Saúde Redes: estratégias para o fortalecimento da regionalização e do cuidado em rede em municípios de pequeno porte
Identificação
- Id
- 25000.135651/2022-64
- Nup
- 25000.135651/2022-64
Instituição
- Instituicao Proponente
- Hospital Sírio Libanês
- Sigla
- HSL
Projeto
- Titulo Do Projeto
- Saúde Redes: estratégias para o fortalecimento da regionalização e do cuidado em rede em municípios de pequeno porte
- Objetivo Geral Do Projeto
- Aprimorar a governança macrorregional do SUS e a organização de redes de atenção de municípios de pequeno porte, por meio do apoio técnico e metodológico a gestores e equipes técnicas de saúde de duas regiões do Brasil, a partir da qualificação das ações de gestão do cuidado (integração vertical e horizontal de serviços, coordenação do cuidado e continuidade assistencial) e com foco no fortalecimento e consolidação do processo de regionalização.
- Objetivos Especificos Do Projeto
-
1. Qualificar gestores e equipes técnicas da saúde dos municípios para a gestão e organização da rede de atenção;
2. Ofertar apoio para construção de 4 propostas de Estratégias de qualificação da gestão para organização da rede de atenção, com foco, preferencialmente, nas linhas de cuidado definidas nos Planos Macrorregionais de Saúde;
3. Produzir e disseminar conhecimento mediante a publicação da experiência das quatro regiões de saúde definidas;
4. Investir e qualificar a ferramenta matricial como potente articulador de comunicação técnica entre os diversos pontos da rede de atenção local e regional. - Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto
-
É fundamental detalhar os princípios básicos da atenção integrada, desde as ações de gestão, da atenção primária à saúde, passando pela coordenação assistencial, elementos necessários ao cuidado integrado, compartilhamento de informações e o papel do planejamento de todos os serviços da rede. Esta argumentação pretende sustentar a importância do escopo
deste projeto, em especial, para apoiar as regiões e municípios, preferencialmente de pequeno porte a estruturarem seus processos de gestão, de governança, de suporte e logísticos para efetiva integração às redes macrorregionais definidas no planejamento regional integrado.Uma atenção integrada à saúde gera vantagens para o sistema de saúde, para os cidadãos e para os profissionais envolvidos:
- Para os sistemas de saúde: eficiência, segurança, continuidade dos cuidados, prevenção de
complicações clínicas em pacientes crônicos e coordenação assistencial;
- Para os cidadãos: melhoria do acesso aos recursos, fortalecendo o conceito de entrada únic... - Status
- Prestação de Contas Final aprovada
- Trienio
- 2021-2023
- Area De Atuacao Principal Do Projeto
- Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde
- Tema Principal
- Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
- Tema Secundario
- Gestão do SUS
- Publico Alvo
- Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos, Agentes comunitários, Gestores
- Projeto Colaborativo
- Sim
- Projeto Continuidade
- Novo Projeto
- Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
- 12
Datas
- Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
- 2022-12-15T00:00:00Z
- Data Do Fim Do Projeto
- 2023-12-31T00:00:00Z
Valores Financeiros
- Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
- 4973980,0
- Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
- 3310089,0
- Valor Aprovado
- 4973980,0
Local de Execução
- Abrangencia Territorial Do Projeto
- Nacional
Capacitação
- Palestra Tema Titulo
-
1. Necessidades de saúde Problematizar sobre o conceito de necessidades de saúde e estimular a reflexão sobre a leitura do contexto local para orientar a organização do processo de trabalho em saúde.
2. Território e territorialização em saúde Favorecer a reflexão sobre os conceitos de território e territorialização em saúde, relacionando com a organização e instrumentalização de práticas de vigilância em saúde nos serviços.
3. Consolidação da leitura compartilhada da ASIS Validar a leitura da situação de saúde elaborada coletivamente, pelos municípios e pela região de saúde, como subsídio para a tomada de decisão sobre a linha de cuidado a ser priorizada.
4. Linhas de Cuidado na perspectiva das Redes de Atenção à Saúde Desenvolver a compreensão da gestão da clínica como um conceito chave para a qualificação da atenção à saúde, de modo a apoiar os municípios na reflexão sobre o processo de trabalho em saúde em modelagens que integrem a APS e os demais serviços assistenciais de saúde organizando-os em linhas de cuidado, orientadas pelas necessidades de saúde do território.
5. Definição da Linha de Cuidado prioritária na região de saúde Tomada de decisão sobre o problema de saúde prioritário para a região, iniciando o processo para o desenvolvimento das estratégias de qualificação da gestão e organização da linha de cuidado correspondente.
