Apropriação, Implementação e Governança de Terminologias Clínicas - Infraestrutura e Implementação de Casos de Negócios para Interoperabilidade em Saúde
Identificação
- Id
- 25000.158491/2015-01
- Nup
- 25000.158491/2015-01
Instituição
- Instituicao Proponente
- Hospital Alemão Oswaldo Cruz
- Sigla
- HAOC
Projeto
- Titulo Do Projeto
- Apropriação, Implementação e Governança de Terminologias Clínicas - Infraestrutura e Implementação de Casos de Negócios para Interoperabilidade em Saúde
- Objetivo Geral Do Projeto
- Estruturar, distribuir, implementar e apoiar o processo de governança de Modelos de Informação (especialmente, OpenEHR) e Terminologias de Saúde, no contexto da implantação e construção do modelo de maturidade do Centro Nacional de Terminologias em Saúde – CENTERMS, possibilitando a interoperabilidade entre os sistemas de saúde da comunidade da Restinga / Extremo Sul – Porto Alegre RS.
- Objetivos Especificos Do Projeto
- Pesquisar, estruturar e implantar o Modelo de Maturidade para evolução continuada da governança colaborativa e multilateral do CENTERMS. Implantar um barramento regional na comunidade da Restinga / Extremo Sul – Porto Alegre RS permitindo interoperabilidade entre os sistemas de saúde da região. Colaborar com o desenvolvimento de um marco legal para a interoperabilidade em saúde no Brasil utilizando um caso prático.
- Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto
-
Assim como em outros países do mundo, o Brasil está desenvolvendo uma estratégia de e-saúde para o país (Visão de e-Saúde, 2014), cujos princípios e diretrizes norteadores alinham-se com a Política de Informação e Informática do SUS (PNIIS- BRASIL, 2004). Esse processo visa à melhoria do acesso e da qualidade no SUS; a transparência e segurança das informações sob a guarda do poder público; o suporte da informação para tomada de decisão por parte do gestor e profissional de saúde; e, por fim, o desenvolvimento institucional do SUS com ganhos de eficiência na gestão de pessoas, aquisição de insumos, monitoramento e avaliação das ações, logística, pagamento e transferência de recursos e outros processos-meio. A PNIIS tem como referência o conceito de governo eletrônico, onde a internet é o meio primordial de comunicação entre o governo e o cidadão e o uso das TICs.
Um dos objetivos desta Visão e-Saúde é o acesso oportuno às informações de saúde completas e precisas, que hoje transitam por vários meios: papel, telefone, fax, correio e em sistemas computacionais; e estão armazenadas e fragmentadas nos diversos estabelecimentos de saúde e locais de atendimento. Atualmente, essas informações são, em geral, incompletas e pouco estruturadas, o que dificulta seu compartilhamento e sua reutilização por sistemas de informação de saúde independentes.
Sistemas de informação em rede pressupõem que sistemas de informações implicados coletem os dados necessários que serão utilizados nos inúmeros nos processos de trabalho de cada um dos participantes da rede e que haja meios de se recuperar todas essas informações no momento oportuno por quem precisa dela, ou seja, que haja liquidez dos dados. A liquidez dos dados é que vai possibilitar que qualquer usuário autorizado, que esteja qualquer ponto da rede possa acessar esses dados, de modo a poder organizá-los, agregá-los, aplicar algoritmos de decisão, no sentido de usar as informações de saúde para gerar o conhecimento necessário que os apoiem em seus processos de decisão, clínicas, administrativas e políticas e gere os benefícios esperados.
Esta necessidade de liquidez dos dados remete de imediato à necessidade de promover a integração de diferentes sistemas de diferentes organizações e mesmo de uma mesma organização, para a comunicação física entre todos os sistemas de informação em saúde que trafegam as informações de saúde e a interoperabilidade semântica entre esses sistemas.
Para que se promova a interoperabilidade entre os diversos sistemas já existentes e se alcance, de modo efetivo, os objetivos esperados pelo projeto de e-saúde, é preciso um trabalho conjunto e consensual envolvendo profissionais de saúde, gestores da informação e outros atores do Sistema para avaliação e análise das possíveis alternativas de investimentos a serem feitos pelo programa, na implantação das mudanças necessárias na organização dos serviços e instituições e seus sistemas e informação, na decisão de se criar ou implantar novos sistemas e serviços e incorporar novas tecnologias e de se definir a arquitetura tecnológica, para que se possa traçar um plano estratégico em conjunto, e um guia para implantação e de como se atingir a interoperabilidade semântica entre os sistemas, de modo a que o fluxo da informação se faça sem interrupções e de forma clara e não ambígua. Para que isto ocorra além de adotar padrões para comunicação (mensagens) entre todos estes sistemas, é preciso desenvolver um método estruturado e repetível, que garanta a integridade, completude e precisão dos dados colhidos, armazenados e transmitidos, o seja criar uma info-estrutura, ou arquitetura de referência da informação e um framework semântico para interoperabilidade, além do treinamento de pessoas e uso de experts para garantir que o método seja aplicado de forma correta e que as ferramentas desenvolvidas sejam utilizadas adequadamente, de modo a poder administrar a complexidade de conectar sistemas heterogêneos e em diferentes níveis de maturidade. - Status
- Prestação de Contas Final aprovada
- Trienio
- 2015-2017
- Area De Atuacao Principal Do Projeto
- Estudos de avaliação e incorporação de tecnologia
- Tema Principal
- Acesso, inovação e produção de medicamentos e tecnologias para a saúde
- Tema Secundario
- Formação em saúde
- Publico Alvo
- Usuários/Pacientes, Profissionais assistenciais médicos, Gestores
- Projeto Colaborativo
- Sim
- Projeto Continuidade
- Continuidade
- Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
- 24
Datas
- Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
- 2016-01-01T00:00:00Z
- Data Do Fim Do Projeto
- 2017-12-31T00:00:00Z
Valores Financeiros
- Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
- 9928009,0
- Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
- 9928009,0
- Valor Aprovado
- 9928009,0
Local de Execução
- Abrangencia Territorial Do Projeto
- Municipal
Prestação de Contas
- Ano De Execucao
- 2017
Outros Campos
- Extracao Do Sei
- FINALIZADA
- Extracao De Dados
- FINALIZADA
- Responsavel Pelo Preenchimento
- Suleima
- Link Do Arquivo Do Projeto
- https://drive.google.com/file/d/1-Xrfr_syzuZFkpdf8qpyZdhrs8zD7aiz/view?usp=sharing
- Valor Executadoevalor Utilizado
- 10348532.0
- Execucao Equipamento Software Valor Executado
- 10348532.0
- Percentualede Execucao Financeira
- 1.04
- Tipo S De Produto S Proposto S
- Consultoria (técnicas e operação de gestão)
- Regiao S Atendida S Pelo Projeto
- Sul
- Estado S Atendido S Pelo Projeto
- Rio Grande do Sul (RS)
- Cidades Atendidas Inserir Entre Os Nomes
- Porto Alegre
- Colecao Fonte
- proadi