Promoção de Competências em Ciência de Dados e Inteligência de Dados para Tomada de Decisão: Especialização em Date Science e Inteligência Artificial
Identificação
- Id
- 25000.184567/2023-55
- Nup
- 25000.184567/2023-55
Instituição
- Instituicao Proponente
- Hospital Alemão Oswaldo Cruz
- Sigla
- HAOC
Projeto
- Titulo Do Projeto
- Promoção de Competências em Ciência de Dados e Inteligência de Dados para Tomada de Decisão: Especialização em Date Science e Inteligência Artificial
- Objetivo Geral Do Projeto
- Apoio para fomentar a formação e consolidação de conhecimentos em Ciências de Dados e Inteligência Artificial na Anvisa, vigilâncias em saúde, Ministério da Saúde e órgãos ligados a estes, contribuindo para a tomada de decisão baseada em evidências.
- Objetivos Especificos Do Projeto
- Objetivo Específico 1. Apoiar a formação em Ciências de Dados e Inteligência Artificial por meio de oferta de curso de Especialização em Ciência de Dados e Inteligência de Artificial. Objetivo Específico 2. Apoiar na consolidação do conhecimento em Ciências de Dados e Inteligência Artificial por meio de produção e disseminação científica da área.
- Justificativa E Aplicabilidade Do Projeto
-
No SUS, o uso da ciência de dados pode trazer uma série de benefícios, incluindo: Melhoria da assistência, no diagnóstico e tratamento de doenças: a análise de dados pode ajudar os profissionais de saúde a identificar padrões e tendências que podem levar ao diagnóstico precoce de doenças e à adoção de tratamentos mais eficazes (Tavares, 2015). O uso de inteligência artificial para diagnosticar câncer de mama, por exemplo, é realidade em hospitais de excelência no país. Ampliar esse uso para todos os brasileiros vem ao encontro de prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Saúde.
Prevenção de doenças: A análise de dados também pode ser utilizada para identificar fatores de risco para doenças, o que pode ajudar a desenvolver ações de prevenção. O uso de dados para identificar pacientes com alto risco de desenvolver doenças crônicas: O Ministério da Saúde está usando dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) para identificar pacientes com alto risco de desenvolver doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Ampliar o uso de tais ferramentas para além dos casos pontuais, atualmente identificados, é uma necessidade atual do SUS.
Melhoria da gestão: a análise de dados pode ajudar a melhorar a gestão do SUS, identificando gargalos e oportunidades de otimização (Conass, 2023). O uso de dados para melhorar a gestão da Atenção Primária à Saúde (APS): o Ministério da Saúde está usando dados do Sistema de Informação da Atenção Primária (SIAP) para melhorar a gestão da APS, identificando oportunidades de melhoria na qualidade do atendimento.
Alguns dos problemas ou oportunidades de melhoria que podem ser beneficiados pelo uso destas novas formas de tratamento e análise de dados:
•Dificuldade na aquisição e tratamento de informação para tomada de decisões baseadas em evidências de dados e em análises preditivas de forma rápida, precisa e com qualidade.
• Iniciativas de simplificação e padronização de processos de trabalho que têm resultados limitados.
• Tempo elevado para análise de processos e petições.
•Necessidade cada vez maior de servidores para diminuir o tempo e aumentar a qualidade das análises.
• Falta de previsibilidade do tempo de registro e pós-registro em processos da Anvisa.
•Necessidade de aprimorar a transparência dos processos de vigilância sanitária para com a população e setor regulado.
Busca-se a redução do tempo necessário para aquisição de informações relevantes para a tomada de decisão, ampliando a possibilidade de uso de análises preditivas e prescritivas, na qual a máquina, a partir da análise de dados, pode indicar (prescrever) as melhores opções de ação ou decisão para superar determinado problema ou desafio. - Status
- Em execução
- Trienio
- 2024-2026
- Area De Atuacao Principal Do Projeto
- Capacitação de recursos humanos
- Tema Principal
- Acesso, Inovação e Produção de Medicamentos e Tecnologias para a Saúde
- Tema Secundario
- Gestão do SUS, Saúde digital
- Publico Alvo
- Profissionais assistenciais não-médicos, Profissionais administrativos, Agentes comunitários, Gestores
- Projeto Colaborativo
- Não
- Projeto Continuidade
- Novo Projeto
- Prazo De Execucao Do Projeto Em Meses
- 36
Datas
- Data Do Inicio Do Projeto Publicacao No Dou
- 2024-01-01T00:00:00Z
Valores Financeiros
- Valor Inicial Do Projeto Valor Inicial Do Projeto Aprovado E Publicado
- 4945811,25
Local de Execução
- Abrangencia Territorial Do Projeto
- Nacional
Capacitação
- Palestra Tema Titulo
- Formação em Ciências de Dados e Inteligência Artificial por meio de oferta de curso de Especialização em Ciência de Dados e Inteligência de Artificial
- Palestra Modalidade
- A distância, de forma síncrona e assíncrona
Outros Campos
- Extracao Do Sei
- FINALIZADA
- Extracao De Dados
- FINALIZADA
- Responsavel Pelo Preenchimento
- Kenia
- Link Do Arquivo Do Projeto
- https://drive.google.com/drive/folders/1PcRStQxcXklTHnE524QSLItp4W759YQg
- Palestra Faixa Etaria Dos Participantes
- 18 a 29 anos, 30 a 59 anos, 60 anos ou mais
- Palestra Sexo Dos Participantes
- Feminino, Masculino
- Palestra Raca Cor Dos Participantes
- Branca, Preta, Parda, Amarela, Indígena
- Palestra Tipo De Profissionais Capacitados
- O curso é destinado a profissionais do SUS com nível superior, responsáveis pela análise de dados em suas respectivas instituições, que tenham interesse em se capacitarem no tema.
- Tipo S De Produto S Proposto S
- Capacitação (cursos), Software
- Regiao S Atendida S Pelo Projeto
- Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, Sul
- Estado S Atendido S Pelo Projeto
- Acre (AC), Alagoas (AL), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE), Tocantins (TO)
- Colecao Fonte
- proadi