Apoio à qualificação do processo de doação e transplantes de órgãos, tecidos e medula óssea, por meio de ações integradas de assistência à saúde, gestão e capacitação profissional.
Identificação
- Id
- 25000.177023/2020-94
- Nup
- 25000.177023/2020-94
Instituição
- Instituicao Proponente
- Einstein Hospital Israelita
- Sigla
- EHI
Projeto
- Titulo Do Projeto
- Apoio à qualificação do processo de doação e transplantes de órgãos, tecidos e medula óssea, por meio de ações integradas de assistência à saúde, gestão e capacitação profissional.
- Objetivo Geral Do Projeto
- Apoiar a qualificação do processo de doação/transplante de órgãos e tecidos por meio de atividades assistenciais, de gestão e capacitação profissionais, visando o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
- Objetivos Especificos Do Projeto
-
1. Realizar transplantes de órgãos sólidos e medula óssea garantindo e ampliando o acesso para pacientes que necessitam de transplantes de órgãos sólidos nas modalidades simples e/ou duplos (fígado, rim, multivisceral, intestino, coração, pulmão) e transplantes de células tronco-hematopoiéticas (TCTH) alogênicos aparentados, não aparentados e haploidênticos em pacientes com doenças oncohematológicas.
2. Gestão/Qualificação/Capacitação Profissional com foco especial nos processos e profissionais que permeiam o processo de doação de órgãos em etapas de: diagnóstico morte encefálica, manutenção do potencial doador, cursos de eletroencefalograma para diagnóstico de morte encefálica, atualização de profissionais, para equipes transplantadoras de rim, fígado, coração e pulmão e dos centros para transplantes de órgãos sólidos em hospitais indicados pela CGSNT/DAET/SAES/MS e CET no país
- Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto
-
De acordo com os dados do Registro Brasileiro de Transplantes (publicação Ano XXVI Nº 4) em dezembro de 2020 havia 28.659 pacientes em fila de espera para um transplante de órgão sólido no Brasil nas modalidades rim, fígado, coração e pulmão, representando aumento de 5,3% em relação ao ano anterior. No mesmo ano foram realizados 7.227 transplantes de órgãos sólidos, perfazendo somente 34% da necessidade estimada e redução de 20,6% em relação ao volume de transplantes realizados em 2019. Já a taxa de doadores efetivos, que era de 18,1 pmp, em 2019, e estava projetada para ultrapassar os 20 pmp neste ano, caiu 12,7%, voltando ao patamar obtido em julho de 2017, de 15,8 pmp. Já o transplante de medula óssea em 2020 apresentou queda de 18,6% (3.195) em relação ao ano anterior (3.927).
Ainda conforme o registro brasileiro de transplantes, na publicação Ano XXVII No. 1, no primeiro trimestre de 2021, quando comparado ao mesmo período de 2020, houve queda na taxa de doadores (26%), do transplante de pulmão (62...
- Status
- Prestação de Contas Final aprovada
- Trienio
- 2021-2023
- Area De Atuacao Principal Do Projeto
- Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde
- Tema Principal
- Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
- Tema Secundario
- Transplantes
- Publico Alvo
- Profissionais assistenciais médicos, Usuários/Pacientes
- Projeto Colaborativo
- Não
- Projeto Continuidade
- Continuidade
- Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
- 19
Datas
- Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
- 2022-05-18T00:00:00Z
- Data Do Fim Do Projeto
- 2023-12-31T00:00:00Z
Valores Financeiros
- Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
- 243634906,0
- Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
- 363634906,0
- Valor Aprovado
- 243634906,0
Local de Execução
- Abrangencia Territorial Do Projeto
- Nacional
Capacitação
- Palestra Tema Titulo
- 1 - “curso de processo de doação de órgãos na emergência”; 2 - “curso EEG na ME para médicos”; 3 - “tutoria de transplante de fígado, rim e pulmão”; 4 - “capacitação técnica em transplante de fígado, rim e coração”.
