PROADI-SUS

IMPACTO MR: Clínico - Avaliar o impacto clínico da aquisição de microrganismos resistentes (MR): Impacto das infecções por microrganismos resistentes a antimicrobianos em pacientes internados em unidades de terapia intensiva adulto no Brasil - Plataforma de Projetos de Apoio ao Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos.”

NUP: 25000.182632/2020-65 ID: 25000.182632/2020-65

Identificação

Id
25000.182632/2020-65
Nup
25000.182632/2020-65

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital do Coração
Sigla
Hcor

Projeto

Titulo Do Projeto
IMPACTO MR: Clínico - Avaliar o impacto clínico da aquisição de microrganismos resistentes (MR): Impacto das infecções por microrganismos resistentes a antimicrobianos em pacientes internados em unidades de terapia intensiva adulto no Brasil - Plataforma de Projetos de Apoio ao Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos.”
Objetivo Geral Do Projeto
Avaliar a mortalidade atribuível a IRAS e o impacto do banho de clorexidina em sua prevenção, através da manutenção da plataforma colaborativa para apoiar o Plano de Ação Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos, estruturada no triênio 2018-2020.
Objetivos Especificos Do Projeto

Avaliar impacto do banho com solução de clorexidina no desenvolvimento de infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) e aquisição de patógenos multirresistentes na UTI 
- Verificar a redução na aquisição de patógenos MR (colonização e infecção), associada ao banho diário de clorexidina 
- Avaliar o tempo de internação entre os períodos com e sem clorexidina 
- Avaliar a taxa de IRAS nos períodos com e sem clorexidina 
- Verificar o consumo de antimicrobianos comparando os períodos. 
- Avaliar o perfil microbiológico das unidades comparando os períodos com e sem a intervenção. 

Avaliar mortalidade atribuível em Infecções relacionas a assistência em saúde (IRAS) de acordo com sitio de infecção e presença de patógeno multirresistente(MR)
- Mensurar a fração atribuível de mortalidade de IRAS por sitio e pela presença de MR  
- Compreender o impacto individual da presença de IRAS por sitio e pela presença de MR nos desfechos clinicos
- Estimar o impacto comparado de futuras intervenções que visem reduzir a ocorrência de IRAS de acordo com as diferenças encontradas no estudo (campanha de lavagem de mãos, ações de prevenção de bundles, politica de "stewardship" de antimicrobianos, politicas de isolamento e outras ações de controle de infecção, entre outros).

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

Microrganismos resistentes (MR) são problemas de saúde pública por ameaçar os ganhos de sobrevida no tratamento de doenças infecciosas obtidos nas últimas décadas, particularmente entre pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI), onde a frequência de infecções associadas à assistência à saúde e o uso de antibióticos é maior, o que favorece a indução da resistência bacteriana.  

As causas da resistência aos antimicrobianos são complexas e incluem o comportamento humano em diversos níveis da sociedade. As consequências são graves e afetam a todos. Diversos esforços para descrever as diferentes facetas da resistência e possíveis intervenções para enfrentar esse grande desafio tem sido investigados. Os antibióticos abriram o caminho sem precedentes para o progresso médico e social, e são hoje indispensáveis ??em todos os sistemas de saúde. As conquistas da medicina moderna, como as cirurgias de grande porte, os transplantes de órgãos, o tratamento de recém-nascidos prematuros, e o uso de q...

Status
Prestação de Contas Final aprovada
Trienio
2021-2023
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Pesquisas de interesse público em saúde
Tema Principal
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema Secundario
Cuidados paliativos
Publico Alvo
Profissionais assistenciais médicos, Profissionais assistenciais não-médicos, Usuários/Pacientes, Gestores, Pesquisadores
Projeto Colaborativo
Sim
Projeto Continuidade
Continuidade
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
32

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2021-04-22T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2023-12-31T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
6971396,0
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
6668753,13
Valor Aprovado
6971396,0

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Execução da Pesquisa

Tipo De Estudo Da Pesquisa
Ensaio clinico randomizado em cluster com múltiplos cruzamentos
Metodologia
Desenhamos um ensaio clinico randomizado em cluster controlado com múltiplos cruzamentos avaliando a implementação do banho de clorexidina em pacientes internados na unidade de terapia intensiva.
Producao Cientifica
Revistas médicas gerais internacionais de alto impacto no início de 2024. Planeja-se a submissão dos resultados para o Journal of American medical Association (JAMA) ou New England Journal of Medicine.
Coordenador Da Pesquisa
LÍGIA ASI LARA JEIRA

