Relatório Nacional sobre a Demência no Brasil - cuidados, custo e investimentos (ReNaDe).
Identificação
- Id
- 25000.053030/2021-82
- Nup
- 25000.053030/2021-82
Instituição
- Instituicao Proponente
- Hospital Alemão Oswaldo Cruz
- Sigla
- HAOC
Projeto
- Titulo Do Projeto
- Relatório Nacional sobre a Demência no Brasil - cuidados, custo e investimentos (ReNaDe).
- Objetivo Geral Do Projeto
- Este projeto tem o objetivo de identificar a situação de cuidado e de pesquisa em demência no Brasil, bem como estimar o impacto econômico da demência no país, realizando projeções para o futuro, fornecendo subsídios aos gestores do SUS no planejamento e estabelecimento de prioridades para o cuidado das pessoas com demência e seus familiares.
- Objetivos Especificos Do Projeto
-
1. Analisar a situação atual em relação às necessidades de cuidado das pessoas que vivem com demência e seus cuidadores no Brasil e nas suas cinco regiões geográficas, bem como projetar as necessidades de cuidado para 2030, 2040 e 2050.
2. Estimar os custos do cuidado formal e informal às pessoas com demência no Brasil e nas suas cinco regiões geográficas, e suas projeções para 2030, 2040 e 2050.
3. Analisar a produção científica feita por pesquisadores brasileiros e os investimentos feitos em pesquisa em demência nos últimos 10 anos com recursos públicos e privados, estratificados por tipo de investimento e região, assim como a produção científica neste período. Estes dados juntamente com os objetivos 1 e 2 serão analisados para a identificação das prioridades em pesquisa na área de demência no Brasil. - Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto
-
A proporção de pessoas mais velhas está aumentando no mundo todo, mas neste século, de uma forma muito rápida em países de baixo e médio poder econômico, como o Brasil. Entre 2008 e 2018, enquanto a população brasileira total cresceu 12,5%, a população acima de 60 anos cresceu 45% (8). O processo de envelhecimento populacional no Brasil e no mundo tem gerado aumento significativo da prevalência das doenças que são mais comuns em idosos, principalmente doenças crônico-degenerativas, tal como a demência. A demência é uma síndrome neuropsiquiátrica causada por diferentes doenças cerebrais degenerativas que não tem cura (2). As síndromes demenciais geram incapacidades cognitivas e físicas progressivas que levam os indivíduos afetados a necessitarem de supervisão e cuidado para a realização das atividades da vida diária. Atualmente, a demência é uma das principais causas de incapacidade e dependência e, consequentemente, de necessidades de cuidados entre idosos (1,9). É, portanto, essencial que se desenvolvam e...
- Status
- Prestação de Contas Final aprovada
- Trienio
- 2021-2023
- Area De Atuacao Principal Do Projeto
- Pesquisas de interesse público em saúde
- Tema Principal
- Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
- Tema Secundario
- Gestão do SUS
- Publico Alvo
- Usuários/Pacientes, Gestores, Pesquisadores
- Projeto Colaborativo
- Não
- Projeto Continuidade
- Novo Projeto
- Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
- 25
Datas
- Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
- 2021-11-03T00:00:00Z
- Data Do Fim Do Projeto
- 2023-12-31T00:00:00Z
Valores Financeiros
- Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
- 853160,6
- Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
- 930775,26
Local de Execução
- Abrangencia Territorial Do Projeto
- Nacional
Outros Campos
- Extracao Do Sei
- FINALIZADA
- Extracao De Dados
- REVISAR
- Responsavel Pelo Preenchimento
- Kenia
- Tipo S De Produto S Proposto S
- Serviço
- Regiao S Atendida S Pelo Projeto
- Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
- Estado S Atendido S Pelo Projeto
- Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI)
- Colecao Fonte
- proadi