PROADI-SUS

Tratamento Adjuvante em Pacientes com DNA-HPV no Plasma: um Biomarcador para Quimioterapia em Câncer Cervical Localmente Avançado (AddChemo-CC Trial).

NUP: 25000.088004/2022-56 ID: 25000.088004/2022-56

Identificação

Id
25000.088004/2022-56
Nup
25000.088004/2022-56

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital do Coração
Sigla
Hcor

Projeto

Titulo Do Projeto
Tratamento Adjuvante em Pacientes com DNA-HPV no Plasma: um Biomarcador para Quimioterapia em Câncer Cervical Localmente Avançado (AddChemo-CC Trial).
Objetivo Geral Do Projeto

O objetivo do projeto é avaliar componentes de implementação para a condução de um ensaio clínico nacional para avaliar o uso de quimioterapia adjuvante em pacientes com câncer do colo do útero localmente avançado que persistem com expressão de DNA de HPV ao término do tratamento padrão. Esta avaliação de viabilidade visa após sua conclusão e, atingindo-se resultados favoráveis, seguir com a avaliação da hipótese de que pacientes que persistem com expressão de DNA de HPV ao término do
tratamento padrão, possam derivar benefício da utilização de quimioterapia adjuvante no CC localmente avançado. Caso prossigamos com o delineamento do estudo em triênio subsequente, ocorrerá a avaliação do tempo de sobrevida livre de progressão e sobrevida global em pacientes com CC localmente avançado submetidas a quimioterapia adjuvante a partir da seleção por um biomarcador.

Objetivos Especificos Do Projeto

Primário:
Demonstrar viabilidade de realizar um estudo randomizado para avaliar o efeito do uso de quimioterapia adjuvante em pacientes com câncer do colo do útero localmente avançado que persistem com expressão de DNA de HPV ao término do tratamento padrão. Definimos viabilidade como a capacidade de incluir 30 a 50 pacientes no período do estudo, adesão de 85% ou mais ao tratamento alocado, desenvolvimento e validação de ferramentas operacionais para condução da proposta, como estruturação do biorrepositório, elaboração de ferramentas de coleta de dados, estruturação logística para distribuição da intervenção (QT) aos centros participantes, validação de estratégias para recrutamento e estímulo da adesão à intervenção
e avaliação de taxas de perda de seguimento durante a intervenção, afim de ajustar (caso necessário) o cálculo de tamanho amostrai para a etapa subsequente do ECR, de amplo recrutamento.
Objetivos secundários:
• Avaliar as taxas globais (não comparativas entre grupos de tratamento) dos seguintes desfechos:
- Sobrevida livre de progressão: a sobrevida livre de progressão será calculada a partir da data da randomização até a data da constatação da progressão, seja local ou a distância, ou morte.
- Sobrevida global: a sobrevida global será calculada a partir da data da randomização até o óbito ou último seguimento. O seguimento será atualizado a cada consulta e serão consideradas as seguintes possibilidades: viva sem doença, viva com doença, morte por câncer, morte por outra causa e perda de seguimento.
- Taxa de resposta: a avaliação de resposta será realizada utilizando os critérios do RECIST 1.1 (2009) através da ressonância magnética da pelve. Assim, resposta completa (RC) será considerada o desaparecimento de todas as lesões. Resposta parcial (RP), redução (30%) da somatória dos maiores diâmetros das lesões alvos, quando comparado ao exame inicial. Progressão de doença (PD): aumento (20%) da somatória dos maiores diâmetros das lesões, quando comparado ao exame inicial ou aparecimento de novas lesões. Doença estável: não preenche critério para RP ou PD.
- Qualidade de vida: Serão avaliadas nas consultas médicas deste estudo clínico medidas genéricas de qualidade de vida (EORTC QLQ-C30) e considerando que este questionário isoladamente não avalia adequadamente questões específicas do tratamento que afetam a qualidade de vida de mulheres com câncer de colo de útero, um módulo complementar QLQ- CX24 também será aplicado.
• Avaliar tolerância à intervenção proposta, por meio da criação de Comitê de Monitoramento de Dados e de Segurança (DMC). O DMC, composto por especialista na área e independente dos investigadores do estudo, é responsável por prover orientações ao Comitê Diretivo sobre continuar o estudo como planejado ou interromper o recrutamento baseado em evidências de que a intervenção do grupo experimental resulta em aumento da mortalidade em comparação ao controle.
Para tanto, prevê-se a realização de análise interina após início da intervenção em momentos programados, para análise de eventos adversos e de evidências externas de indicação de suspensão da intervenção.