Prestação de Contas

Ano De Execucao
2023
Evolucao Das Metas E Indicadores

O projeto IMPACTO MR é desenvolvido como um estudo de plataforma prospectivo e multicêntrico, onde as UTIs participantes coletam dados sobre todos os pacientes adultos internados (≥ 18 anos) em um sistema específico de captura de dados que constitui o banco de dados principal do estudo. Esta base de dados central fornece dados para estudos observacionais prospectivos dados para ensaios clínicos randomizados incorporados (como ensaios clínicos baseados em registros e/ou desenhos adaptativos) que tiveram início no triênio 2021-2023.
Um dos postos-chave do projeto é sua representatividade, levando em consideração as heterogeneidades regionais e socioeconômicas do Brasil. Isso é crucial para garantir a validade externa dos ensaios clínicos epidemiológicos e randomizados, especialmente em países de baixa e média renda, como o Brasil, onde as disparidades internas afetam os resultados dos pacientes. A publicação de dezembro de 2022 do estudo descreve detalhadamente o desenvolvimento e a caracterização do programa, incluindo critérios de elegibilidade para a participação das UTIs, seleção dos hospitais e início da coleta de dados.
A iniciativa aborda uma questão de extrema relevância, especialmente considerando a crescente preocupação global com a resistência antimicrobiana, que é particularmente relevante em UTIs devido à alta incidência de IRAS e ao uso intensivo de antimicrobianos. Portanto, o projeto IMPACTO-MR não apenas contribui para o entendimento e a gestão das IRAS em UTIs brasileiras, mas também pode fornecer insights valiosos para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e controle de resistência antimicrobiana em nível nacional e global.
Esses pontos destacam a importância do estudo para gestores na área, fornecendo uma base sólida para a tomada de decisões e o desenvolvimento de políticas de saúde voltadas para a melhoria dos cuidados intensivos e a redução da resistência antimicrobiana. Também, em outubro de 2023, foram apresentados no Congresso da European Society of Intensive Care Medicine (ESICM) em Milão os dados do impacto clínico da aquisição de IRAS em pacientes críticos. Neles, mostramos que pacientes que desenvolvem IRAS durante a internação tem uma mortalidade de 57.6%, enquanto pacientes sem IRAS tem mortalidade de 24.8%. Após os ajustes estatísticos por confundidores, nota-se que pacientes com IRAS apresentam risco de mortalidade 29% maior que pacientes sem IRAS.
Neste triênio, o projeto IMACTO-MR incorporou um projeto de intervenção em sua plataforma que visa determinar a eficácia do banho diário com clorexidina em pacientes internados em unidade de terapia intensiva como uma estratégia na redução da incidência de IRAS. A hipótese é o banho diário com clorexidina reduza a incidência de IRAS que caso essa intervenção se mostre eficaz, a mesma poderá adotada como prática usual de cuidado em unidades de terapia intensiva considerando que é uma intervenção de fácil aplicabilidade e implementação e de baixo valor aquisitivo Ocorreu em conjunto a manutenção do projeto observacional. Essa manutenção é a pedra fundamental que garante a realização dos ensaios clínicos de intervenção propostos pela plataforma, pois a mesma garante a roleta de dados longitudinal de todos os pacientes internados nas UTIs participantes. Esse projeto também trouxe como objetivo avaliar a mortalidade atribuível as IRAS nas UTIs, trazendo uma abordagem compreensiva da história natural dessas infecções e suas relações com desfechos clínicos do paciente, levando em consideração o sítio de infecção. Uma vez avaliada, essa relação é possível buscar e destinar recursos específicos para a implementação futuras intervenções que visem reduzir a ocorrência de IRAS de acordo com as diferenças encontradas no estudo (ex. campanha de lavagem de mãos, ações de prevenção de bundles, política de “stewardship” de antimicrobianos, políticas de isolamento e outras ações de controle de infecção, entre outros).

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Kenia
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/drive/folders/1TxT664pqz-vAkGvbOVhMOMkPqasquJ2-
Valor Executadoevalor Utilizado
6668753.13
Faixa Etaria Dos Participantes
0 a 5 anos, 6 a 11 anos, 12 a 17 anos, 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
Sexoedos Participantes
Feminino, Masculino
Raca Coredos Participantes
Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
Equipe Da Pesquisa

– Alexandre Biasi Cavalcanti;
– Israel Silva Maia;
– Valéria Paes Lima Fernandes;
– Francielle Constantino Pereira;
– Rafael Botelho Foernges;
– Claudia Fernanda de Lacerda Vidal;
– Roberta Machado de Souza;
- Mariana Deway Andrade Dracoulakis;
– Rodrigo Cruvinel Figueiredo;
– Vicente Cés Dantas;
– Israel Silva Maia;
– Raquel Caldeira Brant Santiago;
– Rejane Prestes;
– Isabele Ribeiro Berti;
– Rodrigo Morel Vieira de Melo;
– Vanildes de Fátima Fernandes;
– Vivian Menezes Irineu;
– Fabio Holanda Lacerda;
– Antonio Paulo Nassar Junior;
– Nayane Carvalho Ramos;
– Caio Cesar Ferreira Fernandes;
– Viviane Veiga;
- Cindy Medici Toscano Rozetti.

Execucao Equipamento Software Valor Executado
6668753.13
Percentualede Execucao Financeira
1.01
Tipo S De Produto S Proposto S
Serviço
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI)
Colecao Fonte
proadi