Residência Multiprofissional em Cardiologia
Identificação
- Id
- 25000.058840/2018-20
- Nup
- 25000.058840/2018-20
Instituição
- Instituicao Proponente
- Hospital do Coração
- Sigla
- Hcor
Projeto
- Titulo Do Projeto
- Residência Multiprofissional em Cardiologia
- Objetivo Geral Do Projeto
- Contribuir com a capacitação de profissionais de saúde e com o processo de expansão e qualificação das vagas de residência multiprofissional no contexto do SUS, por meio da oferta do programa de residência multiprofissional em Atenção Cardiovascular, visando à formação de profissionais com conhecimentos técnico-científicos, raciocínio crítico-reflexivo, orientado para a segurança do cuidado ao paciente e trabalho em equipe, comprometidos com a qualidade da atenção à saúde prestada no país.
- Objetivos Especificos Do Projeto
-
Compreender o processo de trabalho da equipe multiprofissional na integralidade da assistência;
Desenvolver habilidades atitudinais para o trabalho em equipe multiprofissional com foco na interdisciplinaridade e interprofissionalidade;
Refletir permanentemente sobre os aspectos éticos pertinentes ao processo de trabalho em saúde considerando todos os atores sociais envolvidos (profissionais, pacientes, família, outros);
Identificar fatores individuais, coletivos, ambientais e patológicos que influenciam no desenvolvimento de doenças;
Desenvolver raciocínio clínico na assistência ao paciente, família e comunidade;
Desenvolver habilidades e atitudes no cuidado em saúde, com base nas melhores práticas, por meio de evidências científicas;
Avaliar a prática profissional para garantir a qualidade e segurança do paciente;
Propor ações de aprimoramento ao cotidiano da assistência hospitalar, como espaço e objeto de intervenção profissional, a partir das necessidades dos pacientes e do próprio processo do trabalho assistencial. - Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto
-
O perfil epidemiológico do País, em especial nos grandes centros urbanos, aponta para a alta prevalência de doenças cardiovasculares, em indivíduos com idade superior a 40 anos, sendo esta a primeira causa de mortalidade. O atendimento aos pacientes com estas afecções, desde a atenção primária até a atenção terciária, com bases científicas e de maneira sistematizada, pode contribuir para a diminuição dessa mortalidade.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos vítimas de doenças cardiovasculares. Desses óbitos, estima-se que 7,4 milhões ocorram devido a doenças coronarianas e 6,7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Mais de três quartos das mortes por doenças cardiovasculares ocorrem em países de baixa e média renda (BRASIL, 2017).
As Doenças Cardiovasculares (DCV) representam a quinta causa de óbito em todo o mundo. Se a prevenção não for realizada adequadamente, elas serão a primeira causa de morte em 2020. Elas são responsáveis, por 34% das causas de morte, e, no Brasil, isto representa 300.000 óbitos por ano ou 820 por dia e, 57% de óbitos por Doença Cardiovascular em idosos (acima de 60 anos) (GUS e ZIELINSKY, 2015).
Em 2011 o Ministério da Saúde publica que as cardiopatias são responsáveis por 29,4% de óbitos/ano registrados em todo país (BRASIL, 2011).
De forma crescente, a saúde tem sido vista em um contexto onde a prevenção da doença passa a ser cada vez mais fundamental. A abordagem dos pacientes/com risco de manifestação de doença cardíaca, deve inicialmente abranger a prevenção primária e secundária. Compreende-se por prevenção primária o esforço para modificar os fatores de risco ou prevenir o seu desenvolvimento com o objetivo de retardar a apresentação dessas doenças. O termo prevenção secundária denota o tratamento necessário para reduzir a incidência de eventos recorrentes e a morbimortalidade pensando que os indivíduos vivam mais e melhor a despeito da doença. São reconhecidas medidas padronizadas de prevenção multifatorial, com objetivos definidos e metas de controle dos níveis, modificação dos fatores de risco e tratamento medicamentoso.
Tais medidas não se restringem à medidas exclusivamente médicas e sim a mudanças nos hábitos e estilos de vida dos pacientes.
