinco novas funcionalidades implementadas para os mapas interativos baseados no i3Geo Meta: 100% das Novas Funcionalidades implantadas até 30/11/2017.

Indicador 5: três Painéis do Mapa da Saúde integrados ao e-SUS Gestor Meta: 100% dos Painéis integrados até 30/11/2017.

Indicador 6: Percentual de adequação ao e-SUS Gestor dos processos de ETL implementados no Mapa da Saúde Meta: 100% dos processos de ETL adequados até 30/09/2017.

Indicador 7: Disponibilização da versão 7 do i3Geo Meta: i3Geo versão 7 lançado e 100% funcional até 30/11/2017.

b) Realizar oficinas de capacitação voltadas aos apoiadores dos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde (NEMS). Indicador: Número de oficinas de capacitação realizadas aos apoiadores dos NEMS Meta: Realizar 7 oficinas de capacitação. Público Alvo estimado: Apoiadores dos NEMS.

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

A análise situacional é feita a partir do processamento e do estudo de um conjunto de dados que são trabalhados com vistas a identificar as características de saúde da população de um determinado território.

Neste sentido, as ferramentas Mapa da Saúde e SAGE são instrumentos capazes de auxiliar os gestores de saúde no processo de Planejamento da Saúde ascendente, possibilitando a construção do Mapa da Saúde e a definição de diretrizes a serem implementadas pelos gestores e contribuindo para a tomada de decisão quanto à implementação e adequação das ações e serviços de saúde. Quanto mais elementos puderem ser agregados na análise situacional, mais rico e preciso será seu resultado.

Observando o contexto de construção da ferramenta Mapa da Saúde, desenvolvida em dois triênios do PROADI-SUS, nota-se clara a necessidade de integração com as demais estratégias desenvolvidas pelo DEMAS/SE/MS no que se refere a ações voltadas para análise de dados, seja por meio de ferramentas comuns aos sistemas de "Business Intelligence" (BI) como às relacionadas à cartografia.

O produto "Mapa da Saúde", ao ser incorporado ao e-SUS Gestor, abre a perspectiva para tratamento da questão do uso das geotecnologias de forma mais ampla, com o objetivo principal de iniciar um processo de convergência entre os diferentes sistemas existentes. Essa convergência deve envolver as tecnologias que dão sustentação aos produtos existentes, bem como enfatizar a interface com o usuário final, que deve ser atrativa, amigável e funcional em diferentes dispositivos (dos computadores de mesa aos equipamentos móveis). Essa convergência deverá priorizar as tecnologias atualmente em uso no Portal web mantido pelo DEMAS/SE/MS

Justifica-se, também, a aplicabilidade de uma capacitação voltada à disseminação do conhecimento para a correta utilização das ferramentas em tela visando a melhor descrição da análise de situação de saúde nos territórios.

Status
Em execução
Trienio
2015-2017
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Estudos de avaliação e incorporação de tecnologia
Tema Principal
Acesso, inovação e produção de medicamentos e tecnologias para a saúde
Tema Secundario
Gestão do SUS
Publico Alvo
Profissionais administrativos, Profissionais assistenciais médicos, Gestores, Profissionais assistenciais não-médicos
Projeto Colaborativo
Não
Projeto Continuidade
Novo Projeto
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
9

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2017-04-01T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2017-12-31T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
3766649,0
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
4181316,0
Valor Aprovado
4181316,0

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Prestação de Contas

Ano De Execucao
2017

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Guilherme - Processo vinculado ao 25000.117406/2018-99
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/file/d/1JV_4A7LgLeWW8DIPABtiHlXSfRvF2FB2/view?usp=drive_link
Valor Executadoevalor Utilizado
4181316.0
Bens Adquiridos Ou Produzidos
Sofware e-SUS Gestor
Execucao Equipamento Software Detalhamento

Os resultados apresentados atenderam ao objetivo principal do projeto, qual seja, fortalecer o planejamento em saúde, de maneira ascendente e integrada, à luz das necessidades e da disponibilidade de recursos de saúde, por meio da integração e capacitação nas estratégias de geoprocessamento desenvolvidas pelo DEMAS. Isto se deu por meio: (i) da capacitação em ferramenta de apoio à gestão da informação estratégica aplicada à decisão em saúde, para 275 profissionais técnicos, gestores e apoiadores dos NEMS nas cinco regiões do país; (ii) da implementação da nova ferramenta, plataforma única de acesso a informações estratégicas em saúde, o DigiSUS Gestor, fruto da integração da Sala de Apoio à Gestão Estratégia (SAGE) e do Mapa da Saúde, resultando, ainda, em nova versão da ferramenta de Georreferenciamento de dados, i3Geo versão 7; e (iii) pela implementação do Módulo de Gestão de Dados e Indicadores (MGDI), responsável pela integridade e confiabilidade dos dados e indicadores retratados na plataforma DigiSUS Gestor.

Execucao Equipamento Software Valor
4181316.0
Execucao Equipamento Software Valor Executado
4181316.0
Percentualede Execucao Financeira
1.11
Tipo S De Produto S Proposto S
Software
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rondônia (RO), Rio Grande do Norte (RN), Roraima (RR), Sergipe (SE), Tocantins (TO), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC)
Cidades Atendidas Inserir Entre Os Nomes
Rio Branco, Maceió, Macapá, Manaus, Salvador, Fortaleza, Vitória, Goiânia, São Luís, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Belém, João Pessoa, Curitiba, Recife, Teresina, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Porto Velho, Boa Vista, Florianópolis, São Paulo, Aracaju, Palmas, e Brasília (capital federal).
Execucao Equipamento Software Quantidade So Numeros
1.0
Colecao Fonte
proadi