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

É evidente o benefício para o desenvolvimento da ciência e em se comprovando a viabilidade deste projeto e dando-se continuidade para o recrutamento do tamanho amostral projetado, o conhecimento gerado poderá permitir a utilização de um biomarcador preditivo para seleção de pacientes com potencial benefício para o uso de quimioterapia adjuvante (medicina personalizada). O estudo fornecerá assim, resposta a uma pergunta clínica relevante no contexto do cuidado à paciente com câncer de colo de útero localmente avançado, cuja aplicação na prática clínica poderá melhorar os desfechos das pacientes. Esta informação poderá ser útil para tomada de decisões de gestores e poderá evitar a incorporação de tratamentos cujo valor econômico e efetividade sejam incertos para os sistemas de saúde. A condução deste estudo piloto permitirá o treinamento dos centros na adequada aplicação da terapia adjuvante.

Status
Prestação de Contas Final aprovada
Trienio
2021-2023
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Pesquisas de interesse público em saúde
Tema Principal
Oncologia (Rede de Prevenção, Controle, Diagnóstico e Tratamento do Câncer)
Tema Secundario
Oncologia: Rastreamento e diagnóstico precoce
Publico Alvo
Profissionais assistenciais médicos, Usuários/Pacientes, Gestores, Agentes comunitários
Projeto Colaborativo
Não
Projeto Continuidade
Novo Projeto
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
12

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2022-12-15T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2023-12-31T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
4088502,26
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
1975136,67
Valor Aprovado
4088502,26

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Execução da Pesquisa

Tipo De Estudo Da Pesquisa
Ensaio clínico randomizado, prospectivo, piloto.
Metodologia
As pacientes serão randomizadas pelo processo de randomização estratificada para pertencerem a um dos grupos controle (Grupo B) ou intervenção (Grupo C), enfatizando-se a homogeneidade dos fatores de risco entre eles.
Producao Cientifica
Não
Coordenador Da Pesquisa
Michelle Samora Almeida

Prestação de Contas

Ano De Execucao
2023
Evolucao Das Metas E Indicadores

O projeto conduzido permitiu a avaliação de elementos e indicadores necessários para a estruturação de proposta de ensaio clínico randomizado (ECR) em maior escala em sua continuidade. Os objetivos de avaliação de viabilidade (estratégias e fluxos de recrutamento e retenção de participantes, desenvolvimento de ferramentas e plataformas para coleta de dados e amostras biológicas, taxas de adesão, tendências de medida de efeito e segurança de intervenção) foram parcialmente atingidos. Ainda assim, foi possível seguir com a reformulação da proposta subsequente com viabilidade e riscos reduzidos. Adicionalmente, os objetivos técnicos de geração de evidência científica a respeito da prevalência de infecção por HPV de alto risco e de persistência cfDNA HPV após o tratamento padrão no país, assim como a descrição dos perfis de tratamento para o câncer de colo de útero nos serviços de base foram contemplados, de forma que o projeto contribuiu para: 1) a ampliação do conhecimento com potencial benefício na prática clínica, incluindo melhoria assistencial no tratamento das pacientes com câncer de colo de útero localmente avançado; e 2) ampliação de rede de pesquisa em oncologia, incluindo o treinamento de equipes dos hospitais participantes. A reformulação da proposta gerada a partir do projeto piloto permitirá que o principal benefício direto do projeto previsto em plano de trabalho (possibilidade de aumento de taxas de cura da doença e de reformulação de novas formas de tratamento baseadas em uso de biomarcador preditivo de recidiva de doença) seja alcançado na continuidade do projeto.

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Kenia
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/drive/folders/17YhZ0ql8UnLFUlkxkPg4I4EaKaYNwf5C
Valor Executadoevalor Utilizado
1975136.9
Faixa Etaria Dos Participantes
12 a 17 anos, 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
Sexoedos Participantes
Feminino
Raca Coredos Participantes
Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
Execucao Equipamento Software Valor Executado
1975136.97
Percentualede Execucao Financeira
0.59
Tipo S De Produto S Proposto S
Capacitação (cursos)
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI)
Colecao Fonte
proadi