Programa de Aprimoramento para o Desenvolvimento de Diretrizes Clínico-Assistenciais para o SUS
Identificação
- Id
- 25000.175237/2023-79
- Nup
- 25000.175237/2023-79
Instituição
- Instituicao Proponente
- Associação Hospitalar Moinhos de Vento
- Sigla
- AHMV
Projeto
- Titulo Do Projeto
- Programa de Aprimoramento para o Desenvolvimento de Diretrizes Clínico-Assistenciais para o SUS
- Objetivo Geral Do Projeto
- Apoiar o desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais e avaliações de tecnologia em saúde para o Sistema Único de Saúde.
- Objetivos Especificos Do Projeto
-
● Oferecer tutorias para NATS no desenvolvimento de produtos, entre Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) e Relatórios de Recomendação (RR) de tecnologias.
● Oferecer oficinas aos profissionais de saúde, pesquisadores e gestores para o processo de desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais para o SUS.
● Oferecer cursos na modalidade EAD e gestão baseadas em evidências, bem como para o desenvolvimento de produtos de ATS, para capacitar profissionais indicados e centros parceiros do Ministério da Saúde (MS).
● Oferecer um curso na modalidade EAD autoinstrucional de 40 horas sobre Custos e Sistemas da Informação com o objetivo de promover uma compreensão integrada destes temas entre profissionais da saúde, gestores e público em geral.
● Divulgar os resultados alcançados pelo projeto nas atividades do triênio. - Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto
-
A relevância do projeto levou à demanda da área técnica pela continuidade do projeto no triênio 2024-2026, a fim de atingir os objetivos aos quais se propõe.
Além disso, com a adoção dessas metodologias para o desenvolvimento de diretrizes, é esperado melhoria clínico-assistencial no SUS. As diretrizes poderão mudar condutas clínicas e políticas em saúde, beneficiando as partes interessadas, como pacientes e gestores em saúde. Através da padronização de condutas e melhor disseminação dos cuidados à saúde, espera-se, a médio e longo prazo, melhor eficiência e transparência na alocação de recursos, ampliando e qualificando o acesso aos serviços de saúde, promovendo economia para o sistema e diminuindo a judicialização em saúde. Desta forma, a avaliação de tecnologias em saúde, bem como a compreensão de seus custos e impacto econômico para o sistema, é crucial para garantir a eficiência e eficácia dos investimentos no sistema público, maximizando os benefícios para a população com o uso responsável dos recursos 8 . No sistema público, a gestão criteriosa dos custos associada à avaliação de novas tecnologias em saúde pode ser a diferença entre oferecer soluções inovadoras e sustentáveis ou enfrentar déficits orçamentários crônicos. Ademais, a gestão de custos e o uso de sistemas de informação adequados são fundamentais para garantir um cuidado em saúde economicamente sustentável, atualizado e alinhado com os melhores padrões globais, fortalecendo a resiliência e a qualidade do sistema de saúde como um todo 9 . No entanto, torna-se necessário fomentar a capacitação e o entendimento de custos em ATS à medida que as demandas de avaliações de tecnologias e a inovação tecnológica em saúde pressionam os sistemas de saúde para um cenário de recursos escassos e aumento de demandas. - Status
- Em execução
- Trienio
- 2024-2026
- Area De Atuacao Principal Do Projeto
- Estudos de avaliação e incorporação de tecnologia
- Tema Principal
- Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
- Tema Secundario
- Formação em saúde, Saúde digital
- Publico Alvo
- Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos, Gestores
- Projeto Colaborativo
- Não
- Projeto Continuidade
- Continuidade
- Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
- 36
Datas
- Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
- 2024-01-01T00:00:00Z
Valores Financeiros
- Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
- 4846149,13
Local de Execução
- Abrangencia Territorial Do Projeto
- Nacional
Capacitação
- Palestra Tema Titulo
- Capacitação aos NATS em diretrizes clínico-assistenciais e avaliações de tecnologias em saúde por meio de tutorias. Aperfeiçoamento profissional em desenvolvimento de diretrizes clínico-assistenciais e de avaliações de tecnologias em saúde Custos e Sistemas de Informação em Saúde - Uma Visão Integrada
- Palestra Modalidade
- EAD
Outros Campos
- Extracao Do Sei
- FINALIZADA
- Extracao De Dados
- FINALIZADA
- Responsavel Pelo Preenchimento
- Kenia
- Link Do Arquivo Do Projeto
- https://drive.google.com/drive/folders/1Iv2EiJi0b7LddKSzUJ7wlSiA9ACIOpM9
- Palestra Faixa Etaria Dos Participantes
- 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
- Palestra Sexo Dos Participantes
- Feminino, Masculino
- Palestra Raca Cor Dos Participantes
- Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
- Tipo S De Produto S Proposto S
- Software, Capacitação (cursos)
- Regiao S Atendida S Pelo Projeto
- Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
- Estado S Atendido S Pelo Projeto
- Mato Grosso do Sul (MS), Bahia (BA), São Paulo (SP), Ceará (CE), Rio Grande do Sul (RS), Espírito Santo (ES), Amazonas (AM)
- Colecao Fonte
- proadi