PROADI-SUS

Padronização e Qualificação dos Dados Assistenciais da Saúde Suplementar - PQDAS.

NUP: 25000.182764/2020-97 ID: 25000.182764/2020-97

Identificação

Id
25000.182764/2020-97
Nup
25000.182764/2020-97

Instituição

Instituicao Proponente
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Sigla
HAOC

Projeto

Titulo Do Projeto
Padronização e Qualificação dos Dados Assistenciais da Saúde Suplementar - PQDAS.
Objetivo Geral Do Projeto
Subsidiar o processo de unificação de entrada, a padronização e a qualificação dos dados assistenciais de utilização de serviços de saúde pelos beneficiários de planos privados de assistência à saúde, de forma a aprimorar o uso e a troca de informações assistenciais entre o sistema de saúde suplementar e o Sistema Único de Saúde (SUS), apoiando a tomada de decisão em amplo espectro em cada setor.
Objetivos Especificos Do Projeto

1. Harmonizar os conceitos sobre dados assistenciais dos sistemas de coleta, análise e disseminação de dados da ANS.
2. Promover a Interoperabilidade entre os modelos de informação da ANS e os dos Sistema Único de Saúde, visando integrar as informações de produção assistencial da ANS `a Rede Nacional de Dados em Saúde - RNDS, de forma a construir um repositório único, longitudinal, dos eventos de saúde de cada cidadão brasileiro, independente de local ou fonte pagadora, que possa apoiar a continuidade dos cuidados e a gestão integrada de saúde.
3. Disponibilizar dados atualizados sobre a utilização de serviços da população coberta por planos privados de assistência à saúde de forma mais ágil para os gestores do SUS, para fins de planejamento das ações em saúde
4. Possibilitar a integração das informações de produção assistencial de dados abertos, públicos e privados, para os gestores do SUS, em escala federal.
5. Contribuir para a consolidação da política de dados abertos.

Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) regula os planos privados de assistência à saúde desde sua criação em 2000, e para exercer seu papel regulador instituiu uma série de obrigações para as operadoras de planos de Saúde e o envio periódico de informações para sistemas sob gestão da ANS: Sistema de Informações de Beneficiários (SIB), Sistema de Informação de Produtos (SIP), Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Assistência à Saúde (DIOPS), Taxa de Saúde Suplementar (TPS) e, o Padrão TISS (Troca de Informação de Saúde Suplementar).
O Sistema de Informações de Produtos - SIP coleta informação da produção assistencial periodicamente junto às operadoras, conforme disposto na Resolução Normativa nº 205/2009 e Instrução Normativa DIPRO nº 21/2009, com o objetivo de acompanhar a assistência de serviços prestada aos beneficiários de planos de saúde. Como exemplos de utilização dos dados do SIP, temos a divulgação anual da produção assistencial do setor de saúde suplementar, o Map...

Status
Prestação de Contas Final aprovada
Trienio
2021-2023
Area De Atuacao Principal Do Projeto
Desenvolvimento de técnicas e operação de gestão em serviços de saúde
Tema Principal
Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
Tema Secundario
Gestão do SUS
Publico Alvo
Profissionais administrativos, Gestores, Pesquisadores
Projeto Colaborativo
Não
Projeto Continuidade
Novo Projeto
Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
29

Datas

Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
2021-07-21T00:00:00Z
Data Do Fim Do Projeto
2023-12-31T00:00:00Z

Valores Financeiros

Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
4038549,0
Valor Final Do Projeto Ultimo Valor Do Projeto Aprovado E Publicado
4038549,0
Valor Aprovado
4038549,0

Local de Execução

Abrangencia Territorial Do Projeto
Nacional

Prestação de Contas

Ano De Execucao
2023
Evolucao Das Metas E Indicadores

A implementação de um modelo semântico, acessível via padrão FHIR e o OCL, pode facilitar o acesso dos pacientes às suas próprias informações de saúde, promovendo maior transparência e participação no processo de cuidado. Isso está alinhado com o objetivo da ESD de colocar o cidadão no centro do sistema de saúde, empoderando os indivíduos para que tenham um papel mais ativo em sua saúde e bem-estar.
Em resumo, o Projeto PQDAS não só apoiou os eixos da Estratégia de Saúde Digital por meio da promoção da interoperabilidade, melhoria da qualidade dos dados e suporte ao planejamento estratégico, como também fomenta a pesquisa e o engajamento dos pacientes, desempenhando um papel central na transformação digital da saúde no Brasil.
Por fim, o projeto PQDAS pode colaborar para melhorar a eficiência e equidade no SUS. Hoje, a falta de visibilidade sobre os atendimentos realizados no setor suplementar impede uma compreensão integral da demanda por serviços de saúde, das tendências epidemiológicas e dos padrões de utilização dos recursos. A integração dos dados de saúde entre os setores público e privado possibilitaria ao gestor do SUS identificar as necessidades reais de serviços de saúde e adaptar o planejamento e a oferta de serviços de acordo com a demanda, direcionando seus recursos para onde são mais necessários, evitando a sobreposição de serviços e garantindo a disponibilidade de atendimento no SUS. Com a RNDS dispondo de informações de toda a rede de saúde, independentemente da fonte pagadora, o gestor, poderia negociar contratos e parcerias com prestadores de serviços que atendem tanto o setor público quanto o privado, buscando termos mais favoráveis para o SUS e otimizar a Rede de Cuidados, ajustando-a com base em um entendimento mais profundo dos padrões de utilização de serviços em ambos os setores.

Outros Campos

Extracao Do Sei
FINALIZADA
Extracao De Dados
FINALIZADA
Responsavel Pelo Preenchimento
Daianny/Kenia
Link Do Arquivo Do Projeto
https://drive.google.com/drive/folders/1SrrdbnD0waMZy3lfNSaRsQKgXEoTz7Yb
Valor Executadoevalor Utilizado
3718641.74
Execucao Equipamento Software Descricao

Oficina Fase 1: Fundamentos de Mapeamento;
Oficina Fase 2: Atualização do Mapa SIP/TUSS;
Análise da arquitetura de dados do TISS e SIP;
Oficina de transferência de conhecimento em FHIR;
Elaboração de Material Instrutivo sobre aplicação do FHIR no projeto (Atividade 2.7 e Atividade 3.10)
Apoio para implementação do ambiente de homologação da solução tecnológica
Apoiar a implementação do banco de desenvolvimento Oracle
Apoiar a implementação do repositório para o serviço FHIR
Apoiar a publicação do Guia de Implementação
Apoiar a implementação para criação do acesso para desenvolvimento do serviço FHIR
Apoiar a geração da imagem da HAPI FHIR para publicação da Stack
Apoiar a implementação e a atualização do servidor de terminologia (OCL)

Execucao Equipamento Software Valor Executado
3718641.74
Percentualede Execucao Financeira
0.928
Tipo S De Produto S Proposto S
Serviço
Regiao S Atendida S Pelo Projeto
Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
Estado S Atendido S Pelo Projeto
Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Tocantins (TO), Sergipe (SE), São Paulo (SP), Santa Catarina (SC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Rio Grande do Sul (RS), Rio Grande do Norte (RN), Rio de Janeiro (RJ), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI)
Colecao Fonte
proadi