PROADI-SUS

Onco-Genomas Brasil: mapeamento do câncer de mama e de próstata no sistema público brasileiro

NUP: 25000.170835/2023-51 ID: 25000.170835/2023-51

Identificação

Id
25000.170835/2023-51
Nup
25000.170835/2023-51

Instituição

Instituicao Proponente
Associação Hospitalar Moinhos de Vento
Sigla
AHMV

Projeto

Titulo Do Projeto
Onco-Genomas Brasil: mapeamento do câncer de mama e de próstata no sistema público brasileiro
Objetivo Geral Do Projeto
Caracterizar o perfil molecular somático e germinativo na população brasileira dos dois cânceres mais prevalentes no Brasil em mulheres (câncer de mama) e em homens (câncer de próstata)
Objetivos Especificos Do Projeto

1. Identificar as alterações genéticas relacionadas ao prognóstico tumoral por meio da análise do exoma completo;
2. Rastrear pacientes com mutações em genes predisponentes a câncer e oferecer orientações às equipes médicas dos centros para seguimento clínico adequado para os pacientes com variantes genômicas identificadas como patogênicas/provavelmente patogênicas.
3. Gerar dados genômicos e fenotípicos associados para alimentar o banco de dados do Programa Genomas Brasil;
4. Caracterizar a ancestralidade da população estudada;
5. Referentes exclusivamente ao Eixo 1: Identificar variantes genéticas preditivas de resposta ao tratamento neoadjuvante para pacientes com câncer de mama dos subtipos estudados.

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

O projeto contribuirá com o Programa Genomas Brasil, por meio de informações genômicas provenientes da análise do WES germinativo (de amostras de sangue) 500 pacientes com câncer de próstata metastático ou câncer de mama subtipo HER-2 positivo e 490 pacientes com câncer de mama subtipo triplo negativo. O projeto contribuirá também com dados fenotípicos e de histórico clínico desses pacientes, possibilitando subsídios para predições de risco e de direcionamentos para tratamentos mais assertivos. Os dados dos 500 pacientes com câncer de próstata metastático ou câncer de mama subtipo HER-2 positivo já foram coletados no triênio 2021-2023, por meio de um estudo observacional e, no triênio 2024-2026, serão coletados
os dados das 490 pacientes com subtipo triplo-negativo inicial (estádio I) e localmente avançado (estádios II e III) do câncer de mama. O projeto proporcionará aconselhamento genético às equipes médicas que acompanham pacientes nos quais se identificou alteração.

Status
Em execução
Trienio
2024-2026
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Pesquisas de interesse público em saúde
Tema Principal
Oncologia (Rede de Prevenção, Controle, Diagnóstico e Tratamento do Câncer)
Tema Secundario
Formação em saúde, Oncologia: Rastreamento e diagnóstico precoce
Publico Alvo
Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos, Pesquisadores
Projeto Colaborativo
Não
Projeto Continuidade
Continuidade
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
36

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2024-01-01T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
13184679,99

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Execução da Pesquisa

Tipo De Estudo Da Pesquisa
Estudo de coorte multicêntrico observacional
Metodologia

Todos os pacientes são convidados a participar do estudo de forma voluntária pelas equipes assistenciais dos centros. Em seguida, as equipes dos centros conduzem uma avaliação inicial em que são coletadas informações demográficas, clínicas e socioeconômicas dos pacientes. São coletadas amostras de sangue periférico para análise por WES germinativo. Também é solicitado ao participante a disponibilização das amostras tumorais emblocadas em parafina, decorrentes da biópsia diagnóstica, das quais se extrai material para análise por WES somático. As equipes dos centros também coletam dados referentes aos tratamentos realizados e o resultado desses tratamentos. As amostras são encaminhadas para o laboratório de biologia molecular do HMV, onde é realizada a revisão diagnóstica e preparo das amostras para sequenciamento. Pacientes sem confirmação diagnóstica são excluídos do estudo, a equipe do centros é comunicada, a amostra de sangue é descartada e a amostra tumoral é devolvida. As amostras dos pacientes em que houve a confirmação diagnóstica são preparadas e encaminhadas aos laboratórios parceiros para condução das análises de WES germinativo e somático. Devido à qualidade do material
emblocado proveniente dos laboratórios de patologia que atendem os centros participantes, estima-se que será possível a análise do genoma somático de cerca de 300 pacientes. Em caso de identificação de alterações nas análises genômicas germinativas, a equipe dos centros participantes recebem orientação para o aconselhamento genético, por meio de teleinterconsultas com geneticista. Junto às informações clínicas, as informações decorrentes do sequenciamento genômico dos participantes incluídos no estudo são vinculadas ao biobanco e banco de dados do Programa Genomas Brasil, se consentido pelo participante. Ao final da condução das análises genômicas para o grupo de pacientes com cada tipo e subtipo estudado, será conduzida uma análise de ancestralidade.

Producao Cientifica
Sim
Coordenador Da Pesquisa
Daniela Dornelles Rosa

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Kenia
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/drive/folders/16uOOu9ugdCYhuPQv3NL3EG2aLNR500rH
Faixa Etaria Dos Participantes
12 a 17 anos, 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
Sexoedos Participantes
Feminino, Masculino
Raca Coredos Participantes
Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
Tipo S De Produto S Proposto S
Serviço
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Mato Grosso do Sul (MS), Bahia (BA), São Paulo (SP), Ceará (CE), Rio Grande do Sul (RS), Espírito Santo (ES), Amazonas (AM)
Colecao Fonte
proadi