PROADI-SUS

Apoio técnico-científico à tomada de decisão judicial em Saúde no Brasil

NUP: 25000.088390/2022-86 ID: 25000.088390/2022-86

Identificação

Id
25000.088390/2022-86
Nup
25000.088390/2022-86

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital Sírio Libanês
Sigla
HSL

Projeto

Titulo Do Projeto
Apoio técnico-científico à tomada de decisão judicial em Saúde no Brasil
Objetivo Geral Do Projeto
Apoiar o processo de decisão judicial em saúde, utilizando conceitos e métodos da saúde baseada em evidências (MBE) e da avaliação de tecnologias em saúde (ATS) para elaborar produtos técnico-científicos sobre os efeitos de tecnologias em saúde e aprimorar competências de colaboradores do judiciário na elaboração de tais produtos.
Objetivos Especificos Do Projeto

O objetivo geral será executado por meio de objetivos específicos categorizados em quatro eixos: (i) ações estruturantes para fortalecimento dos Núcleo de Apoio Técnico ao Judiciário (NATJus), (ii) ações de apoio aos Magistrados, (iii) ações de qualificação técnico-científica para o projeto e (iv) ações para divulgar o projeto e suas entregas.

Objetivos relacionados às ações estruturantes para fortalecimento dos NATJus:
1. Realizar cursos de capacitação (curta duração) para membros dos NATJus no uso de ferramentas, conceitos e métodos propostos pelas áreas de Medicina Baseada em Evidências (MBE) e Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).
2. Realizar oficinas locais individualizadas para os NATJus sobre conteúdo técnico-científico.
3. Realizar tutorias técnico-científicas aos NATJus durante a elaboração das notas técnicas pelo sistema e-natjus.

Objetivos relacionados às ações de apoio aos Magistrados:
4. Apoiar os Magistrados por meio digital.

Objetivos relacionados às ações de qualifica...

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto
Nos últimos anos, as demandas judiciais em saúde têm crescido progressivamente no Brasil, fato que, associado ao rápido desenvolvimento de novas tecnologias terapêuticas e diagnósticas, tem sobrecarregado o sistema judicial. Neste cenário, tem sido necessário adotar estratégias para otimizar a sistematização e manter a celeridade do processo judicial, garantindo decisões judiciais informadas pelas melhores evidências disponíveis.
Status
Prestação de Contas Final aprovada
Trienio
2021-2023
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Estudos de avaliação e incorporação de tecnologia
Tema Principal
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema Secundario
Judicialização em saúde
Publico Alvo
Profissionais administrativos, Gestores, Pesquisadores
Projeto Colaborativo
Não
Projeto Continuidade
Novo Projeto
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
14

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2022-10-20T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2023-12-31T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
2199782,0
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
1948606,0
Valor Aprovado
2199782,0

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Capacitação

Palestra Tema Titulo
- Curso teórico-prático de avaliação crítica de estudos primários: um curso; - Curso teórico-prático de avaliação crítica de revisões sistemáticas: um curso; - Oficinas locais com conteúdo técnico-científico para os NATJus
Palestra Modalidade
Híbrida

Prestação de Contas

Ano De Execucao
2023
Evolucao Das Metas E Indicadores

O projeto está relacionado mais diretamente a três objetivos do Plano Nacional de Saúde (PNS):
Objetivo 2. Promover a ampliação da oferta de serviços da atenção especializada com vista à qualificação do acesso e redução das desigualdades regionais. Relação com o projeto: o projeto contribui para o acesso no âmbito Nacional, de tecnologias em saúde voltadas para a atenção especializada.
Objetivo 4. Fomentar a produção do conhecimento científico, promovendo o acesso da população às tecnologias em saúde de forma equitativa, igualitária, progressiva e sustentável. Relação com o projeto: execução de atividades de capacitação contribuindo para a construção do conhecimento científico sobre métodos de avaliação de eficácia e segurança que serão a base das notas técnicas emitidas pelos membros dos NATJus.
Objetivo 5. Promover ações que garantam e ampliem o acesso da população a medicamentos e insumos estratégicos, com qualidade, segurança, eficácia, em tempo oportuno, promovendo seu uso racional. Relação com o projeto: desenvolvimento de pareceres técnico-científicos e notas técnicas com conteúdo científico e imparcial, avaliando a eficácia e a segurança das tecnologias solicitadas por via judicial.
Este projeto tem caráter estruturante e espera-se que suas ações/entregas permaneçam contribuindo com a sustentabilidade do SUS mesmo após o término do período de execução das ações. Assim, entre os impactos esperados deste projeto e relevantes para o SUS estão:
 Contribuição para que a tomada de decisão judicial priorize o fornecimento de tecnologias que claramente sejam eficazes e seguras em detrimento daquelas que sejam ineficazes, prejudiciais ou que tenham efeitos (benefícios e riscos) incertos. Esta ação fortalece o processo de tomada de decisão judicial em saúde no Brasil ao estimular o uso das melhores evidências disponíveis e adotar métodos científicos transparentes, rigorosos e reprodutíveis e assim contribuir para a equidade em saúde, um
dos pilares do SUS.
 Preservação da celeridade do processo judicial relacionado ao fornecimento de tecnologias em saúde pelas instâncias Municipais, Estaduais e Federal.
 Fortalecimento de uma rede nacional de NATJus com conhecimento técnico-científico avançado e atualizado para apoiar os Magistrados na decisão judicial baseada em evidências científicas no sentido de contribuir com a sustentabilidade do SUS.
Assim, entende-se aqui que as características do projeto, incluindo seu objeto de interesse (ações judiciais em saúde) e o beneficiário final de sua execução (população geral), fazem com que o projeto possa fortalecer o SUS e qualificar seus processos

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Matheus
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/file/d/1zrZQWO7iYX1pZd1hMSTvq_lLOwwxqz60/view?usp=drive_link
Valor Executadoevalor Utilizado
1667298.0
Palestra Faixa Etaria Dos Participantes
18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
Palestra Sexo Dos Participantes
Masculino, Feminino
Palestra Raca Cor Dos Participantes
Indígena, Amarela, Parda, Preta, Branca
Palestra Tipo De Profissionais Capacitados
Membros dos NATJus
Execucao Equipamento Software Valor Executado
1667298.0
Percentualede Execucao Financeira
0.86
Tipo S De Produto S Proposto S
Capacitação (cursos)
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI)
Palestra Numero De Pessoas Capacitadas So E Permitido Numero
296.0
Colecao Fonte
proadi