6. Estratégias para o cuidado compartilhado Desenvolver a compreensão sobre ferramentas e instrumentos que favoreçam o cuidado compartilhado, utilizando recursos nos formatos presenciais e remotos, contribuindo para a qualificação das Redes de Atenção à Saúde.
7. Consolidação das Estratégias de Gestão e Organização da Rede de Atenção à Saúde Validar as estratégias de qualificação da gestão para organização da linha de cuidado priorizada na região, elaboradas pelos municípios e pela região de saúde, consolidando o produto final do Projeto Saúde Redes.
8. Compartilhamento das experiências regionais Produzir e disseminar conhecimento mediante a socialização das experiências das Regiões de Saúde participantes. - Palestra Modalidade
- Híbrida
Prestação de Contas
- Ano De Execucao
- 2023
- Evolucao Das Metas E Indicadores
-
O Projeto Saúde Redes alinhado às diretrizes do Plano Nacional de Saúde (2020-2023) que orienta a implementação de todas as iniciativas de gestão no SUS, explicitando os compromissos setoriais de governo, além de refletir, a partir da análise situacional, as necessidades de saúde da população e a capacidade de oferta pública de ações, serviços e produtos para o seu atendimento. Os objetivos do PNS diretamente relacionados à proposta são:
1. Objetivo 04. Fomentar a produção do conhecimento científico, promovendo o acesso da população às tecnologias em saúde de forma equitativa, igualitária, progressiva e sustentável
2. Objetivo 07. Aperfeiçoar a gestão do SUS visando a garantia do acesso a bens e serviços de saúde equitativos e de qualidade.
Durante o projeto, foi possível registrar fatos como a aplicabilidade para o SUS, algumas iniciativas foram construídas, demonstrando sua potencialidade em impactar as realidades por meio dos planos de ações elaborados pelos participantes para problemas identificados na Atenção Básica dos municípios, estabelecendo cronograma e corresponsabilização das ações (ANEXO 6), já ocorre a qualificação das equipes técnicas da saúde dos municípios para a gestão, e organização da rede de atenção, por meio do apoio ofertado pelos integrantes do projeto, para a construção das estratégias de qualificação da gestão para a organização da rede de atenção, com foco, preferencialmente, nas linhas de cuidado definidas nas regiões de saúde. Investindo e qualificando a ferramenta matricial como potente articulador de comunicação técnica entre os diversos pontos da rede de atenção local e regional. E realizado melhoria da qualificação profissional - sendo mais de 90 profissionais
envolvidos em Campo Belo (MG) e mais de 150 profissionais envolvidos em Sousa (PB). Os entre encontrosforam ações importantes que aconteceram de forma remota e aproximaram o facilitador dos participantes, apoiando nas dificuldades de execução das atividades na realidade e aprofundando questões que eram difíceis de desenvolver no momento formal estabelecido. A versatilidade dos facilitadores, com experiência para trabalhar com grandes e pequenos grupos, apoiar no desenho de intervenções, metodologias de planejamento estratégico situacional e modelagem de redes de atenção, bem como a compreensão de que todo processo de mudança da realidade, seja na gestão ou na prática clínica, só acontece quando há compromisso dos pares, comunicação assertiva, práticas centradas nas necessidades dos usuários e que há de ser calcado na mútua aprendizagem entre apoiador e apoiado.
Outros Campos
- Extracao Do Sei
- FINALIZADA
- Extracao De Dados
- FINALIZADA
- Responsavel Pelo Preenchimento
- Daianny/Kenia
- Link Do Arquivo Do Projeto
- https://drive.google.com/drive/folders/1aG3uqZlJ-dLUoRWEyIHNsJICedHhaXX8
- Valor Executadoevalor Utilizado
- 2873673.07
- Palestra Faixa Etaria Dos Participantes
- 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
- Palestra Sexo Dos Participantes
- Feminino, Masculino
- Palestra Raca Cor Dos Participantes
- Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
- Palestra Tipo De Profissionais Capacitados
- Gestores e Profissionais de saúde do SUS
- Execucao Equipamento Software Valor Executado
- 2873673.07
- Percentualede Execucao Financeira
- 0.5777
- Tipo S De Produto S Proposto S
- Capacitação (cursos)
- Regiao S Atendida S Pelo Projeto
- Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
- Estado S Atendido S Pelo Projeto
- Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI)
- Palestra Numero De Pessoas Capacitadas So E Permitido Numero
- 1952.0
- Colecao Fonte
- proadi