PROADI-SUS

Projeto CV-Genes: avaliação do impacto do componente genético como fator de risco para doença cardiovascular aterosclerótica na população brasileira

NUP: 25000.170846/2023-31 ID: 25000.170846/2023-31

Identificação

Id
25000.170846/2023-31
Nup
25000.170846/2023-31

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Sigla
HAOC

Projeto

Titulo Do Projeto
Projeto CV-Genes: avaliação do impacto do componente genético como fator de risco para doença cardiovascular aterosclerótica na população brasileira
Objetivo Geral Do Projeto
Avaliar o risco atribuível populacional associado à presença de polimorfismos em genes relacionados a doenças cardiovasculares e seu impacto como fator de risco independente para ocorrência de IAM, AVE e eventos trombótico-isquêmicos em território arterial periférico na população brasileira.
Objetivos Especificos Do Projeto

● Realizar genotipagem de pacientes com e sem doença cardiovascular manifesta, analisando polimorfismos associados às doenças cardiovasculares;
● Avaliar o impacto de polimorfismos genéticos como fator de risco não modificável para doença cardiovascular aterosclerótica;
● Avaliar a correlação entre os achados genéticos e fatores fenotípicos e comportamentais (Fenotípicos: (hipertensão arterial, dislipidemia, obesidade abdominal, diabetes, envelhecimento populacional e fatores bioquímicos como relação apolipoproteína B/A1, entre outros). Comportamentais: baixa escolaridade, tabagismo, falta de atividade física regular/sedentarismo, alterações psicossociais, poluição do ar, dieta inadequada, ansiedade e depressão, etilismo) na ocorrência de DCV aterosclerótica;
● Analisar e discutir o perfil genômico associado à ocorrência de DCV aterosclerótica da população brasileira àquele de outras populações descrito em outros estudos já publicados.

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

Como principal causa de mortalidade na população, a doença cardiovascular deve ser o foco de programas de diagnóstico/intervenção que visam ao mapeamento de fatores de risco com o intuito de se estabelecer medidas para o controle dos mesmos e, com isso, reduzir a mortalidade e o impacto da doença cardiovascular na população. Os principais fatores de risco cardiovascular já conhecidos (tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, obesidade, ansiedade e depressão, dieta inadequada, sedentarismo, etilismo e relação apolipoproteína B/A1 (ApoB/ApoA1)) são todos fatores modificáveis, entretanto, um dos fatores não-modificáveis é o background genético. Alguns estudos demonstram polimorfismos associados ao aumento do risco de IAM e AVE, mesmo quando ajustados para os fatores de risco habituais. Nesse contexto, a detecção de polimorfismos associados à doença cardiovascular poderia identificar pacientes nos quais os fatores de risco modificáveis possam ser criados/tratados de forma precoce visando à prevenção cardiovascular, evitando agravos a saúde e contribuindo para a sustentabilidade do SUS.
Por meio desta proposta, espera-se obter um diagnóstico da frequência e do perfil de polimorfismos associados ao aumento do risco de doença cardiovascular na população brasileira. A partir disso, esperase que sejam elaboradas intervenções irecionadas ao diagnóstico/tratamento precoce das condições modificáveis associadas à doença cardiovascular. Desse modo, espera-se a redução da morbidade/mortalidade cardiovascular em pacientes com preditores genéticos. Os resultados do projeto serão analisados, divulgados e publicados, colaborando para a disseminação do conhecimento científico e para a implementação de sistemas semelhantes em diversas localidades do território nacional. De fato, esse projeto irá fornecer dados para a plataforma do Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão - Genomas Brasil, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma ampla base de dados em genômica sobre a população brasileira.

Status
Em execução
Trienio
2024-2026
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Pesquisas de interesse público em saúde
Tema Principal
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema Secundario
Formação em saúde
Publico Alvo
Profissionais assistenciais médicos, Pesquisadores
Projeto Colaborativo
Não
Projeto Continuidade
Continuidade
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
12

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2024-01-01T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
1878981,35

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Execução da Pesquisa

Tipo De Estudo Da Pesquisa
Estudo de caso-controle
Metodologia

Os casos (N = 1867) serão selecionados pela ocorrência do primeiro evento cardiovascular aterosclerótico (Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico e Eventos Trombótico-Isquêmicos Arteriais Periféricos) durante a fase de hospitalização para manejo do evento aterotrombótico agudo. A proporção entre casos e controles será de 1:1. Os controles (N = 1867) serão indivíduos adultos maiores de 18 anos que procuraram atendimento médico nos mesmos locais por outras questões clínicas (sem DCV) ou indivíduos sem qualquer doença manifesta. As definições dos eventos aterotrombóticos agudos listados acima seguem os critérios clínicos e de exames complementares clássicos e baseados em diretrizes nacionais e internacionais.
O projeto completo será submetido ao sistema CEP/CONEP e, após aprovação ética, todos os casos e controles serão convidados a participar e, se concordarem, um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido será obtido.
Por ser estudo de caso-controle, não haverá seguimento para ocorrência de eventos clínicos. Desse modo, vamos avaliar as exposições a fatores de risco tradicionais em combinação com os dados genômicos (escore de risco poligênico), tanto nos casos quanto nos controles, e essas exposições serão expressas como razões de chances. Modelos de regressão logística múltipla serão construídos para ajuste e determinação das forças de associação entre os variáveis demográficas, fatores de risco tradicionais e dados genéticos: Sexo, idade, etnia, peso, índice de massa corporal, tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, obesidade, ansiedade e depressão, dieta inadequada, sedentarismo, etilismo e relação apolipoproteína B/A1 (ApoB/ApoA1). Para cada variável de associação com maior chance de doença cardiovascular ( OR significante), será calculado um risco atribuível, para estimar a fração de risco atribuível ao componente genético (PGS) e às demais variáveis clínicas e demográficas.
Os dados serão coletados em questionário eletrônico próprio (e-CRF), a ser desenvolvido e disponibilizado por meio do aplicativo RedCap. Neste formulário serão inseridos todos os resultados de variáveis clínicas e demográficas (supracitados), além dos resultados de PGS e demais testes laboratoriais (Hemoglobina glicada, apolipoproteíuna A-1 soro, apolipoproteína B soro, colesterol soro, colesterol total e frações (HDL, LDL e VLDL) soro, triglicérides soro, creatinina urina, sódio soro, potássio soro, sódio urina, potássio urina, creatinina isolada urina, albuminúria isolada urina) (QUADRO 1). A avaliação genética será realizada por meio da associação de Low-covering Whole Genome Sequencing (cobertura 0,5-5x) e Whole Exome Sequencing (média de cobertura 30x). A partir deste teste será disponibilizado o PGS, conforme descrito a seguir.

Producao Cientifica
Sim
Coordenador Da Pesquisa
Ana Paula N. Marques de Pinho

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Kenia
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/drive/folders/16nvafyaL8gFOeJerwITJBHW1DM40wOi_
Faixa Etaria Dos Participantes
0 a 5 anos, 6 a 11 anos, 12 a 17 anos, 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
Sexoedos Participantes
Feminino, Masculino
Raca Coredos Participantes
Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
Tipo S De Produto S Proposto S
Serviço
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Piauí (PI), Pernambuco (PE), Paraná (PR), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB)
Colecao Fonte
proadi