Detecta APS: qualificação da detecção precoce dos cânceres realizados pelas equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS).
Identificação
- Id
- 25000.055880/2024-68
- Nup
- 25000.055880/2024-68
Instituição
- Instituicao Proponente
- Hospital Alemão Oswaldo Cruz
- Sigla
- HAOC
Projeto
- Titulo Do Projeto
- Detecta APS: qualificação da detecção precoce dos cânceres realizados pelas equipes que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS).
- Objetivo Geral Do Projeto
- Qualificar ações de prevenção e detecção precoce dos cânceres, com ênfase no colo de útero e mama, realizadas pelas equipes que atuam na atenção primária à saúde (eSF, eAP e e-Multi), por meio de oferta de curso EAD e apoio in loco em territórios específicos.
- Objetivos Especificos Do Projeto
- a. Realizar Curso de extensão sobre rastreamento e detecção precoce de cânceres para as equipes e gestores da APS, com foco na qualificação do processo de trabalho; b. Ofertar apoio aos gestores com foco no planejamento e na organização da rede assistencial para o rastreamento e detecção precoce do câncer. c. Apoiar in loco as equipes da APS, por meio de planos de melhoria, a partir dos conteúdos produzidos no curso.
- Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto
-
O câncer de mama encontra-se entre os tipos de câncer com maior taxa de incidência e prevalência em mulheres em todo o mundo. Trata-se de uma doença multifatorial que possui diversos fatores de risco, incluindo idade, fatores comportamentais, hereditariedade, fatores endócrinos e história reprodutiva. Dessa forma, a prevenção primária do câncer de mama baseia-se no controle dos fatores de risco modificáveis e na promoção de fatores de proteção (INCA,2023). O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres no Brasil, excetuado o câncer de pele não melanoma, e o quarto como causa de mortes por câncer entre as mulheres. Destaca-se aqui, que este é um tipo de câncer prevenível e controlável,
visto que são disponibilizadas duas importantes estratégias de prevenção e controle: a vacina contra o HPV e o rastreamento por meio do exame citopatológico. O controle dos cânceres do colo de útero e da mama depende de uma atenção básica qualificada e organizada, integrada com os demais níveis de atenção (BRASIL, 2013).
“As barreiras centrais contra a vacinação de rapazes e homens são: (1) falta de conhecimento, (2) hesitação vacinal em geral, (3) falta de recomendação e/ou discussão com prestadores de cuidados de saúde, (4) custo e logística, e (5) a ideia de que a vacinação contra o HPV pode promover a promiscuidade. Homens que fazem sexo com homens e famílias pertencentes a minorias étnicas expressam necessidade de informações adaptadas à sua situação. (Grandahl M, Nevéus T. 2021) Das cinco barreiras citadas pela pesquisa, quatro têm potencial de resolução a partir de processos de investimento em Educação Permanente e Educação em saúde na Atenção Básica.
Fica evidente, portanto, a importância da APS que se destaca no lugar de dar foco à promoção da saúde e realizar a prevenção e detecção precoce do câncer, mas também do lugar que exercita o papel estratégico de coordenadora do cuidado e ordenadora da Rede e que, através das equipes, deve ter como parte do processo de trabalho delas, o exercício de articular a rede para garantir acesso em tempo oportuno e cuidado integral, considerando as especificidades de cada território. - Status
- Em execução
- Trienio
- 2024-2026
- Area De Atuacao Principal Do Projeto
- Capacitação de recursos humanos
- Tema Principal
- Oncologia (Rede de Prevenção, Controle, Diagnóstico e Tratamento do Câncer)
- Tema Secundario
- Formação em saúde, Oncologia: Rastreamento e diagnóstico precoce
- Publico Alvo
- Profissionais assistenciais não-médicos, Profissionais assistenciais médicos
- Projeto Colaborativo
- Sim
- Projeto Continuidade
- Novo Projeto
- Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
- 33
Valores Financeiros
- Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
- 10869677,82
Local de Execução
- Abrangencia Territorial Do Projeto
- Nacional
Capacitação
- Palestra Tema Titulo
- - Curso - Estratégias de rastreamento e detecção precoce do câncer e sua aplicação na Atenção Primária à Saúde; - Curso de Qualificação de gestores da APS do SUS para o planejamento e organização da detecção precoce do câncer; - Implementação e monitoramento dos planos de melhoria para qualificação da detecção precoce de CA na APS; - Produzir e disseminar conhecimento a partir das experiências de implementação do projeto.
- Palestra Modalidade
- EAD e Presencial
Outros Campos
- Extracao Do Sei
- FINALIZADA
- Extracao De Dados
- FINALIZADA
- Responsavel Pelo Preenchimento
- Kenia
- Link Do Arquivo Do Projeto
- https://drive.google.com/drive/folders/1jIYA22Rdob9PzZpKFAHCFqP9N95s2aaZ
- Palestra Faixa Etaria Dos Participantes
- 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
- Palestra Sexo Dos Participantes
- Feminino, Masculino
- Palestra Raca Cor Dos Participantes
- Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
- Palestra Tipo De Profissionais Capacitados
- - Médicos, Enfermeiros, Dentistas e profissionais das equipes e-Multi; - Gestores de unidades básicas de saúde e gestores intermediários das secretarias municipais (coordenador da APS, coordenador de saúde da mulher, referências técnicas entre outros).
- Tipo S De Produto S Proposto S
- Capacitação (cursos)
- Regiao S Atendida S Pelo Projeto
- Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
- Estado S Atendido S Pelo Projeto
- Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE), Tocantins (TO)
- Colecao Fonte
- proadi