- Palestra Modalidade
- Presencial
Prestação de Contas
- Ano De Execucao
- 2023
- Evolucao Das Metas E Indicadores
-
O projeto é o único centro que realiza transplantes duplos coração-pulmão no país, foi responsável por 22% dos transplantes de pulmão realizados no Brasil, 7% dos transplantes de coração, 4% dos transplantes de fígado, e único centro que realiza
terapias de dessensibilização para pacientes hipersensibilizados ou ABO incompatíveis. No triênio foram realizados 502 transplantes nas modalidades de órgãos sólidos e células progenitoras do sangue periférico (TCTH-TMO), vide Tabel 6. Transplantes
Realizados, sendo 6 transplantes duplos fígado-rim e 02 transplantes duplos coraçãopulmão.
Além dos transplantes realizados, proveu estrutura física, tecnológica e de profissionais altamente capacitados que atuaram nas diversas atividades de capacitação, especialmente as Tutorias em Transplantes de Fígado e Rim em Hospitais Públicos.
Em 2023, com as alterações pactuadas em reunião 19 de maio de 2023 – os resultados e benefícios das entregas de capacitação foram – em 2023 - 312 profissionais capacitados com 42 turmas realizadas e total de 10 transplantes realizados no projeto
de Tutoria; sendo Transplante de Fígado Pará: Santa Casa de Belém (4), Rim Mato Grosso do Sul: Santa Casa de Campo Grande (5) e Pulmão Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Cardiologia (1).
Resultando no triênio de 2021 a 2023 – um total de 540 profissionais certificados com 58 turmas concluídas e total de 18 transplantes realizados no projeto de Tutoria; sendo de Transplante de Rim Mato Grosso do Sul: Santa Casa de Campo Grande (5), Pulmão Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Cardiologia (5), Fígado Pará: Santa Casa de Belém (4) e Rim Sergipe: Hospital Universitário de Sergipe (4).
Outros Campos
- Extracao Do Sei
- FINALIZADA
- Extracao De Dados
- FINALIZADA
- Responsavel Pelo Preenchimento
- Daianny/Kenia
- Link Do Arquivo Do Projeto
- https://drive.google.com/drive/folders/1KpJp1JtxFXGrcjyXEmCh8llyWPsC7LI4
- Valor Executadoevalor Utilizado
- 426466088.0
- Servicos Medico Assistenciais Faixa Etaria Do Publico
- 0 a 5 anos, 6 a 11 anos, 12 a 17 anos, 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
- Servicos Medico Assistenciais Sexoedo Publico
- Feminino, Masculino
- Servicos Medico Assistenciais Raca Cor Do Publico
- Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
- Servicos Medico Assistenciais Tipo De Atendimento
- Consultas, cirurgias de transplantes e acompanhamento
- Servicos Medico Assistenciais Especialidades
- Transplantes
- Palestra Faixa Etaria Dos Participantes
- 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
- Palestra Sexo Dos Participantes
- Feminino, Masculino
- Palestra Raca Cor Dos Participantes
- Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
- Palestra Tipo De Profissionais Capacitados
- Profissionais de saúde
- Execucao Equipamento Software Valor Executado
- 426466088.0
- Percentualede Execucao Financeira
- 1.17
- Tipo S De Produto S Proposto S
- Capacitação (cursos)
- Regiao S Atendida S Pelo Projeto
- Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
- Estado S Atendido S Pelo Projeto
- Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI)
- Servicos Medico Assistenciais No De Pacientes Atendidos So Numeros
- 3583.0
- Servicos Medico Assistenciais Coordenador A
- Jose Eduardo Afonso Junior
- Palestra Numero De Pessoas Capacitadas So E Permitido Numero
- 486.0
- Palestra Numero De Pessoas Atendidas So E Permitido Numero
- 3583.0
- Colecao Fonte
- proadi