O HCor tem apoiado projetos do SUS em relação à atenção básica e o cuidado multiprofissional e do Cuidado Integrado, incluindo a rede matricial nos casos por meio de telemedicina e fortalecimento da capacidade de gestão de equipe clínica. Ainda neste campo, destaca-se a formação de profissionais de áreas especializadas que aprimorem cientificamente da equipe com um tempo efetivo das trocas no campo comum de conhecimento e aprimoramento das suas práticas. Essas ações estão em consonância com o foco de trabalho centrado em medicamentos para que correspondam às melhores evidências.
O HCor no cuidado às doenças cardiovasculares é referência nacional como um modelo clínico destas ações no âmbito na cirurgia cardíaca, nos tratamentos relacionados à Hemodinâmica, Transplantes, com Protocolos validados pela Joint Commission International, no tratamento da Insuficiência Cardíaca, e Infarto Agudo do Miocárdio.
Ao que vem acontecendo com um todo no mundo, com a população idosa em ascensão, também desenvolvem programas de tratamento e acompanhamento customizadas para esse público fortemente acometidas das cardiopatias. Ademais, atuou no cuidado de fatores de risco, a partir de pesquisas realizadas com publicações já consagradas, sendo esse no contexto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNTS, que matam milhões de pessoas no mundo, sem contar com os gastos gerados para a saúde. Ainda, desenvolve um linha de trabalho baseada em protocolos de atendimento, Linhas de Cuidado e Programas de Cuidado Clínico, que assume o paciente em uma visão mais holística e promove assistência não somente quando está no hospital, mas também após sua alta. Assim, a manutenção desse cuidado faz ter fundamental diminuir o risco de reinternações e de internações muito prolongadas.
A parceria do HCor com o Ministério da Saúde, via PROADI-SUS tem ampliado oportunidades para a qualificação do trabalhador da saúde. Este processo incide em ambientes de Atenção Básica à Saúde (Unidades Básicas de Saúde), da Atenção Especializada, e da Atenção Terciária (Serviços Hospitalares). Além disso, os profissionais que compõem o quadro de recursos humanos do HCor estão preparados para desenvolver Processos Formativos dentro de uma metodologia dinâmica e inovadora.
Os profissionais atuantes nas distintas modalidades da atenção à saúde – proteção, promoção, prevenção, tratamento, reabilitação e educação, precisam ter uma compreensão da organização e funcionamento do sistema de saúde e seus serviços, quer seja público ou privado, e das responsabilidades inerentes às práticas assistenciais. Isso significa necessariamente uma formação profissional capaz de garantir que as necessidades da população sejam acolhidas e atendidas de forma contextualizada frente à complexidade que se apresentam.
Nesta visão, a assistência interdisciplinar é a forma mais adequada de tratar os indivíduos portadores destas doenças, uma vez que devem ser considerados os vários fatores de risco envolvidos.
Outra intervenção realizada é a educação do paciente, tendo em vista ao empoderamento do autocuidado como parte do processo do cuidado.
A Residência Multiprofissional em Saúde, com a participação de diversas áreas profissionais, tem grande potencial para sustentar a experiência de abertura recíproca e de comunicação entre conhecimentos, de modo a transformar os modos de saber e intervir na saúde. Esse processo potencializa as práticas na formação dos profissionais. Visa então à criação de novos modos de cuidado e assistência, baseadas nas recentes evidências científicas, que passam a ser reproduzidas em consonância com a política de comunicação retrata e operacional da instituição, quer seja na prestação direta de serviço e processo de trabalho, apresentam a qualidade de aprimoramento e a melhoria contínua do sistema de saúde.
O HCor, hospital de excelência em Cardiologia pertencente aos hospitais de referência do PROADI-SUS e do Ministério da Saúde, tem investido em novos protocolos, tecnologias e na adaptação das melhores práticas e estruturas para se tornar uma instituição de formação de profissionais da saúde em áreas multidisciplinares.
