PROADI-SUS

IMPACTO MR: Infecções de sistema nervoso central relacionados a dispositivos em unidades de terapia intensiva adulto no Brasil - Plataforma de Projetos de Apoio ao Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos

NUP: 25000.167222/2023-37 ID: 25000.167222/2023-37

Identificação

Id
25000.167222/2023-37
Nup
25000.167222/2023-37

Instituição

Instituicao Proponente
Beneficência Portuguesa
Sigla
BP

Projeto

Titulo Do Projeto
IMPACTO MR: Infecções de sistema nervoso central relacionados a dispositivos em unidades de terapia intensiva adulto no Brasil - Plataforma de Projetos de Apoio ao Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos
Objetivo Geral Do Projeto
Avaliar o desfecho funcional e mortalidade em 6 meses de pacientes submetidos a implante de cateter de derivação ventricular externa e/ou dispositivo de monitorização da pressão intracraniana invasiva.
Objetivos Especificos Do Projeto

Contribuir com a manutenção da Plataforma IMPACTO MR por meio da coleta prospectiva de dados clínicos, microbiológicos e pacientes internados em UTI adulto.

Descrever as características microbiológicas das infecções de sistema nervoso central relacionadas a dispositivos, considerando microrganismos (multirresistentes ou não).

Avaliar os fatores de risco para desenvolvimento de infecções do sistema nervoso central na população estudada: associados ao operador, associados ao paciente.

Descrever práticas de tratamento, com foco em: antimicrobianos (tempo e duração) e manejo do foco (remoção versus dispositivo).

Avaliar custos associados à vigência de infecção.

Avaliar a densidade de incidência de infecção de sistema nervoso central em pacientes submetidos a implante de cateter ventricular externo e/ou dispositivo de monitorização da pressão intracraniana invasiva, quando utilizados os critérios de definição de controle e prevenção de doenças, comparados aos critérios da ANVISA.

Avaliar a mortalidade após 6 meses da inclusão na coorte.

Avaliar o desfecho funcional (pela escala de Rankin) após 6 meses da inclusão na coorte.

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

O presente projeto corresponde ao novo plano de trabalho apresentado como continuidade ao projeto NUP25000.177382/2021-1: triênio 2021-2023. Por tratar-se de um projeto de continuidade, o mérito científico e a relevância social da proposta apresentada já foram apreciadas por esta Coordenação, através do Parecer Técnico nº 7/2022 - COPP/CGFPS/DECIT/SECTICS/MS (SEI 0026328665), o qual recomendou o projeto de pesquisa, após análise técnica consubstanciada por avaliação de consultores externos (ad hoc).

O IMPACTO-MR é uma plataforma de pesquisa, de forma colaborativa entre os Hospitais de Excelência, com coleta de microbiológicos e de custos em UTIs brasileiras. As infecções relacionadas à assistência à saúde apresentam alta incidência neste contexto com elevada morbi-mortalidade e impacto direto em custos para o sistema de saúde. A utilização de monitores de pressão intracraniana ou sistemas de derivação ventricular externa são utilizados rotineiramente em nosso meio para avaliação e manejo intracraniano. No entanto, estão associadas ao aumento de risco de infecção. Os resultados deste projeto trarão dados inéditos nacionais de infecções relacionadas a dispositivos utilizados em larga escala para pacientes neurocríticos, além de possibilitar avaliação do perfil e fatores de risco relacionados, o que auxiliará em políticas de prevenção destas condições, assim como estratégias de tratamento, que podem reduzir da morbi-mortalidade.

Status
Em execução
Trienio
2024-2026
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Pesquisas de interesse público em saúde
Tema Principal
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema Secundario
Vigilância em saúde, Formação em saúde
Publico Alvo
Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos, Gestores, Pesquisadores
Projeto Colaborativo
Sim
Projeto Continuidade
Continuidade
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
22

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2024-01-01T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
1051312,09

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Execução da Pesquisa

Tipo De Estudo Da Pesquisa
Estudo de coorte prospectiva
Metodologia
Estudo de coorte prospectiva, incluindo pacientes adultos, nas UTIs de hospitais participantes da Plataforma IMPACTO MR, que estejam com dispositivo de cateter de monitorização da pressão intracraniana ou derivação ventricular externa, sendo avaliadas as densidades de infecção, perfil microbiológico; fatores de risco; manejo clínico; custos envolvidos e desfechos clínicos a curto e longo prazo.
Producao Cientifica
Fomentar a produção do conhecimento científico, promovendo o acesso da população às tecnologias em saúde de forma equitativa, igualitária, progressiva e sustentável.
Coordenador Da Pesquisa
Viviane Cordeiro Veiga

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Junior
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/drive/folders/1pjZC8H25CUYvKRWJAi0hqeyBAoElBfm0
Faixa Etaria Dos Participantes
18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
Sexoedos Participantes
Feminino, Masculino
Raca Coredos Participantes
Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
Tipo S De Produto S Proposto S
Serviço
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE), Tocantins (TO)
Colecao Fonte
proadi