PROADI-SUS

Ensaio clínico randomizado em cluster, stepped-wedge, para avaliação do impacto de bundles de reabilitação precoce (apoiados por Telemedicina) na qualidade de vida de pacientes após insuficiência respiratória aguda hipoxêmica com suspeita de covid-19. (síndrome pós COVID-19 ou long-COVID-19)

NUP: 25000.176644/2021-31 ID: 25000.176644/2021-31

Identificação

Id
25000.176644/2021-31
Nup
25000.176644/2021-31

Instituição

Instituicao Proponente
Associação Hospitalar Moinhos de Vento
Sigla
AHMV

Projeto

Titulo Do Projeto
Ensaio clínico randomizado em cluster, stepped-wedge, para avaliação do impacto de bundles de reabilitação precoce (apoiados por Telemedicina) na qualidade de vida de pacientes após insuficiência respiratória aguda hipoxêmica com suspeita de covid-19. (síndrome pós COVID-19 ou long-COVID-19)
Objetivo Geral Do Projeto
Avaliar o impacto de intervenções precoces (incluindo bundles específicos de prevenção/reabilitação precoce e estratégias de desospitalização) em desfechos de interesse de curto prazo (tempo de permanência e mortalidade hospitalar, savings) e longo prazo (com ênfase desfechos funcionais como qualidade de vida, taxa de retorno ao trabalho e internações, entre outros) em pacientes graves acometidos pela long-COVID.
Objetivos Especificos Do Projeto

● Implementar um bundle de liberação nas UTIs participantes como estratégia de prevenção de sequelas físicas, cognitivas e de saúde mental;
● Triar população de risco para sequelas de longo prazo pós-COVID-19 e implementar um plano de reabilitação personalizado;
● Prestar suporte às equipes de reabilitação dos centros para implementação do plano de reabilitação de pacientes egressos nas enfermarias de pacientes egressos da UTI por internação por COVID-19;
● Avaliar o impacto dos referidos bundles nos desfechos de longo prazo em: qualidade vida relacionada à saúde; taxa de retorno ao trabalho, taxa de retorno aos estudos, readmissão hospitalar, capacidade física funcional e saúde mental.

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 10 a 20% das pessoas acometidas pela COVID-19 desenvolvem sintomas persistentes (duração superior a 3 meses) em um quadro descrito como Long COVID. Estes sintomas podem acometer múltiplos sistemas orgânicos (incluindo sistemas respiratório, cardiovascular, musculoesquelético e nervoso) e domínios de saúde (domínios físico e mental, por exemplo). Uma revisão sistemática identificou mais de 50 sintomas potencialmente associados com a Long COVID, entre os quais, fadiga, fraqueza muscular, tosse, dispneia, dificuldade de concentração, anosmia, cefaleia, dor articular, insônia e ansiedade foram os mais frequentemente relatados.
Estudos observacionais demonstram uma consistente associação entre Long COVID e impactos negativos na funcionalidade, qualidade de vida, hospitalizações e custos. Por exemplo, no estudo de Huang e colaboradores, que avaliou sobreviventes de hospitalização por COVID-19 6 meses após alta hospitalar, 76 % dos participan...

Status
Prestação de Contas Final aprovada
Trienio
2021-2023
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Pesquisas de interesse público em saúde
Tema Principal
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema Secundario
Gestão do SUS
Publico Alvo
Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos, Usuários/Pacientes
Projeto Colaborativo
Sim
Projeto Continuidade
Novo Projeto
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
20

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2022-04-20T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2023-12-31T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
3958277,88
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
2653356,06

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
REVISAR
Responsavel Pelo Preenchimento
Kenia
Tipo S De Produto S Proposto S
Serviço
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI)
Colecao Fonte
proadi