PROADI-SUS

Avaliação de um protocolo assistencial de vigilância ativa para câncer de próstata no SUS

NUP: 25000.068692/2021-57 ID: 25000.068692/2021-57

Identificação

Id
25000.068692/2021-57
Nup
25000.068692/2021-57

Instituição

Instituicao Proponente
Associação Hospitalar Moinhos de Vento
Sigla
AHMV

Projeto

Titulo Do Projeto
Avaliação de um protocolo assistencial de vigilância ativa para câncer de próstata no SUS
Objetivo Geral Do Projeto
Avaliar um protocolo assistencial de vigilância ativa em câncer de próstata voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Objetivos Especificos Do Projeto

Subprojeto I - Oncologia
• Caracterizar o perfil clínico, epidemiológico e familiar, bem como identificar e rastrear mutações patogênicas de pacientes com cânceres de: Mama, Próstata e Colorretal, e seus familiares.
• Realizar uma avaliação genômica de pacientes com tumores de mama, colorretal e próstata de forma a determinar o espectro e frequência de variantes germinativas e tumorais.
• Estabelecer e alimentar banco de dados com informações genéticas, clínicas, epidemiológicas da população estudada com cânceres de: Mama, Próstata, Colorretal; e posteriormente transferir essas informações para o banco de dados do Programa Genomas Brasil.
• Realizar o Aconselhamento genético dos pacientes e familiares incluídos no estudo.
• Implementar um treinamento em avaliação de risco genético para câncer para profissionais de saúde da atenção terciária que atuam nos centros participantes.
• Implementar um treinamento em aconselhamento genético em câncer para profissionais de saúde da atenção terciária que atuam nos centros participantes.
Subprojeto II – Cardiopatias Genéticas
• Estabelecer e validar estratégias para determinar a base molecular associada às doenças cardiovasculares em modelo de medicina de precisão individualizada.
• Estabelecer processos para incorporação destas informações diagnósticas (e.g. laudo genético)às linhas de cuidado e manejo clínico destas patologias.
• Caracterizar o perfil clínico, epidemiológico e familiar, bem como identificar e rastrear mutações patogênicas de pacientes com cardiopatias e seus familiares.
• Realizar avaliação genômica de pacientes com cardiopatias para determinar o espectro e frequência de variantes encontradas na população estudada.
• Estabelecer e alimentar banco de dados com informações genéticas, clínicas, epidemiológicasda população estudada com cardiopatias; e posteriormente transferir essas informações para o banco
de dados do Programa Genomas Brasil.
• Treinar as equipes dos centros participantes (médicos e enfermeiros) para a realização do aconselhamento genético por meio de teleinterconsulta formativa.
• Oferecer aconselhamento genético aos participantes e familiares, com profissional médico especializado e treinado pela equipe do projeto, antes e depois do teste genético, independentemente do resultado a ser encontrado.
Subprojeto III - Cardiologia Populacional
• Estabelecer estratégias para construção e validação de escore de risco genético poligênico para a hipertensão arterial.
• Estabelecer estratégias de validação do escore de risco poligênico para a hipertensão arterial com emprego de IOT (internet das coisas) por meio de sensores vestíveis para monitorização remota continua de pressão
arterial e frequência cardíaca.
• Em caso de validação dos objetivos a e b, utilizar os dados da monitorização remota de variáveis cardiovasculares para desenvolver biomarcadores preditivos para o desenvolvimento da hipertensão arterial.
• Estabelecer e alimentar banco de dados com informações genéticas, clínicas, epidemiológicas da população estudada; e posteriormente transferir essas informações para o banco de dados do Programa Genomas
Brasil.
• Treinar as equipes do sistema de saúde da PM (médicos e enfermeiros) para a realização do aconselhamento genético por meio de teleinterconsulta formativa.
Subprojeto IV - Qualificação de profissionais de saúde em Saúde de Precisão • Desenvolver um processo de qualificação técnica de equipes que atuam na atenção primária e secundária do SUS para o reconhecimento, identificação e encaminhamento de indivíduos sob risco de câncer e doenças cardiovasculares em razão da predisposição hereditária.
• Implementar um repositório de objetos de aprendizagem em medicina genômica e saúde de precisão para a educação em saúde e educação permanente.

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

O ca^ncer de pro´stata e´ a neoplasia mais comum em homens no Brasil. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que 65.840 casos novos de câncer de próstata foram diagnosticados em 2020, sendo responsável por 29,2% dos casos novos de ca^ncer em homens. Mesmo realizando tratamento ativo com cirurgia e/ou radioterapia (associado ou não à hormonioterapia), um percentual de pacientes acaba evoluindo com recorrência bioquímica, doença metastática e morte. Por outro lado, muitos pacientes que não realizam intervenção acabam evoluindo bem, sem aumento de PSA e sem progressão da doença. Devido a essa notável heterogeneidade da doença, diferentes critérios clínicos (toque retal), anátomo-patológicos (Escore de Gleason) e laboratoriais (nível de PSA) são utilizados para classificar os pacientes em diferentes grupos prognósticos: risco favorável, risco intermediário e risco desfavorável. Pacientes com escore de risco favorável são pacientes com PSA < 10 ng/mL, escore de Gleason 3+3 e toque retal sem anorma...

Status
Prestação de Contas Final aprovada
Trienio
2021-2023
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Pesquisas de interesse público em saúde
Tema Principal
Oncologia (Rede de Prevenção, Controle, Diagnóstico e Tratamento do Câncer)
Tema Secundario
Apoio à rede de atenção oncológica, Gestão do SUS
Publico Alvo
Profissionais assistenciais médicos, Usuários/Pacientes, Pesquisadores
Projeto Colaborativo
Não
Projeto Continuidade
Novo Projeto
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
24

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2021-12-01T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2023-12-31T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
4260728,38
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
2550097,89

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
REVISAR
Responsavel Pelo Preenchimento
Kenia
Tipo S De Produto S Proposto S
Serviço
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI)
Colecao Fonte
proadi