É neste contexto institucional, em parceria com instituições credenciadas de ensino, que se propõe desenvolver o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, dentro da especialidade de Cardiologia, na área de concentração da Atenção Cardiovascular, considerando a complexidade e os desafios inerentes à integração dos serviços do sistema de saúde do país. - Status
- Prestação de Contas Final aprovada
- Trienio
- 2018-2020
- Area De Atuacao Principal Do Projeto
- Capacitação de recursos humanos
- Tema Principal
- Acesso, inovação e produção de medicamentos e tecnologias para a saúde
- Tema Secundario
- Formação em saúde
- Publico Alvo
- Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos
- Projeto Colaborativo
- Sim
- Projeto Continuidade
- Novo Projeto
- Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
- 24
Datas
- Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
- 2019-01-01T00:00:00Z
- Data Do Fim Do Projeto
- 2020-12-31T00:00:00Z
Valores Financeiros
- Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
- 3768000,0
- Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
- 3768000,0
- Valor Aprovado
- 3774447,24
Local de Execução
- Abrangencia Territorial Do Projeto
- Municipal
Capacitação
- Palestra Tema Titulo
- Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Cardiovascular (RM-ACV)
- Palestra Modalidade
- Residência Multiprofissional
Prestação de Contas
- Ano De Execucao
- 2020
- Evolucao Das Metas E Indicadores
-
ENTREGA 1- Oferta de 36 vagas para o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção
Cardiovascular (RM-ACV)
Atividade 1.1- Pré-autorização do Programa junto a CNRMS (currículo Planejado)
Atividade concluída em 2019.
Atividade 1.2- Processo seletivo dos Residentes das Turmas I e li
Atividade concluída em 2019.
Processo seletivo da Turma III
ENTREGA 2- Desenvolvimento do Programa RM-ACV
Atividade 2.1- Organização do Ambiente Virtual da Plataforma HCor para apoio ao Acompanhamento e Monitoramento do desenvolvimento do programa
Esta atividade foi concluída no ano de 2019. Atualmente continua sendo adotada a plataforma DOCNIX como uma ferramenta institucional, onde são disponibilizados acessos aos protocolos assistenciais das áreas multiprofissionais e acompanhamento dos indicadores de qualidade do cuidado prestado.
Atividade 2.2- Formalização das Parcerias para as Turmas 1 e II
Em 2019 e 2020 as parcerias ocorreram conforme pactuado com os gestores de saúde do cenário da Atenção Primária à Saúde, do "Ambulatório Especializado em Cardiologia" e dos diferentes serviços do HCor.
Atividade 2.3 - Currículo Desenvolvido da Turma 1
Distribuídos em três grupos, no ano de 2020 os residentes vivenciaram atividades em áreas especializadas, como o setor crítico adulto e pediátrico e Unidade coronária e Pediatria (Quadro 2). Nos setores críticos vivenciaram procedimentos de alta complexidade, com recursos tecnológicos e protocolos multiprofissionais e na pediatria, o fluxo assistencial da criança com cardiopatia congênita e suas especificidades.
Atividade 2.4- Currículo Desenvolvido da Turma II
Finalizado em 2020
Atividade 2.5- Currículo Avaliado da Turma I
Finalizado em 2020
Atividade 2.6- Currículo Avaliado da Turma II
Finalizado em 2020
Outros Campos
- Extracao Do Sei
- FINALIZADA
- Extracao De Dados
- FINALIZADA
- Responsavel Pelo Preenchimento
- Suleima
- Link Do Arquivo Do Projeto
- https://drive.google.com/file/d/1e642ufoS5y5iQEKCIFeAX2qALtxty_m3/view?usp=sharing
- Valor Executadoevalor Utilizado
- 3774447.24
- Palestra Faixa Etaria Dos Participantes
- 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
- Palestra Sexo Dos Participantes
- Feminino, Masculino
- Palestra Raca Cor Dos Participantes
- Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
- Execucao Equipamento Software Valor Executado
- 3774447.24
- Percentualede Execucao Financeira
- 1.0017
- Tipo S De Produto S Proposto S
- Capacitação (cursos)
- Regiao S Atendida S Pelo Projeto
- Sudeste
- Estado S Atendido S Pelo Projeto
- São Paulo (SP), Ceará (CE)
- Cidades Atendidas Inserir Entre Os Nomes
- São Paulo
- Colecao Fonte
- proadi