PROADI-SUS

IMPACTO MR: Impacto das infecções por microrganismos resistentes a antimicrobianos em pacientes internados em unidades de terapia intensiva adulto no Brasil - Plataforma de Projetos de Apoio ao Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos

NUP: 25000.168002/2023-21 ID: 25000.168002/2023-21

Identificação

Id
25000.168002/2023-21
Nup
25000.168002/2023-21

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital do Coração
Sigla
Hcor

Projeto

Titulo Do Projeto
IMPACTO MR: Impacto das infecções por microrganismos resistentes a antimicrobianos em pacientes internados em unidades de terapia intensiva adulto no Brasil - Plataforma de Projetos de Apoio ao Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos
Objetivo Geral Do Projeto
Manutenção da plataforma prospectiva de coleta de dados individuais, IRAS e MR para realização de estudos de melhoria de qualidade de cuidado.
Objetivos Especificos Do Projeto

• Coordenar e gerenciar as UTIs na condução dos estudos: Plataforma IMPACTO-MR, Estudo Observacional de Práticas de Cuidado Oral e Estudo de Implementação de Melhoria de Qualidade de Cuidado Oral (entregas 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7)
• Desenvolver e adquirir materiais e conteúdos necessários para envio aos centros participantes, bem como organização da estrutura e logística necessária para a sua condução, análise de desfechos e finalização (entregas 1, 2, 3, 4 e 6);
• Selecionar, apoiar, treinar, equipar, acompanhar e monitorar as UTIs na condução dos estudos (entregas 1, 3, 4, 5, 6 e 7);
• Desenvolver e implementar os estudos: Plataforma IMPACTO-MR, Estudo Observacional de Práticas de Cuidado Oral e Estudo de Implementação de Melhoria de Qualidade de Cuidado Oral (entregas 2, 3, 5, 6 e 7).

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

O projeto foca na avaliação epidemiológica (no que se refere à coleta de dados contínua) de IRAS em UTIs brasileiras, mas principalmente, irá trazer informações sobre a prática de cuidados orais nas unidades e avaliará a efetividade de implementação de melhorias de qualidade de cuidado oral que visam a redução de IRAS, com foco em PAV.
a) O projeto possui desafio(s) pertinente(s) ao desenvolvimento do SUS:
Sim. As IRAS e infecções MR são um problema de saúde pública. Infecções pulmonares são o principal sítio de infecção relacionados à sepse em pacientes críticos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Brasileiras e estão associadas à alta morbimortalidade.
b) Quais os benefícios aos SUS:
Caso as medidas de melhorias de qualidade de cuidado oral se mostrarem efetivas na redução de PAV, tais medidas podem ser ampliadas, tornando-se cuidado padrão, para hospitais do SUS. Tais medidas de melhorias de qualidade de cuidado oral serão desenhadas a modo de permitirem alta replicabilidade, respeitando as diferenças nacionais existentes.

Status
Em execução
Trienio
2024-2026
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Pesquisas de interesse público em saúde
Tema Principal
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema Secundario
Gestão do SUS, Vigilância em saúde, Cuidados paliativos
Publico Alvo
Pesquisadores, Profissionais assistenciais médicos
Projeto Colaborativo
Sim
Projeto Continuidade
Novo Projeto
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
36

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2024-01-01T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
11517634,14

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Execução da Pesquisa

Tipo De Estudo Da Pesquisa
Coleta de dados da plataforma IMPACTO MR, assim como sua utilização para a realização de estudos prospectivos de melhoria de qualidade de cuidado.
Metodologia

No triênio 2024-2026, será mantida a estrutura de coleta de dados da plataforma IMPACTO MR, assim como sua utilização para a realização de estudos prospectivos de melhoria de qualidade de cuidado. Para isso serão coletados dados clínicos, laboratoriais, uso de antimicrobianos, microbiológicos, duração da internação e mortalidade de todos os pacientes admitidos nas UTIs participantes. Tendo em vista a necessidade de validação dos dados coletados de IRAS, adicionalmente à ficha de coleta de dados eletrônica (eCRF) do estudo, uma nova ficha para coleta de IRAS será implementada.
Essa ficha contemplará todos os dados das IRAS de interesse (PAV, IPCS-AC, ITU-AC) e permitirá o link individual com dados coletados na plataforma, juntamente serão coletadas informações microbiológicas de rotina e de MR sobre as IRAS. Os dados
inseridos nessa eCRF adicional serão os dados de IRAS validados e definidos pelas CCIHs locais. Tais dados passarão por um controle de qualidade de gerenciamento de dados e serão monitorados em visitas presenciais aos hospitais participantes sob
responsabilidade de cada HE, com checagem de documentos fontes e confrontamento de informações.

Producao Cientifica
Sim
Coordenador Da Pesquisa
Alexandre Biasi Cavalcanti

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Kenia
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/drive/folders/1xniiOrRAQJlMFdWow2d-ltAYMuliMkJz
Faixa Etaria Dos Participantes
0 a 5 anos, 6 a 11 anos, 12 a 17 anos, 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
Sexoedos Participantes
Feminino, Masculino
Raca Coredos Participantes
Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
Tipo S De Produto S Proposto S
Serviço
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE), Tocantins (TO)
Colecao Fonte
proadi